Para compreender os
distintos aspectos do processo de formação deste conjunto de livros que
chamamos de Bíblia, é necessário atentar para o fato básico da sua divisão em
duas grandes partes indissoluvelmente vinculadas entre si por razões culturais
e espirituais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.
O Antigo Testamento recolhe
e transmite a experiência religiosa do povo israelita desde as suas origens até
a vinda de Jesus Cristo. Os livros que o compõem são o testemunho permanente da
fé Israelita no único e verdadeiro Deus, Criador do universo.
O Novo Testamento é
a referência definitiva da fé cristã. Nele, se encontram consignados os
acontecimentos que deram origem à Igreja de Jesus Cristo, o Filho eterno de
Deus. Os Evangelhos narram o nascimento de Jesus no tempo do rei Herodes, os
seus atos e ensinamentos, a sua morte numa cruz por ordem de Pôncio Pilatos,
governador da Judéia, e a sua ressurreição, depois da qual manifestou-se vivo
àqueles que havia antes escolhido para que anunciassem a mensagem universal da
salvação.
Está também no Novo Testamento
o relato dos primeiros movimentos de expansão da fé cristã, como viveram e
atuaram os primeiros discípulos e apóstolos, como nasceram e se desenvolveram
as primeiras comunidades e como o Espírito Santo impulsionou os cristãos de
então a darem testemunho da sua esperança em Jesus Cristo para todas as raças,
nações e culturas.
O processo de redigir, selecionar e compilar os
textos da Bíblia prolongou-se pelo espaço de muitos séculos. Com o decorrer dos
anos, foram desaparecendo os dados relativos à origem de grande parte dos
livros, isto é, o momento em que os relatos e ensinamentos foram fixados por
escrito, os quais até então e talvez durante muitas gerações tinham sido
transmitidos oralmente.
Por outro lado, nesse
longo e complexo processo de formação, é muito difícil e até mesmo impossível
fixar os autores. Isso ocorre especialmente nos casos em que foram vários
redatores que escreveram textos, os quais, posteriormente, foram compilados num
único livro ou quando também, na composição da literatura bíblica, são
utilizados ou incluídos documentos da época (p. ex., Nm 21.14; Js 10.13; Jd
14-15).
Bíblia de
Estudo Almeida