Lição 1 O Homem - Corpo, Alma e Espírito

Neste trimestre, estudaremos essa solene, maravilhosa e exclusiva criação, bem como a importância de uma vida equilibrada e saudável no espírito, na alma e no corpo

Lições Bíblicas Adultos – 4° Trimestre 2025 | CPAD

REVISTA: Corpo, Alma e Espírito – A Restauração Integral do Ser Humano para Chegar à Estatura Completa de Cristo

Comentarista: Pr. Silas Queiroz


TEXTO ÁUREO

“E 0 mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo 0 vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts 5.23)

VERDADE PRÁTICA

Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.


LEITURA DIÁRIA

Segunda - S1 8.3-9

O homem é pouco menor que os anjos

Terça - Dn 7.15

O espírito abatido dentro do corpo

Quarta - Zc 12.1

Deus forma 0 espírito dentro do homem

Quinta - Jó 7.11

Jó menciona corpo, alma e espírito

Sexta - Ap 20.4

As almas dos degolados pelo testemunho de Jesus

Sábado - Ef 3.16

O homem interior consiste no espírito e na alma


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 1.26-28; 2.7,18,21-23

Gênesis 1

26     - E disse Deus: Façamos 0 homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre 0 gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27     - E criou Deus 0 homem à sua imagem; à imagem de Deus 0 criou; macho e fêmea os criou.

28    - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo 0 animal que se move sobre a terra.


Gênesis 2

7 - E formou 0 Senhor Deus 0 homem do pó da terra e soprou em seus narizes 0 fôlego da vida; e 0 homem foi feito alma vivente.

18 - E disse 0 Senhor Deus: Não é bom que 0 homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

21 - Então, 0 Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 – E da costela que 0 Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.


Hinos Sugeridos: 5, 296, 427 da Harpa Cristã


INTRODUÇÃO

Deus criou o homem de forma especial, com um propósito especial (Gn 1.27,28), como um ato de coroamento de sua criação. E fez isso de maneira sublime e distinta em relação a todos os demais seres viventes. Muito além da expressão “produza a terra”, a partir da qual foram criados os animais (Gn 1.24), o homem é resultado de uma ação divina, pessoal e plural (Gn 1.26). Sua formação é constituída de uma modelagem sobrenatural — “do pó da terra” — e pelo sopro de Deus em seus narizes (Gn 2.7). Neste trimestre, estudaremos essa solene, maravilhosa e exclusiva criação, bem como a importância de uma vida equilibrada e saudável no espírito, na alma e no corpo, sob a perspectiva cristã. Abordaremos a Queda e a Redenção, firmados na esperança de nosso completo, iminente e eterno retorno ao Criador (1 Ts 4.15-17).

Palavra-Chave: Tricotomia


I - A TRICOTOMIA HUMANA

1. Doutrina e teologia.

A Doutrina do Homem está fundamentada em toda a Escritura, numa revelação suficiente para demonstrar quem é o homem, como foi criado e com que propósito (Gn 1.26-29; 2.15; SI 8.3-9; Ef 1.3-6). No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica, que estuda 0 homem desde sua origem, constituição e existência, considerando 0 período anterior à Queda, o pecado original e suas consequências, o plano redentor e a eternidade. Relaciona-se com todas as outras grandes doutrinas da Bíblia e responde às intrigantes e milenares perguntas: Quem é 0 homem? De onde veio? Para onde vai?

Em um tempo de tanta psicologização da fé e intensa busca de respostas para os problemas humanos em concepções não cristãs, um piedoso e profundo estudo das Escrituras é cada vez mais necessário e urgente, a fim de desfazer toda e qualquer dúvida existencial e gerar uma fé bíblica genuína, sadia e equilibrada (1 Co 2.1-16; 2 Tm 3.16,17; Hb 4.12).


2. A tríplice natureza.

A teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: 0 corpo, a alma e o espírito. Essas três substâncias, ou componentes do homem, são descritas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Dt 4.9; SI 42.11; 139.16; Dn 7.15; Zc 12.1; Mt 10.28; Lc 1.46,47; 1 Co 14.14,15).


AMPLIANDO O CONHECIMENTO

“O HOMEM É UM SER TRÍPLICE

Deus, que é trino, criou 0 homem como um ser tríplice, isto é, composto de corpo, alma e espírito. O Deus Trino, isto é, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, imprimiu sua semelhança na formação do homem. Também Jesus, quando se fez homem, recebeu um corpo (cf. Hb 10.5), uma alma (cf. Mt 26.38) e um espírito (cf. Lc 23.46). A Bíblia fala muito dessas três partes do homem (cf. 1 Ts 5.23).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Teologia Sistemática, de Eurico Bergstén, editada pela CPAD.


O próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado — plenamente homem e plenamente Deus — possuía essa constituição (Lc 24.39; Jo 12.27; Lc 23.46). A primeira divisão — as partes material e imaterial — é explicitamente apresentada no ato de formação do homem: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e 0 homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7).


3. Físico e espiritual.

O processo formativo usado pelo Criador, que é Espírito (Jo 4.24), foi constituído de uma combinação única: 0 elemento físico (pó da terra) com 0 elemento espiritual (0 sopro divino), tornando 0 homem um ser vivente diferente de todos os demais.


Os anjos são seres espirituais, porém sem corpo material (SI 33.6; Hb 1.13,14). Os animais não possuem a parte imaterial que há no homem (alma e espírito). A “alma” do animal (sua vida) se restringe ao corpo e se esvai com ele (Lv 17.12-14).


Já o termo hebraico para “vida”, em Gênesis 2.7, alusivo ao homem, é chayim (no plural), permitindo a expressão literal “fôlego das vidas”. Isso pode significar que, em um único substantivo, 0 texto sagrado esteja aludindo implicitamente à vida do espírito humano, da alma humana e do corpo humano.


SINOPSE I

O ser humano foi criado por Deus com uma natureza tricotômica — corpo, alma e espírito — revelando seu propósito e dignidade única na criação.


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“O QUE SIGNIFICA SER HUMANO?

A Bíblia afirma claramente que a raça humana, por decisão especial de Deus, foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27). Isto significa que Adão e Eva não eram produtos de evolução (Gn 1.27; Mt 19.4; Mc 10.6; veja 0 artigo A CRIAÇÃO, p. 7). O fato de terem sido criados à semelhança de Deus significa que eles eram capazes de responder a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele.


[...] Observe pelo menos três aspectos diferentes da imagem de Deus na humanidade (veja Gn 1.26, nota): Adão e Eva possuíam uma semelhança moral com Deus, pelo fato de que foram originalmente criados justos e santos. Ou seja, eles estavam em um relacionamento correto com Deus, dedicados completamente a bons propósitos e separados do mal (cf. Ef 4.24), com 0 coração capaz de amar e desejar fazer o que é certo. Eles possuíam uma semelhança com Deus em sua inteligência, porque foram criados com espírito, mente, emoções e o poder de escolha (Gn 2.19-20; 3.6-7). De certa forma, a constituição física das pessoas também estava na imagem de Deus, de uma maneira que não acontecia com os animais. Deus deu aos seres humanos a forma em que Ele apareceria visivelmente no Antigo Testamento (Gn 18.1-2), e a forma que o seu Filho assumiria quando viesse à terra (Lc 1.35; Fp 2.7) para dar a vida em pagamento pelo nosso pecado” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1106).


II - A DISTINÇÃO ENTRE ALMA E ESPÍRITO

1.A alma.

Do hebraico nephesh e do grego psyché, “alma” é uma das muitas palavras polissêmicas da Bíblia — possui vários significados. Aparece 755 vezes somente no Antigo Testamento. Seu primeiro sentido é “ser vivo”, como em Gênesis 1.20: “alma vivente”. Nesta acepção, a palavra “alma” é usada também para os animais (Gn 1.24) e significa simplesmente “vida”.


A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.4). É dotada de razão, sentimento e vontade — atributos dados por Deus ao homem para o exercício de sua missão (Gn 1.28), especialmente sua vocação relacionai com 0 Criador e com os semelhantes (Gn 2.15-24; 3.8). Isso, aliás, decorre do fato de o homem ser um ser pessoal, criado à imagem de Deus (Gn 1.26).


2. O espírito.

Do hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, 0 Pai dos espíritos, e o adoramos (Hb 12.9; Jo 4.23,24). Junto com a alma, e inseparável dela, compõe a parte imaterial do ser humano. É 0 “homem interior” que, na linguagem do apóstolo Paulo, aparece algumas vezes em contraste direto com 0 corpo, o homem exterior (Rm 7.22-25; 2 Co 4.16-18; Ef 3.16-19). Como ensina 0 pastor Antônio Gilberto, em sua Bíblia com Comentários, “à luz das Escrituras, 0 espírito é a fonte da vida recebida de Deus. 0 espírito usa e transmite essa vida à alma, que, por sua vez, a expressa por meio do corpo, utilizando seus sentidos físicos para explorar 0 mundo exterior e dele receber as necessárias impressões”. São três elementos que formam um único ser ou pessoa.

