Recents in Beach

A DISCIPLINA E EXCLUSÃO DE UM CRENTE

Com base em Mateus 18:16-18 e outros ensinamentos bíblicos, abordaremos o tema da disciplina e exclusão de um membro da igreja que está em pecados frequentes.

 

Quando um membro da igreja está em pecados frequentes e persistentes, a disciplina pode ser necessária para corrigir seu comportamento e trazê-lo ao arrependimento.

 

Em alguns casos extremos em que o membro se recusa a se arrepender e persiste em seu pecado, a exclusão da comunhão da igreja pode ser uma medida necessária para proteger a integridade da comunidade e testemunhar os princípios bíblicos.

 

I – A DISCIPLINA DE UM MEMBRO

O termo grego mais próximo relacionado com disciplina é “paideia”, que significa "instrução, educação, treinamento, disciplina" e é usado em Hebreus 12:5-11 para descrever o processo de disciplina divina na vida dos filhos de Deus.

 

1. CONCEITO DE "DISCIPLINAR"

Disciplinar um membro da igreja envolve um processo de instrução, educação, treinamento e correção. Isso pode incluir a aplicação de medidas disciplinares.

 

🎯OBJETIVOS

️Ela tem como objetivo principal corrigir o comportamento equivocado do membro, buscando sua reconciliação com Deus, consigo mesmo e com a comunidade de fé.

 

️A disciplina também busca proteger a integridade da igreja e testemunhar os princípios e valores do Evangelho.

 

2. MEDIDAS DISCIPLINARES

A disciplina em um caso de desobediência contínua pode envolver várias etapas, dependendo da gravidade e da natureza do pecado. Isso pode incluir, por exemplo:

 

1°) ADMOESTAÇÃO PRIVADA:

O pastor ou líder responsável pode abordar o membro em particular, buscando entender a situação, exortando-o com amor e orando com ele, buscando seu arrependimento e mudança de comportamento.

 

2°) ADMOESTAÇÃO PÚBLICA:

Se a desobediência persistir, a situação pode ser compartilhada com a liderança e a igreja local, em uma reunião congregacional ou em um culto público, com o objetivo de chamar a atenção do membro para a gravidade de seu comportamento e incentivar seu arrependimento.

 

3°) SUSPENSÃO DE PRIVILÉGIOS:

Em casos mais graves, como pecados públicos ou que tragam escândalo para a igreja, o membro pode ter temporariamente suspensos alguns de seus privilégios e ministérios na igreja, com o objetivo de promover reflexão e arrependimento.


️ Na Assembleia de Deus, na maioria dos casos, se plica a seguinte disciplina antes de excluí um membro:

1) O membro fica sem tomar a ceia do Senhor até se arrepender e confessar seus erros

2) O membro não pode participar de nenhum cargo na congregação.

 

A disciplina deve sempre ser conduzida com amor, misericórdia, graça e sabedoria, buscando o bem-estar espiritual do membro e a glória de Deus.

 

II - EXCLUSÃO DO ROL DE MEMBRO DE UM CRENTE

Como agir em relação ao membro da igreja que está em pecado diante de Deus e da Igreja?


️O método de Jesus para tratar o pecador na igreja (Mt 18.16-18)

1) Começa com a demonstração individual.

2) Seguida da exortação na parecença de um ou duas pessoas/(irmãos em Cristo), capazes de guardar em sigilo a confissão de pecado e, no caso de falha, expor o caso diante da igreja toda.

3) Uma vez reconhecido por todos como alguém que está no erro, não se humilhou nem se arrependeu, este membro deve ser excluído (desligado [Mt 18.18]).

 

NO CASO DE EXCLUSÃO (Desligamento do rol de membros)

O pecador  excluído não participará da ceia do Senhor ou dos cultos até que tome o passo exigido pelo Senhor de arrependimento e reconciliação.

Jesus prometeu que a exclusão da igreja na terra já teria sido precedida pelo desligamento no céu (Mt 18.18).


Como proceder com o membro que pecou e foi orientado, advertido e até disciplinado, porém continua no erro?

 

ATITUDES:

1) Exclusão do rol de membros (Mt 18.16-18

2) A desassociação, ou seja, evitar contato e comunhão (1Co 5.11).

 

️SOBRE A RESTAURAÇÃO DO EXCLUÍDO

Como agir com o membro que foi excluído, mas que posteriormente confessou e se arrependeu de seus erros?


Havendo arrependimento e reconciliação, o “ex-irmão” poderá voltar à comunhão da igreja de onde saiu, ou ir para outra, mas, do contrário, nunca!

 

CONCLUSÃO

A disciplina e exclusão de um membro da igreja são assuntos sensíveis e devem ser tratados com cuidado, seguindo os princípios bíblicos, buscando sempre a glória de Deus, a santidade da igreja e a reconciliação do membro em pecado.


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !