Jl 2.28,29 "E há de ser que, depois, derramarei o
meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão,
os vossos velhos terão sonhos, os vossos
jovens terão visões. E também sobre os servos e servas, naqueles dias,
derramarei o meu Espírito."
O
Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus Eterno, Trino e Uno. Embora a plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério
de Jesus e, posteriormente, no Pentecoste (ver At 2), há trechos do AT que se
referem a Ele e à sua obra. Este estudo examina os ensinamentos do AT a
respeito do Espírito Santo.
A
palavra hebraica para “Espírito” é ruah que, às vezes, é traduzida por “vento”
e “sopro”. Sendo assim, as referências
no Antigo Testamento ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus (e.g., Gn
2.7; Ez 37.9,10,14) também podem
referir-se à obra do Espírito de Deus.
I. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
A
Bíblia descreve várias atividades do Espírito Santo no Antigo Testamento.
1.
O Espírito Santo desempenhou um papel ativo na criação.
O
segundo versículo da Bíblia diz que “o Espírito de Deus se movia sobre a face
das águas” (Gn 1.2), preparando tudo para que a palavra criadora de Deus desse
forma ao mundo.
Tanto
o Verbo de Deus (i.e., a segunda pessoa da Trindade) quanto o Espírito de Deus,
foram agentes na criação (ver Jó 26.13;
Sl 33.6. O Espírito também é o autor da
vida.
Quando
Deus criou Adão, foi indubitavelmente o
seu Espírito quem soprou no homem o fôlego da vida (Gn 2.7; cf. Jó 27.3). O
Espírito Santo continua a dar vida às criaturas de Deus (Jó 33.4; Sl 104.30).
2.
O Espírito estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao seu povo.
Era
o Espírito, por exemplo, quem instruía
os israelitas no deserto (Ne 9.20). Quando os salmistas de Israel compunham
seus cânticos, faziam-no mediante o Espírito do Senhor (2Sm 23.2; cf. At
1.16,20; Hb 3.7-11). Semelhantemente, os profetas eram inspirados pelo Espírito
de Deus a declarar sua palavra ao povo (Nm 11.29; 1Sm 10.5,6,10; 2Cr 20.14;
24.19,20; Ne 9.30; Is 61.1-3; Mq 3.8; Zc
7.12; cf. 2Pe 1.20,21). Ezequiel ensina que os falsos profetas “seguem o seu
próprio espírito” ao invés de andarem segundo o Espírito de Deus (Ez 13.2,3).
Era
possível, entretanto, o Espírito de Deus vir sobre alguém que não tinha um
relacionamento genuíno com Deus para levá-lo a entregar uma mensagem verdadeira
ao povo (ver Nm 24.2).
LEIA TAMBÉM 👇
- O que é a Bíblia?
- O batismo - a Primeira Ordenança da Igreja
- Lição 2 - Imagens bíblicas da igreja
- Lição 3 - A natureza da igreja
3. A liderança do povo de Deus no AT era fortalecida pelo Espírito do Senhor.
Moisés,
por exemplo, estava em tão estreita harmonia com o Espírito de Deus que
compartilhava dos próprios sentimentos de Deus; sofria quando Ele sofria, e
ficava irado contra o pecado quando Ele se irava (ver Êx 33.11 nota; cf. Êx
32.19).
Quando
Moisés escolheu, em obediência à ordem do Senhor, setenta anciãos para ajudá-lo
a liderar os israelitas, Deus tomou do Espírito que estava sobre Moisés, e o
colocou sobre eles (Nm 11.16,17; ver 11.12). Semelhantemente, quando Josué foi
comissionado para que sucedesse Moisés como líder, Deus indicou que “o
Espírito” (i.e., o Espírito Santo) estava nele (Nm 27.18).
O
mesmo Espírito veio sobre Gideão (Jz 6.34), Davi (1Sm 16.13) e Zorobabel (Zc 4.6).
Noutras palavras, no AT a maior qualificação para a liderança era a presença do
Espírito de Deus.
4. O Espírito de Deus também vinha sobre indivíduos a fim de equipá-los para serviços especiais.
Um
exemplo notável, no AT, era José, a quem fora outorgado o Espírito para
capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41.38-40). Note, também, Bezalel e Oliabe,
aos quais Deus concedeu a plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à construção do
Tabernáculo, e também para ensinarem aos outros (ver Êx 31.1-11; 35.30-35).
A
plenitude do Espírito Santo, aqui, não é exatamente a mesma coisa que o batismo
no Espírito Santo no NT. No AT, o Espírito Santo vinha sobre uns poucos
indivíduos selecionados para servirem a Deus de modo especial, e os revestia de
poder (ver Êx 31.3).
O
Espírito do Senhor veio sobre muitos dos
juízes, tais como Otniel (Jz 3.9,10). Gideão (Jz 6.34), Jefté (Jz 11.29) e
Sansão (Jz 14.5,6; 15.14-16). Estes
exemplos revelam o princípio divino que ainda perdura: quando Deus opta por
usar grandemente uma pessoa, o seu
Espírito vem sobre ela.
5.
Havia, ainda, uma consciência no AT de que o Espírito desejava guiar as pessoas
no terreno da retidão.
Davi
dá testemunho disto em alguns dos seus salmos (Sl 51.10-13; 143.10). O povo de
Deus, que seguia o seu próprio caminho
ao invés de ouvir a voz de Deus, recusava-se a seguir o caminho do
Espírito (ver Gn 16.2).
Os
que deixam de viver pelo Espírito de
Deus experimentam, inevitavelmente, alguma forma de castigo divino (ver Nm
14.29 nota; Dt 1.26).
6. Note que, nos tempos do AT, o Espírito Santo vinha apenas sobre umas poucas pessoas, enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou a profecia.
Não
houve nenhum derramamento geral do Espírito Santo sobre Israel. O derramamento
do Espírito Santo de forma mais ampla (cf. 2.28,29; At 2.4,16-18) começou no
grande dia de Pentecoste.
II. A PROMESSA DO PLENO PODER DO ESPÍRITO SANTO
O
Antigo Testamento antegozava a era vindoura do Espírito, i.e., a era do Novo Testamento.
1.
Em várias ocasiões, os profetas falaram a respeito do papel que o Espírito
desempenharia na vida do Messias.
Isaías,
em especial, caracterizou o Rei vindouro, o Servo do Senhor, como uma pessoa
sobre quem o Espírito de Deus repousaria de modo especial (ver Is 11.1-4; 42.1;
61.1-3).
Quando
Jesus leu as palavras de Isaías 61, em
Nazaré, cidade onde morava, terminou dizendo: “Hoje, se cumpriu esta
Escritura em vossos ouvidos” (Lc 4.21).
2.
Outras profecias do AT anteviam o período do derramamento geral do Espírito
Santo sobre a totalidade do povo de Deus.
Entre
esses textos, o de maior destaque é Atos 2.28,29, citado por Pedro no dia de
Pentecoste (At 2.17,18). Mas a mesma mensagem também se acha em Is 32.15-17;
44.3-5; 59.20,21; Ez 11.19,20; 36.26,27; 37.14; 39.29. Deus prometeu que, quando a vida e o poder do seu
Espírito viessem sobre o seu povo, os seus seriam capacitados a profetizar, ver visões, ter sonhos proféticos,
viver uma vida em santidade e retidão, e a testemunhar com grande poder.
Por conseguinte, os profetas do AT previram a era messiânica. E, a respeito dela, profetizaram que o derramamento e a plenitude do Espírito Santo viriam sobre toda a humanidade. E foi o que aconteceu no domingo do Pentecoste (dez dias depois de Jesus ter subido ao céu), com uma subsequente gigantesca colheita de almas (Atos 2.28,32;At 2.41; 4.4; 13,44,48,49).
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD
CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui