Recents in Beach

Subsídios EBD Lição 2 - VEM O FIM

 

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 4° Trimestre de 2022 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

🔍 Lição Completa Aqui 

Lição 2 - VEM O FIM

Amigo(o) professor, a paz do Senhor. Nesta lição, seus alunos aprenderão que Deus, por intermédio de seus profetas, anunciou a respeito de um juízo inevitável que viria sobre o povo de Israel. Trata-se de um juízo final decretado sobre uma geração que, mesmo após muito ser repreendida, fazia pouco caso das advertências anunciadas pelos profetas (Pv 29.1). Entretanto, dessa vez, o juízo divino viria a pôr um fim aos pecados daquela geração.

A expressão usada pelo profeta denota “um fim” de peso permanente sobre a terra de Israel. Está decretado um dia de juízo que virá sobre todos aqueles que praticaram a impiedade e, por conta do orgulho e presunção, experimentariam uma destruição completa, tal qual nunca houve desde que a nação fora introduzida na Terra Prometida.

 

Há de se destacar que os israelitas dos dias de Ezequiel rejeitavam crer que Deus poderia permitir a destruição completa da terra e, inclusive, do Templo, o lugar mais sagrado e a Casa que levava o nome do Senhor dos Exércitos (Ez 7.8). Contudo, foi exatamente o que aconteceu. Deus enviou o juízo como inundação para aquela geração ímpia, de modo que não houve misericórdia nem compaixão, pois deixaram o Senhor e, de forma impenitente, pecaram contra Ele (v. 9).

A mensagem anunciada pelo “atalaia” de Deus assume um tom escatológico, quando diz “Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra” (Ez 7.2). Assim como os israelitas experimentaram um juízo divino que aniquilou os ímpios e pecadores sem que houvesse chance para perdão, semelhantemente Deus reservou o Dia do Juízo para cumprir Sua sentença sobre toda iniquidade cometida sobre a Terra.

 

Esse mesmo anúncio profético foi feito, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, nos dias finais de Seu ministério terreno (Mt 24.29-44). O Senhor Jesus deixou bem claro a Seus discípulos que voltará para buscá-los. Trata-se da primeira fase da Sua vinda, que é marcada pelo “Arrebatamento da Igreja” (1Ts 4.16,17).

 

Entretanto, a Sua Vinda também será um tempo de juízo, porquanto, após o período da Grande Tribulação sobre a Terra, a segunda parte da Sua Vinda se cumprirá, tempo em que há de julgar, finalmente, todos os ímpios e reservar os justos para Seu Reino Eterno (Ap 19.11-20.4). Para esse Dia, assim como foi nos dias da destruição de Jerusalém anunciada por Ezequiel, também não haverá misericórdia. É chagado o Dia do Juízo de Deus; os ímpios não escaparão dele (Mt 24.30). O papel da Igreja do Senhor é anunciar essa mensagem para que haja arrependimento enquanto há tempo. O fim vem!