Recents in Beach

O Obreiro e a Leitura Investigativa da Bíblia

Muitos são os métodos de leituras ensinados em bons livros relacionados à bibliologia e a hermenêutica, no sentido de ajudar aos leitores da bíblia a tirarem maior proveito de suas leituras. Mas quero aqui, apresentar um método simples e que pode ser colocado em prática por quem deseja estudar e não apenas lê a Santa Bíblia. Esta maneira de estudar a bíblia eu batizo-a de “Leitura Investigativa da Bíblia”.
 
Através deste método de leitura da Palavra de Deus, obteremos o máximo de informações da passagem que estamos lendo, e teremos maior preparo (conhecimento da vontade de Deus), a fim de não sermos enganados pelos falsos mestres e nem ensinar o engano, pensando que estamos ensinando a verdade.

A Leitura Bíblica Investigativa é dividida em duas fases. Sendo que em cada fase, temos alguns passos que devem ser dados pelo leitor. Esses passos são à base deste método.

PASSOS DA LEITURA INVESTIGATIVA DA BÍBLIA

Primeira Fase: 4 passos a serem dados
1) Ore a Deus em nome do Senhor Jesus, pedido sua proteção, benção e orientação em sua leitura investigativa. Peça para que o Espírito Santo ilumine o seu entendimento.
2) Faça a primeira leitura de todos os capítulos do livro ou epístola da Bíblia, que você deseja estudar, de forma ininterrupta.
3) Faça a segunda leitura e anote todas as palavras que você não conhece.

Observação. Nesta nota deve estar o nome do livro bíblico, os números do capítulo e do versículo onde você encontrou a palavra desconhecida.

4) Faça a terceira leitura, anotando as frases que você não entendeu. Saiba que se você estiver lendo um dos livros poéticos (Jó, Salmos, Eclesiastes, Provérbios, Cantares de Salomão, etc.), encontrará muitas frases que precisarão ser anotadas.

Conclusão desta fase I
Você percebeu que para dar esses passos, serão necessário desejo de aprender, tempo e perseverança. Portanto, depois de ter completado esta fase, não desanime e não seja dominado pela preguiça! Passe para a segunda fase!

Segunda Fase: 3 Passos a serem dados
 1) Comece agora, a buscar os significados em dicionários bíblicos, daquelas palavras desconhecidas que você anotou na primeira fase.
2) Pesquise o que quer dizer as frases que você não entendeu dentro do texto bíblico.

Dica. Uma boa maneira para você descobrir o que está dizendo uma frase dentro de um versículo bíblico, é você ler a tal frase em várias versões da bíblia.

Exemplos: Bíblia King James, Almeida Corrigida Fiel, Nova Versão Internacional, Bíblia Viva, Nova Tradução Linguagem de Hoje, entre outras.

3) Anote em seu caderno de estudos da Bíblia, na seguinte ordem, as lições adquiridas até agora.
- Curiosidades: Anote o que para você é curioso, é novo.
- Lições para minha vida: Anote os ensinos que ficaram claros e que devem ser obedecidos por você.

ATENÇÃO!
Observe se as lições do texto que você está estudando podem ser aplicadas para os seguidores de Cristo. Isto evitará caí no erro de aplicar em sua vida lições que foram válidas apenas para Israel e que hoje não são válidas para a Igreja. Como é o caso da guardo do sábado e da comida (Colossenses 2.16,17).

Também não cai na besteira de criar doutrina em um texto bíblico que não está claro ou que a tal doutrina entra em contradição com outras passagens bíblicas. Pois se assim o fizer estará entrando pelo caminho dos hereges.

- Textos de difícil interpretação: É fato que encontramos passagens bíblicas que exigirá uma profunda investigação e na dependência do Santo Espírito de Deus, para entendermos o que o Senhor está dizendo em tal passagem.

Anote esses tipos de textos e estude-os com auxílio de concordância bíblica, com versões diferentes da bíblia e com comentários bíblicos de editoras confiáveis (Ex. CPAD, MC, Vida, Central Gospel).

- Textos de Promessas: Anote os textos que trazem promessas para a igreja de Cristo, para os seguidores de Cristo.

- Textos de alertas: Encontramos várias alertas contra o pecado. Anote esses textos (Ex. 1Coríntios 6, 9,10; Apocalipse 21.8; Hebreus 12.14; 1Pedro 5.8,9).

- Textos de ordens: Anote os versículos que contei ordens divinas para os dias de hoje.

- Temas para sermões: Procure anotar possíveis temas encontrados dentro de algum versículo de sua leitura investigativa, para suas futuras pregações.

- Textos evangelísticos: São versículos que você pode usar para levar o evangelho às pessoas.
- Textos escatológicos: São textos que se refere a eventos futuros.


DICAS PARA A LEITURA INVESTIGATIVA DA BÍBLIA

Temos oito dicas para praticarmos ao lê texto e/ou um trecho da Bíblia Sagrada.
1. Ao lê um texto bíblico, procure responder as seguintes perguntas relativas ao texto lido:
1) Quem?
2) Quando?
3) Onde?
4) Qual?
5) Quantos?
7) Por que?
8) Como?

Exemplo bíblico:
“E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores (Lucas 5.30)?”
Perguntas: QUEM ERAM?
- Escribas
- Fariseus
- Publicanos
- Pecadores

Pergunta: QUAL?
Em qual ambiente se dá essa cena?
2. Não invente interpretação pessoal no texto bíblico.
3. Não crie doutrinas em texto fora do contexto.
4. Não tente ensinar o que nem você ainda aprendeu.
5. Nunca use textos bíblicos para tentar justificar seus próprios erros.
6. Ore antes, durante e depois da leitura da bíblia.
7. Procure lê a bíblia com uma tabela de leitura anual.
8. Obedeça a bíblia para ensinar e não ensine para obedecer.
 
O tipo de leitura, aqui apresentada, é de grande importância para quem realmente deseja conhecer a vontade de Deus para a sua vida. E resguardará o leitor de ser enganado por falsos mestres e obreiros.

Fonte: ALVES, Jair. O Obreiro Diferenciado