 

SINOPSE II

A distinção entre alma e espírito, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do ser humano, mas com funções diferentes na relação com Deus e com o próximo.


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

A ALMA E O ESPÍRITO

“A alma (heb. nephesh; gr. psyché), frequentemente traduzida como ‘vida’, pode ser brevemente definida como a parte não material do ser humano, que resulta da união de corpo e espírito. Ela inclui a mente, as emoções e o livre-arbítrio. Juntamente com o espírito humano, a alma continuará a viver quando a pessoa morrer fisicamente. (Nesse sentido, há certa superposição na Bíblia no uso das palavras ‘alma’ e ‘espírito’.) A alma está tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (p.ex., Lv 4.2; 7.20; Js 20.3). O corpo (heb. basar; gr. sõma) pode ser brevemente definido como 0 elemento físico e material de um indivíduo que retorna ao pó quando este morre (às vezes, chamado de ‘carne’). O espírito (heb. ruach; gr. pneuma) pode ser brevemente definido como o componente de vida não material do ser humano - a essência verdadeira da pessoa, dada por Deus - incluindo as nossas capacidades espirituais e a nossa consciência. É o aspecto pelo qual temos contato mais direto com o Espírito de Deus” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1106-07).


III - A INTERAÇÃO DAS TRÊS DIMENSÕES

1. Corpo, afetos e somatização.

O corpo (gr. soma) é a parte material do ser humano, por meio da qual comumente manifestamos os atributos da alma e do espírito. Empregando 0 vocábulo “coração” (heb. leb; gr. kardia) — uma das principais palavras que 0 Antigo e o Novo Testamentos usam como sinônimo de alma —, Salomão bem identificou essa interação ao afirmar: “O coração alegre aformoseia 0 rosto” (Pv 15.13); “O coração com saúde é a vida da carne” (Pv 14.30); “O coração alegre serve de bom remédio, mas 0 espírito abatido virá a secar os ossos” (Pv 17.22). Identificados como doenças psicossomáticas a partir do século XX, muitos problemas físicos decorrem de crises da alma (e também do espírito, inclusive pecados, cf. SI 31.9,10; 32.1-5). E como se multiplicam em nossos dias!


2. Equilíbrio e saúde.

Da mesma forma que 0 corpo padece por causa de disfunções da alma e do espírito, estes também sofrem por problemas do corpo — naturais ou não. A língua é um dos membros que mais produzem angústias ao ser humano (Pv 18.7,21; 21.23). Tem 0 nefasto poder de contaminar a pessoa por inteiro (Tg 3.6). Um viver santo e equilibrado requer constante vigilância e oração, preservando corpo, alma e espírito de toda a espécie de males, o que inclui cuidados físicos e relacionais saudáveis (Cl 3.5-9; Ef 4.25-32; 6.18).

Quanto à crescente busca por medicamentos como solução para todo tipo de problema emocional, é preciso discernimento e cautela. O acompanhamento médico e psicológico é importante em situações clinicamente diagnosticadas, mas, quando o problema tem origem espiritual — como crises produzidas por pecados não confessados —, os medicamentos não resolvem; no máximo, aliviam os sintomas. Arrependimento e abandono do pecado são essenciais para a verdadeira cura da alma (Cl 3-8; Ef 4.31; Tg 4.6-10; 2 Cr 7-14; Is 53-4,5).

 

SINOPSE III

O corpo, a alma e o espírito estão interligados. 0 equilíbrio entre essas dimensões é essencial para uma vida cristã saudável e plena diante de Deus.


CONCLUSÃO

Uma correta compreensão espiritual acerca do homem, de sua constituição e propósito é fundamental para uma vida cristã equilibrada (1 Co 2.14,15). Mesmo as almas mais piedosas não encontram verdadeira paz e alegria senão em Deus, 0 seu Criador (SI 42.1; Jo 14.27), pois “a alegria do Senhor é a [nossa] força” (Ne 8.10).


REVISANDO O CONTEÚDO

1. Como é conhecida a Doutrina do Homem no campo da Teologia Sistemática?

No campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica.


2. A que perguntas milenares a Doutrina do Homem responde?

Responde às intrigantes e milenares perguntas: Quem é 0 homem? De onde veio? Para onde vai?


3. Qual 0 significado de tricotomia?

A teologia utiliza 0 termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano: o corpo, a alma e o espírito.


4. Qual a distinção entre a alma dos animais e a alma do homem?

A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.4).


5. Como conceituar “espírito”?

Do hebraico ruah e do grego pneuma, 0 espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com 0 Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos.