Dois conceitos
relacionados, porém, distintos, que moldaram a história de Israel são “exílio”
e “Diáspora”.
O “exílio” é a remoção forçada da maior parte da população, especialmente das pessoas mais habilidosas e de classe superior, de sua pátria para outro país. Houve vários exílios judaicos.
O “exílio” é a remoção forçada da maior parte da população, especialmente das pessoas mais habilidosas e de classe superior, de sua pátria para outro país. Houve vários exílios judaicos.
1. Exílios
👉 O primeiro foi
o exílio dos israelitas do reino do norte (Samaria) efetuado pelos
assírios. Ele ocorreu em duas fases, a primeira em 734 a.C. sob Tiglate-Pileser
III (2Rs 15:29) e então, como um clímax, em 722 sob Salmaneser e seu sucessor,
Sargão II, quando a cidade de Samaria foi destruída e o reino do norte deixou
de existir (2Rs 17:5-6).
✝️ O próximo grande exílio envolveu a
destruição do reino do sul (Judá) e a cidade de Jerusalém. Esse também ocorreu
em várias fases, todas sob o rei babilônio Nabucodonosor II (Jr 52:28-30),
sendo que a mais terrível delas aconteceu em 586 a.C. (Jr 52:29). Foi dessa vez
que se destruiu o templo de Salomão e a dinastia de Davi chegou ao fim.
👉 O terceiro grande
exílio dos judeus
ocorreu
sob os romanos e foi também em duas fases. Em 70 d.C., o general romano (mais
tarde imperador) Tito destruiu Jerusalém e o templo de Herodes.
Uma
segunda rebelião judaica (denominada revolta de Bar Kokhba por causa do
nome de seu líder judaico) ocorreu sob o imperador Adriano nos anos 132-136
d.C. Essa foi uma luta sangrenta e, no final, os vitoriosos romanos decretaram
que nenhum judeu poderia viver na Palestina. Todos esses eventos envolveram
exílio, a deportação forçada de judeus da Terra Santa por seus conquistadores.
2.
A Diáspora
A
“Diáspora” é a dispersão dos judeus em todo o mundo. Esse processo
começou no tempo da destruição de Samaria e continuou em consequência do exílio
babilônico.
A
história de Ester, por exemplo, envolve judeus dispersos por todo o império
persa; essa dispersão persistiu não obstante os persas permitirem que os judeus
retomassem à sua pátria tradicional.
Temos
conhecimento de alguns enclaves judaicos específicos. Por exemplo, houve no 5°
século a.C. uma comunidade judaica em Elefantina (no sul do Egito), e começando
no 3° século a.C. houve outra comunidade semelhante em Alexandria (no norte do
Egito).
⚠️Lugares diferentes - A Diáspora
judaica tem incluído lugares tão diferentes quanto a antiga Roma, a Espanha
medieval, o Iêrnen, o Iraque, a Rússia, a Alemanha, e os Estados Unidos. Ela
continua até hoje apesar de agora existir uma pátria judaica em Israel. Ester
também caracteriza corretamente a experiência dos judeus na Diáspora. Por um
lado, os judeus constituem uma contribuição positiva aos países que os hospedam
e são muitas vezes altamente bem-sucedidos, no entanto, por outro lado, são
implacavelmente perseguidos, com frequência por motivos injustos.
PUNIÇÕES QUE DEUS IMPÔS A ISRAEL
⚖️ O exílio e a Diáspora são punições que
Deus impôs a Israel por sua idolatria e incredulidade (Dt 28:64-68; Is 6:11-12;
39:1-7; Jr 6:1-8; 19:1-13; Ez 5:5-12; Am 8:1-12). Talvez a passagem principal
sobre o assunto seja Dt 29:24-28: “e todas as nações dirão: ‘Por que o Senhor
fez isto a esta terra?...’ Então, os homens dirão: ‘Porque eles abandonaram o
pacto do Senhor... porque foram e serviram a outros deuses... e a ira do Senhor
se acendeu... e o Senhor os arrancou de sua terra com ira, e com furor, e com
grande indignação, e os lançou a outra terra, como é neste dia."
Mas
essa não é toda a história. Os profetas também afirmaram que Deus restauraria a
dinastia caída de Davi (Os 3:5; Am 9:11) e daria a Israel um Novo Pacto para
substituir o que eles tinham quebrado (Jr 31:31-34). E agora, enquanto Israel
se encontra em desobediência e Diáspora, os gentios são trazidos ao Novo Pacto
(Rm 11:25-32).
🙌 O verdadeiro final do exílio
será quando Israel se voltar para Jesus, o seu Messias, chorando por Aquele a
quem eles traspassaram (Zc 12:6-14).
✍️ Referências:
GARRETT, Duane A. Os
exílios de Israel. Bíblia de Estudo King James 1611, Estudo Holman. Ano
2015, BV Filmes Editora