Recents in Beach

Os Exílios e Diáspora de Israel

Dois conceitos relacionados, porém, distintos, que moldaram a história de Israel são “exílio” e “Diáspora”. 
O “exílio” é a remoção forçada da maior parte da população, especialmente das pessoas mais habilidosas e de classe superior, de sua pátria para outro país. Houve vários exílios judaicos.
1. Exílios
👉 O primeiro foi o exílio dos israelitas do reino do norte (Samaria) efetuado pelos assírios. Ele ocorreu em duas fases, a primeira em 734 a.C. sob Tiglate-Pileser III (2Rs 15:29) e então, como um clímax, em 722 sob Salmaneser e seu sucessor, Sargão II, quando a cidade de Samaria foi destruída e o reino do norte deixou de existir (2Rs 17:5-6).

O próximo grande exílio envolveu a destruição do reino do sul (Judá) e a cidade de Jerusalém. Esse também ocorreu em várias fases, todas sob o rei babilônio Nabucodonosor II (Jr 52:28-30), sendo que a mais terrível delas aconteceu em 586 a.C. (Jr 52:29). Foi dessa vez que se destruiu o templo de Salomão e a dinastia de Davi chegou ao fim.

👉 O terceiro grande exílio dos judeus ocorreu sob os romanos e foi também em duas fases. Em 70 d.C., o general romano (mais tarde imperador) Tito destruiu Jerusalém e o templo de Herodes.

Uma segunda rebelião judaica (denominada revolta de Bar Kokhba por causa do nome de seu líder judaico) ocorreu sob o imperador Adriano nos anos 132-136 d.C. Essa foi uma luta sangrenta e, no final, os vitoriosos romanos decretaram que nenhum judeu poderia viver na Palestina. Todos esses eventos envolveram exílio, a deportação forçada de judeus da Terra Santa por seus conquistadores.


2. A Diáspora

A “Diáspora” é a dispersão dos judeus em todo o mundo. Esse processo começou no tempo da destruição de Samaria e continuou em consequência do exílio babilônico.

A história de Ester, por exemplo, envolve judeus dispersos por todo o império persa; essa dispersão persistiu não obstante os persas permitirem que os judeus retomassem à sua pátria tradicional.

Temos conhecimento de alguns enclaves judaicos específicos. Por exemplo, houve no 5° século a.C. uma comunidade judaica em Elefantina (no sul do Egito), e começando no 3° século a.C. houve outra comunidade semelhante em Alexandria (no norte do Egito).
Lugares diferentes - A Diáspora judaica tem incluído lugares tão diferentes quanto a antiga Roma, a Espanha medieval, o Iêrnen, o Iraque, a Rússia, a Alemanha, e os Estados Unidos. Ela continua até hoje apesar de agora existir uma pátria judaica em Israel. Ester também caracteriza corretamente a experiência dos judeus na Diáspora. Por um lado, os judeus constituem uma contribuição positiva aos países que os hospedam e são muitas vezes altamente bem-sucedidos, no entanto, por outro lado, são implacavelmente perseguidos, com frequência por motivos injustos.

PUNIÇÕES QUE DEUS IMPÔS A ISRAEL

O exílio e a Diáspora são punições que Deus impôs a Israel por sua idolatria e incredulidade (Dt 28:64-68; Is 6:11-12; 39:1-7; Jr 6:1-8; 19:1-13; Ez 5:5-12; Am 8:1-12). Talvez a passagem principal sobre o assunto seja Dt 29:24-28: “e todas as nações dirão: ‘Por que o Senhor fez isto a esta terra?...’ Então, os homens dirão: ‘Porque eles abandonaram o pacto do Senhor... porque foram e serviram a outros deuses... e a ira do Senhor se acendeu... e o Senhor os arrancou de sua terra com ira, e com furor, e com grande indignação, e os lançou a outra terra, como é neste dia."

Mas essa não é toda a história. Os profetas também afirmaram que Deus restauraria a dinastia caída de Davi (Os 3:5; Am 9:11) e daria a Israel um Novo Pacto para substituir o que eles tinham quebrado (Jr 31:31-34). E agora, enquanto Israel se encontra em desobediência e Diáspora, os gentios são trazidos ao Novo Pacto (Rm 11:25-32).

🙌 O verdadeiro final do exílio será quando Israel se voltar para Jesus, o seu Messias, chorando por Aquele a quem eles traspassaram (Zc 12:6-14).

Referências: GARRETT, Duane A. Os exílios de Israel. Bíblia de Estudo King James 1611, Estudo Holman. Ano 2015, BV Filmes Editora