Texto
Bíblico em foco: Tiago 4.4: Adúlteros e adúlteras, não
sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer
que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Tiago chama esses crentes
de "adúlteros e adúlteras (Tg 4.4)", seguindo a linguagem metafórica
muito comum no Antigo Testamento para indicar a infidelidade dos israelitas ao
seu Deus e descrever a apostasia de Israel (Ez 16.20-22; 23.3-5; Os 2.2-8). O mundanismo
envolve a infidelidade de Israel, da Igreja ou de um cristão; é chamado na
Bíblia de adultério, prostituição e fornicação espiritual (Jr 3.8; Ez 16.32; Ap
2.20). Ao exortar contra o adultério espiritual, Tiago associa esse desvio ao
mundanismo.
1. A Palavra Mundo na Bíblia
As palavras gregas para
"mundo”, no Novo Testamento, são kosmos
e aion. Ambas significam o mundo físico:
"Vós sois a luz do mundo [/cosmos]" (Mt 5.13). "Pela fé
entendemos que os mundos [aion] pela
Palavra de Deus foram criados" (Hb 1.3), e também o pecado: "a
amizade do mundo [kosmos] é inimizade
contra Deus" (Tg 4.4).
O substantivo grego aion tem o sentido de "sistema de
cousa, século". Aparece para "deus deste século" (2 Co 4.4). A
palavra "mundo" (Rm 12.2) é aion
e refere-se ao pecado. A expressão "não vos conformeis com este
mundo" significa que não devemos nos amoldar ao pecado. A transformação de
nossa mente e de nosso interior é pelo Espírito Santo (2 Co 3.18), e isso
repele o modelo mundano pecaminoso.
Nenhum crente contesta o fato
de a Bíblia condenar o mundanismo. Isso é ponto inquestionável. Embora a
palavra "mundanismo" não
seja encontrada na Bíblia, seu conceito o é. Refere-se a tudo aquilo que
desagrada a Deus (Tg 4.4; 1 Jo 2.15, 16). O conceito de mundanismo, nos
dias dos apóstolos, consistia nos teatros, nos jogos e na devassidão (ELWELL,
vol. II, 1988, p. 597).
Entre as várias modalidades
de teatro, havia entre os romanos o nudatio
mimarum, "desnudamento das
mimas", com gesto mímico da expressão corporal e da dança. Como o nome já
diz, as bailarinas se apresentavam desnudas. Os jogos romanos eram demais
violentos para a piedade cristã. Não somente as lutas de gladiadores, mas
também as corridas de cavalos, sempre terminavam com mortes. As olimpíadas
daqueles dias eram uma festa pagã, em homenagem a Zeus, principal divindade
grega, que, segundo a mitologia grega, habitava no Olimpo. Além disso, seus
atletas participavam desses jogos completamente desnudos, por isso os rabinos
protestavam veementemente contra a participação dos judeus nesses eventos.
2. Mundanismo, um conceito atual
O conceito de mundanismo é
o mesmo ainda hoje; não mudou. A diferença é estar mais ampliado. Segundo a
Bíblia de Estudo Pentecostal, Satanás apresenta uma ideia mundana de
moralidade, "das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura,
educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões,
comunicação de massa, esporte, agricultura etc., para opor-se a Deus e ao seu
povo, à sua Palavra e aos seus padrões de retidão". Tudo isso deve ser
analisado à luz de seu contexto. Não é pecado ser médico, nem é pecado o crente
estudar medicina.
O diabo, porém, pode usar,
como tem feito, a medicina para destruir os valores cristãos: prática do aborto
e da eutanásia, por exemplo; a ciência, para o ateísmo; a música, para o
sensualismo. O mesmo pode acontecer na política, nos sistemas econômicos e
outros, mas nem por isso a Bíblia condena alguém por ser músico, cientista,
político ou empresário. Tudo depende do contexto e da finalidade.
3. O que é a amizade do Mundo?
"A amizade do mundo"
é adultério espiritual, i.e., infidelidade a Deus e ao nosso compromisso de
dedicação a Ele (1 Jo 2.15-17; cf. Is 54.5; Jr 3.20). Significa acatar os
pecados, os valores e os prazeres malignos do mundo. Deus não aceitará
semelhante amizade (Mt 6.24), porque é um Deus zeloso (Êx 20.5; Dt 5.9).
4. O que é amar o Mundo?
Amar o mundo significa
estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses,
caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a
Deus e que se opõe a Ele (ver Lc 23.35). Note, é claro, que os termos “mundo” e
“terra” não são sinônimos; Deus não
proíbe o amor à terra criada, i.e., à natureza, às montanhas, às florestas,
etc.
4. O Posicionamento do Verdadeiro
Cristão em Relação ao Mundo (1 Jo 2.,15 16)
O mundo e a igreja
verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de
Satanás (ver Jo 12.31 nota); a igreja pertence exclusivamente a Deus (Ef
5.23,24; Ap 21.2). Por isso, o crente deve separar-se do mundo.
No mundo, os crentes são
forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1Pe 2.11).
(a)
Não devem pertencer ao mundo (Jo 15.19),
(b)
não se conformar com o mundo (ver Rm 12.2),
(c)
não amar o mundo (1 Jo 2.15),
(d)
vencer o mundo (5.4),
(e)
odiar a iniquidade do mundo (ver Hb 1.9),
(f)
morrer para o mundo (Gl 6.14) e
(g)
ser libertos do mundo (Cl 1.13; Gl 1.4).
Amar o mundo (1 Jo 2.15)
corrompe nossa comunhão com Deus e leva à destruição espiritual. É impossível
amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13; ver Tg 4.4).
Divulgação: www.escolabiblicaecb.com
Fontes:
- SOARES, Esequias/
SOARES, Daniele. Batalha Espiritual. O povo de Deus e a Guerra Contra as
Potestades do Mal. 1ª edição de 2018 – CPAD
- Bíblia de Estudo
Pentecostal – CPAD
- Adaptação: Ev. Jair
Alves