Recents in Beach

Subsídios EBD Lição 4 - Quando se vai a glória de Deus

 

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 4° Trimestre de 2022 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

🔍 Lição Completa Aqui

Lição 4 - QUANDO SE VAI A GLÓRIA DE DEUS

A paz do Senhor, professor (a). O afastamento da glória de Deus do Templo em Jerusalém é a confirmação cabal de que o Espírito de Deus não pode habitar onde há pecado, desobediência e toda sorte de idolatria. Em resposta à apostasia e aos atos pecaminosos cometidos não apenas pela liderança política e religiosa, mas também por todo o povo de Israel, o Senhor decidiu remover a sua glória da Casa que havia sido dedicada para adoração e que levaria o seu nome (2 Cr 7.15,16).

Na descrição da visão de Ezequiel o Senhor continuou a detalhar aos ouvidos do profeta o que haveria de acontecer com o povo em decorrência das maldades praticadas. No v. 6 do capítulo 8 o Senhor anuncia a Ezequiel que o julgamento começaria pelo santuário, isto é, pelos líderes espirituais mais velhos que tinham a responsabilidade de guiar os mais novos pelo caminho da Lei. Em seguida, jovens, meninos, mulheres e todos aqueles que não tinham o sinal, dado somente aos poucos que não se conformavam com os pecados de Israel, seriam feridos pelo juízo divino. A ordem de Deus era que não houvesse compaixão, mas que a punição fosse aplicada conforme a medida dos pecados cometidos diante de Deus.

Diante do questionamento de Ezequiel a respeito da destruição completa do restante de Israel (v. 8), o Senhor lhe disse: “A iniquidade da casa de Israel e de Judá é excessivamente grande, a terra se encheu de sangue, e a cidade, de injustiça. E eles ainda dizem: ‘O Senhor abandonou a terra, o Senhor não nos vê’. Quanto a mim, os meus olhos não terão piedade, e não pouparei ninguém. Eu lhes darei o que merecem por seus atos” (Ez 9.9 – NAA). Em razão disso, a glória de Deus apartou-se do seu povo e a destruição tomou completamente a cidade e o Templo.


A narrativa de Ezequiel é muito precisa e coaduna com o que se cumprirá sobre a igreja nos últimos dias. O apóstolo Pedro destaca que haverá um julgamento que há de começar pela igreja e, por esse motivo, os crentes devem estar prontos para padecer como justos, pois sobre eles repousa a glória de Deus (cf. 1 Pe 4.14-17).


Sabendo de tais verdades, importa que a igreja preserve consigo a glória de Deus, vivendo em santidade, não tolerando o pecado nem admitindo que o mundanismo invada os seus espaços a ponto de que se torne uma igreja de aparência e escassa das manifestações do Espírito Santo (cf. 1 Ts 5.19-23).


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !