Recents in Beach

Subsídios EBD: Lição 12 A Sutileza da Espiritualidade Holística

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 3° Trimestre de 2022 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 Lição 12 - A Sutileza da Espiritualidade Holística

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

Nesta lição, veremos que a sutileza da falsa espiritualidade holística encontra lugar na vida daqueles que não conhecem a Deus pessoalmente. É muito comum na sociedade, principalmente entre aqueles que fazem parte da elite social, encontrar pessoas que buscam o desenvolvimento espiritual em religiões que não ensinam a respeito do pecado e da necessidade de arrependimento.

Para estes, é melhor crer num “deus” inanimado, que não tem a pretensão de separar justos dos injustos. É mais fácil servir a uma energia cósmica, desprovida de razão ou sentimento e que não apresenta aos seus seguidores nenhum código de ética que seja necessário ser obedecido a fim de agradá-lo.

Definitivamente, essas pessoas não querem se encontrar com Deus e nem mesmo se relacionar com Ele. Acham mais cômodo servirem a uma religião que não lhes exija tanto. Infelizmente, muitos têm se filiado a essas falsas religiões na intenção de encontrar o bem-estar emocional e espiritual. Entretanto, nenhuma transformação é notada em suas vidas porque estão sendo iludidas por falsas filosofias e espíritos enganadores.


Em contrapartida, o Evangelho de Jesus Cristo aponta o caminho inverso. Para aqueles que são confrontados pelas palavras de Jesus “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6), a porta é mais “estreita”.

O Evangelho requer arrependimento e confissão de pecados, bem como a necessidade do desapego ao materialismo deste mundo para encontrar a vida eterna. Jesus deixou bem claro que a caminhada com Ele não seria fácil, no mundo encontraríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo, pois Ele venceu todas essas coisas e nós, como Seus seguidores, também haveríamos de vencer (Jo 16.33).


O pastor Antônio Gilberto, na obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, editada pela CPAD (2008), afirma que “a nossa ‘grande salvação’ em Cristo nos livra: da condenação, que outrora era uma realidade; do poder do pecado, pois hoje ele não tem domínio sobre nós, se é que não ‘andamos segundo carne, mas segundo o espírito’ (Rm 8.1b); e da presença do pecado, haja vista a nossa glorificação futura”.


A perspectiva da espiritualidade holística não atende a essas necessidades espirituais e nem poderia, visto que negam que seja necessário salvação. Em Cristo, o Deus de glória supre todas as nossas necessidades, sejam elas materiais ou espirituais.

Veja a VideoAula 11