Recents in Beach

Unigênito

O termo "unigênito" é um título dado a Jesus Cristo na Bíblia. Embora seja às vezes traduzido como "primogênito", o termo "unigênito" enfatiza que Cristo é o único gerado de Deus, o Filho único de Deus.

 

Ao se referir a Cristo como o "primogênito", a Bíblia não está sugerindo que ele é o primeiro ser criado, mas sim que ele é o mais importante, o líder e o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1:2). Ele é a antecedente de todas as coisas criadas, a causa delas e a razão pela qual tudo existe (Colossenses 1:16).

“Este termo é usado duas vezes no Novo Testamento, sem se referir a Cristo (Hb 11.28; 12.23), e sete vezes como Seu título.

 

Um exame dessas referências revelará um uso tríplice:

(a) Antes de toda criação (Rm 8.29; Cl 1.15). Como o "primogénito de toda criação” (Cl 1.15), o título é obviamente usado, a fim de esclarecer que Cristo existia antes de toda criação; daí, extremamente autoexistente,

 

(b) Primogênito de Maria (Mt 1.25; Lc 2.7; Hb 1.6). Aqui a referência é claramente ao fato de que Cristo era o primeiro filho nascido de Maria, um uso em contraste ao que fala de sua filiação eterna.

 

O termo é usado, então, de sua pessoa pré-encamada, e também da sua pessoa encarnada.

 

(c) Primogênito pela ressurreição (Cl 1.18; Ap 1.5). O significado aqui é que Cristo é o primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos na vida ressurreta; daí, ‘o primogênito dos mortos' (Cl 1.18). Em relação à eternidade de Cristo, este título é outra prova de que Cristo é autoexistente, Deus incriado mencionado em Romanos 8.29, Colossenses 1.15, e que, em vista de sua pessoa eterna. Ele também tem a honra de ser o primeiro a ser ressuscitado dos mortos na vida ressurreta’’.



Significado de Unigênito

que significa unigênito