Subsídios EBD Lição 1 - EZEQUIEL, O ATALAIA DE DEUS

👉 Classe Dominical: Adultos

🔍 Lição Completa Aqui

Lição 1 - EZEQUIEL, O ATALAIA DE DEUS

A paz do Senhor, caro(a) professor(a). Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a revista Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD. Neste trimestre, seus alunos aprenderão preciosos ensinamentos extraídos do livro do profeta Ezequiel no tocante à perseverança em fazer a vontade de Deus. Verão também que esse livro está repleto de reflexões a respeito da soberania divina, bem como acerca do despertamento espiritual do crente nos dias atuais.

A primeira lição deste trimestre ressalta o chamado de Ezequiel para ser o porta-voz de Deus em tempos difíceis. Naquele tempo, o Senhor designou Ezequiel como um “atalaia” que tinha a responsabilidade de anunciar os juízos divinos sobre os povos de Israel e Judá, bem como o destino das nações circunvizinhas.

Em tempos de guerra, o ofício do atalaia era de suma importância. Também conhecido como “sentinela”, o atalaia permanecia numa torre à entrada da cidade e tinha a responsabilidade de alertar aos seus moradores sobre os perigos iminentes. No capítulo 3 do livro de Ezequiel, esse ofício é utilizado por Deus de forma metafórica para enfatizar a responsabilidade do profeta como portador da mensagem divina.

Além disso, a expressão “atalaia” identifica a natureza do ministério profético de Ezequiel, bem como revela o caráter do público-alvo de sua mensagem profética. Na presente ocasião, o profeta Ezequiel foi escolhido pelo Senhor para alertar um povo de “semblante duro” e “obstinados de coração” (cf. Ez 2.4). O Senhor também se refere a eles como “casa rebelde” (3.26).

Em contrapartida, a mensagem de Deus na boca do profeta não tinha como preocupação se os seus ouvintes a aceitariam ou não. Por essa razão, a frase “Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe” (2.5; 3.27) destaca que o conteúdo da mensagem divina tinha como objetivo levar as pessoas ao arrependimento e à conversão de seus maus caminhos.

Semelhantemente, nos dias atuais, a Igreja de Cristo também foi convocada para anunciar uma mensagem a muitos que se encontram afastados do Senhor. São pessoas que estão na condição espiritual de rebeldia contra Deus, uma vez que estão na prática do pecado (cf. Rm 1.18). Deus quer usar seus “atalaias” nestes últimos dias para avisar aos pecadores que há um perigo iminente e todo aquele que não se arrepender de seus pecados será sucumbido pelo juízo divino. Oremos para que a Igreja não deixe de pregar a Palavra de Deus.