Recents in Beach

Subsídios EBD: Lição 5 - A Sutileza do Materialismo e do Ateísmo

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 3° Trimestre de 2022 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 Lição 5 - A Sutileza do Materialismo e do Ateísmo

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

O materialismo e o ateísmo são investidas sutis do Inimigo de nossas almas na tentativa de impor na sociedade o pensamento de que a religião se tornou desnecessária.


A ideia de que tudo quanto é preciso para a subsistência do homem se encontra na matéria existente acha lugar na perspectiva de que não há um Deus Criador. Por conseguinte, se não há Deus, também não é preciso submeter-se a preservar crenças e práticas religiosas que ditam valores morais à sociedade.


Essas ideias têm como finalidade desconstruir na sociedade a influência da fé cristã. Satanás sabe que uma sociedade distante dos valores da Palavra de Deus é o caminho para a destruição da família, da ordem pública e, principalmente, da possibilidade de reconciliação do homem com Deus mediante a fé em Jesus Cristo (2 Co 5.19; Rm 5.10).

A negação da existência de Deus encontra forças no uso mal intencionado da ciência. Uma vez que o conhecimento científico tem como princípio a comprovação por meio da observação, pesquisa, teste e explicação dos fenômenos, é evidente que ela não achará respostas completas para seus anseios, haja vista que o conhecimento de Deus se dá mediante a fé e a experiência espiritual daquele que crê.


O que se conhece sobre Deus está descrito nas Escrituras Sagradas. Entretanto, isso não impediu que Deus deixasse na criação a assinatura da Sua autoria. Até mesmo a própria ciência tem comprovado a possibilidade de uma inteligência por trás de toda a obra da criação devido às similaridades dos elementos existentes no universo, bem como a ordem perfeita como tudo existe e prevalece existindo há muito tempo e de maneira sustentável.


Outra tentativa de negar a existência de Deus está na filosofia ateísta. A rejeição dos valores éticos e morais obtidos pela influência judaico-cristã na sociedade é uma tentativa de se livrar das obrigações tradicionais e dar vazão à libertinagem.


“As pessoas viram as costas a Deus por várias razões, mas é especialmente preocupante quando elas adotam o ateísmo para justificar argumentos contra a ética e a moral cristãs referentes ao comportamento sexual. Em suma, o ateísmo acomoda-se muito mais a um estilo de vida de promiscuidade sexual” (“Inimaginável”, CPAD, p. 103).


Trata-se de um fato preocupante, haja vista que o desprezo pelos valores morais leva à banalização do matrimônio, da família e da educação na sociedade.


A Igreja não pode estar despercebida disso. Esses valores distorcidos, quando não há trabalho preventivo, invadem as igrejas e podem influenciar sutilmente os crentes a serem compassivos com o pecado, tornando comum aquilo que as Escrituras não aprovam. A igreja não deve aceitar os valores de uma sociedade materialista e ateísta (Rm 12.2; Mt 5.13,14).

🎬 ASSISTA 👇


Subsídios EBD


👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui