Subsídios EBD: LIÇÃO 8 - Sendo Verdadeiros

👉 LIÇÃO: 8 - Sendo Verdadeiros

👉 Autoria: Marcelo Oliveira

🔍 Lição Completa Aqui

Qual deve ser a motivação do seguidor de Jesus quando ele oferta para ajudar o outro ou a obra de Deus?

Ao longo dos temas anteriores, você certamente já percebeu que o Sermão do Monte trata de maneira cabal a respeito da vida interior do seguidor de Jesus. Ele toca no cerne que ninguém é capaz de tocar. Por isso, na lição de hoje é preciso levar os alunos a questionarem: a motivação que eles têm é pura, honesta, reta?

Ela passa pelo crivo do Sermão do Monte?

Ou o que se esconde por trás das ações é o egoísmo, a vantagens próprias? Esse é o ponto crucial que o Sermão do Monte, mais especificamente Mateus 6.1-4, trata.

Exercício de autoconsciência

Fazer o exercício de autoconsciência não é uma tarefa fácil. É preciso coragem para enfrentar os próprios defeitos e pecados. Na Bíblia, encontramos essa coragem no salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23,24 - NAA).

Em 1 Coríntios, a respeito da Ceia do Senhor, o apóstolo Paulo nos encoraja a fazer o mesmo: “Que cada um examine a si mesmo[...]” (7.28). Assim, além da Bíblia, há uma grande tradição na história da Igreja de crentes que faziam o exercício de autoexame para tomar determinadas resoluções. Esse autoexame poderia ser feito de maneira diária, mensal e anual.

O autoexame é importante, pois só por meio dele você toma consciência de o que predominou em suas emoções, sentimentos e ações. Esse exercício de autoconsciência deve ser feito na presença de Deus, semelhante ao exemplo de David, pedindo ao Espírito Santo que mostre os caminhos imperfeitos que porventura tenha trilhado, e sempre tomando uma resolução diante de Deus de melhorar.

Quando se para e se faz assim são notórios os diferentes rumos que as nossas ações tomam. Diferente da maioria das pessoas, quem faz assim passa a ser executar suas ações de maneira mais consciente, pensada a partir de uma referência mais alta: os valores do Reino de Deus, as virtudes ensinadas pelo Senhor Jesus.

Uma aplicação

Proponha aos alunos um exercício de autoexame de consciência diante de Deus. Peça que separe um dia para isso. Uma sugestão interessante é fazer no período devocional ao final do dia, antes de dormir. Algumas perguntas podem ser feitas neste momento: Tive alguma motivação pura hoje? O que fiz de altruísta? O egoísmo regeu as minhas ações?

SubsídiosEBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui