Subsídios EBD LIÇÃO 12: A Bondade de Deus em nos Atender

👉 LIÇÃO 12: A Bondade de Deus em nos Atender

👉 Autoria: Marcelo Oliveira

🔍 Lição Completa Aqui

A palavra-chave da lição desta semana é bondade. Ela traz a ideia de qualidade ou caráter de bom. Revela-se na boa índole, benevolência, brandura e boa ação de uma pessoa. Numa perspectiva filosófica, a bondade é o princípio mais elevado da moral.

Bondade: um atributo de Deus

Bondade é um daqueles atributos comunicáveis de Deus ao ser humano, isto é, se espera que o salvo em Cristo apresente esse mesmo atributo em sua caminhada cristã. Esse atributo está ligado ao amor de Deus revelado em Cristo. Por isso, só em Cristo que o ser humano é capaz de viver o princípio mais elevado da moral. O Sermão do Monte traz ênfase à bondade de Deus para que tenhamos a clareza de que estamos diante de um Deus que não é impessoal, mas que voluntariamente se relaciona com seus filhos.

É muito interessante que o assunto da bondade de Deus esteja no mesmo contexto do tema dos dois caminhos e da identificação dos falsos profetas em nossa lição. Deus é tão bom que não deseja que nos percamos; Deus é tão bom que não deseja que sejamos enganados pelos falsos profetas; Deus é tão bom que nos convida a trilhar o seu santo caminho; Deus é tão bom que deseja que tenhamos a mente de seu Filho para discernimos melhor as pessoas.

Pela bondade de Deus, amamos trilhar o caminho que (para o mundo é estreito) para nós é o “novo e vivo caminho” (Hb 10.20). Pela bondade de Deus identificamos os falsos profetas, que diferentemente do atributo da bondade, apresentam uma diminuição da pessoa bendita de Jesus Cristo e buscam glória para si mesmos. Pela bondade de Deus, identificamos os frutos dos falsos profetas que não são bons, mas carnais e viciosos.

Uma aplicação

A lição de hoje é uma excelente oportunidade de falar a respeito da generosidade. É uma das mais belas virtudes cristãs. Essa virtude faz com que a pessoa sacrifique seus próprios interesses em benefício de outrem. Por isso, seria interessante você perguntar aos alunos a respeito do último ato generoso realizado por eles. Em seguida, pergunte se no dia de hoje já realizaram um ato de generosidade. Desafie-os a não terminarem o dia sem praticá-lo. Mostre como é possível praticar a generosidade por meio de coisas simples: uma mensagem inesperada, um convite para uma refeição, um sorriso de gratidão. Enfim, desafie-os a praticar a generosidade.

Subsídios EBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui