Recents in Beach

Subsídios EBD: Lição 8 - A Sutileza do Enfraquecimento da Identidade Pentecostal

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 3° Trimestre de 2022 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 Lição 8 - A Sutileza do Enfraquecimento da Identidade Pentecostal

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

 

Nesta aula, veremos que o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo sobre os crentes no Dia de Pentecostes estabeleceu um novo tempo na relação de Deus com o homem. Desde então, Seu Espírito não está disponível de forma restrita apenas para alguns escolhidos como se via na Antiga Aliança, e sim a todos os que creem no revestimento de poder do Alto, anunciado por Jesus no momento de sua ascensão (At 1.4,8).


A manifestação do Espírito por meio do batismo no Espírito Santo e, subsequentemente, os dons espirituais, estabelecem a identidade pentecostal. Rejeitar a doutrina da atualidade dos dons do Espírito ou utilizar-se do argumento de que os dons estão restritos a algumas pessoas em detrimento de outras é desobedecer ao ensinamento bíblico trazido pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias”. 

Desprezar as manifestações do Espírito por meio dos dons espirituais, bem como as profecias, resulta no enfraquecimento da fé pentecostal. Essa é uma sutileza que deve sofrer a devida reprimenda. Afinal de contas, é essa chama viva que resultou na conversão de milhares de pessoas em várias localidades de nosso país.

Na obra “Verdades Pentecostais”, editada pela CPAD (2006), o pastor Antônio Gilberto discorre que “extinguir o Espírito é agir de modo a impedir, suprimir ou limitar a manifestação do Espírito do Senhor.

Quando perdemos o primeiro amor, extinguimos ou apagamos de nossas vidas o Espírito de Cristo (Ap 2.4)”. Assim sendo, o enfraquecimento da chama pentecostal no crente se inicia com o desinteresse pelo fervor espiritual e a falta de exercício contínuo dos dons espirituais.

Há igrejas que se preocupam demasiadamente com a ordem e a disciplina no culto, porém tais preocupações, apesar de legítimas, não devem impor limites às manifestações do Espírito na igreja.

A renovação espiritual e o batismo no Espírito Santo se tratam de experiências espirituais indispensáveis para o crescimento e o avivamento espiritual dos crentes. A promessa anunciada pelo profeta Joel não está restrita ao Dia de Pentecostes, ela continua valendo para os dias atuais e deve fazer parte o exercício espiritual da igreja. Devemos manter o que o apóstolo Paulo ensinou aos efésios: “[...] Enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).

Veja a VideoAula 8