🕛 Data: 13 de agosto de 2023
Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023,
Adultos - CPAD
🎓 Revista: A igreja de Cristo e o Império do Mal:
como viver neste mundo dominado pelo Espirito da Babilônia
✍COMENTARISTA: Pr. Douglas Baptista
📚 TEXTO ÁUREO
“Enganosa é a
graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Pv 31.30)
💡 VERDADE PRÁTICA
A mulher foi criada para cooperar com o
homem. Deus lhe confiou a dádiva da maternidade e função de ser esposa e
auxiliadora.
⏰ LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.18-20
A mulher criada por Deus para ser uma "ajudadora
idônea"
Terça - Gn 2.21-23
A mulher foi criada por Deus da carne e
dos ossos do homem
Quarta - 1 Co 7.3-5
A satisfação sexual dentro dos limites
do matrimônio
Quinta - Pv 31.10,11
O inestimável valor da mulher virtuosa
Sexta - Pv 31.10,15
A dedicação da mulher virtuosa em prol
do bem-estar de sua família
Sábado - Pv 31.15,16,22
A mulher virtuosa como notável
administradora, empreendedora
e dona do lar
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
PROVÉRBIOS 31.10-31
10 - Mulher virtuosa, quem a achará? O
seu valor muito excede o de rubins.
11 - O coração do seu marido está nela
confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
12 - Ela lhe faz bem e não mal, todos
os dias da sua vida.
13 - Busca lã e linho e trabalha de boa
vontade com as suas mãos.
14 - É como o navio mercante: de longe
traz o seu pão.
15 - Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a
tarefa às suas servas.
16 - Examina uma
herdade e adquire-a; planta
uma vinha com o fruto de suas
mãos.
17 - Cinge os lombos de força e
fortalece os braços.
18 - Prova e vê
que é boa sua mercadoria; e a
sua lâmpada não se apaga de noite.
19 - Estende as mãos ao fuso, e as
palmas das suas mãos pegam na roca.
20 - Abre a mão ao aflito; e ao
necessitado estende as mãos.
21 - Não temerá, por causa da neve,
porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.
22 - Faz para si tapeçaria; de linho
fino e de púrpura é a sua veste.
23 - Conhece-se o seu marido nas
portas, quando se assenta com os anciãos da terra.
24 - Faz panos de linho fino, e
vende-os, e dá cintas aos mercadores.
25 - A força e a glória são as suas
vestes, e ri-se do dia futuro.
26 - Abre a boca com sabedoria, e a lei
da beneficência está na sua língua.
27 - Olha pelo governo de sua casa e
não come o pão da preguiça.
28 - Levantam-se seus filhos, e
chamam-na bem-aventurada; como
também seu marido, que a louva, dizendo:
29 - Muitas filhas agiram
virtuosamente, mas tu a todas és superior.
30 - Enganosa é a
graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
31 - Dai-lhe do fruto das suas mãos, e
louvem-na nas portas as suas obras.
HINOS SUGERIDOS: 216, 513, 563 DA HARPA CRISTÃ
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
A existência da mulher cristã, por
natureza, é uma resistência à agenda feminista, que busca desconstruir o papel
delineado por Deus. Militantes feministas não aceitam assistir uma mulher
bem-sucedida, profissionalmente independente, que assume voluntariamente a
bênção da maternidade, o papel de esposa e, sobretudo, se revela cristã. Graças
a Deus, temos visto o Espírito Santo trabalhar poderosamente na vida das
mulheres da Igreja de Cristo!
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar a feminilidade bíblica;
II) Destacar a erosão da feminilidade a partir do ativismo
feminista e da suposta "liberdade sexual";
III) Focar a imagem da mulher virtuosa de Provérbios 31
como um símbolo de feminilidade bíblica equilibrada.
B) Motivação: "Não se nasce
mulher, se torna mulher". Essa frase traz uma carga ideológica ao afirmar
que a identidade feminina é uma construção de uma sociedade machista e
patriarcal. Geralmente, essa é a acusação leviana que fazem aos que ponderam
que a identidade feminina tem a ver com biologia. Para quem é movido por uma
ideologia, a menção de um fato óbvio é uma afronta.
C) Sugestão de Método: O segundo tópico
traz uma explicação a respeito da erosão da feminilidade. Sugerimos que você
apresente uma tabela em que constem as seguintes informações em relação ao
assunto: o ativismo feminista; a liberdade sexual; ataques à família
tradicional. Em seguida, dê tempo para que a classe exponha o que pensa,
gerando uma tempestade de ideias. Depois, exponha o conteúdo do segundo tópico
de acordo com a estrutura do tópico da lição.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A presente lição estimula
as mulheres cristãs a serem bem-sucedidas profissionalmente e, ao mesmo tempo,
se realizando como esposas e mães, desempenhando o papel que glorifica a Deus e
traz o equilíbrio ao lar.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a
pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 94, p.39, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do
tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto "[Ser Mãe] Um Princípio Invariável em Tempos Variáveis", localizado ao final do primeiro tópico, expande a reflexão a respeito do significado da maternidade para a mulher cristã;
2) O texto "Quando uma virtude cristã se torna ofensiva'", localizado ao final do segundo tópico, aprofunda a reflexão da mulher cristã diante da erosão da feminilidade bíblica.
INTRODUÇÃO
As Escrituras apresentam a mulher
virtuosa como símbolo da feminilidade (Pv 31.10-31). Essa mulher é retratada
como modelo de esposa fiel, mãe amorosa, administradora e empreendedora
exemplar. Porém, em tempos pós-modernos, a feminilidade bíblica vem sendo
desconstruída. Nesta lição, apresentamos o mandado divino para a mulher, as
investidas do ativismo feminista e o exemplo bíblico de feminilidade. Assim, o
nosso propósito é mostrar que Deus requer da mulher cristã que se porte conforme
a revelação da Palavra de Deus.
PALAVRA-CHAVE
Feminilidade
I – FEMINILIDADE BÍBLICA
1. A criação divina da mulher.
O homem e a mulher foram criados à
imagem de Deus (Gn 1.27). Na ordem da Criação, Adão foi criado antes de Eva (Gn
2.7,15). Em seguida, o Criador concluiu: “não é bom que o homem esteja só” (Gn
2.18). Assim, Deus criou a mulher a partir da carne e dos ossos do homem (Gn
2.21,22).
Por isso, Adão a identificou: “esta
será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2.23). No ato criativo,
a imagem divina foi distribuída sem distinção entre eles, fazendo-os iguais
diante do Altíssimo. Adão e Eva foram criados iguais em pessoalidade, valor,
honra e respeito. Porém, essa igualdade não quer dizer uniformidade de papéis
(Gn 1.26-28; 3.16-19). A Bíblia ensina a igualdade de ambos, mas também deixa
claro as funções distintas de cada um.
2. A bênção da maternidade.
No mandato criacional, Deus ordenou ao
homem e à mulher: “frutificai, multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28).
Obviamente, uma tarefa impossível para Adão realizar sozinho. Assim, a mulher
foi criada com a bênção da maternidade e com a função de ser esposa e mãe. Adão
a chamou de Eva “porquanto ela era a mãe de todos os viventes” (Gn 3.20).
Desse modo, o papel natural da mulher
inclui a dádiva da procriação, de cuidadora do lar e dos filhos (1 Tm 5.14).
Aqui, porém, é importante ressaltar que esse papel da mulher, constituído pela
biologia e, consequentemente, reafirmado pela Bíblia, é o ponto sensível em que
as feministas consideram um ultraje que limita a função social da mulher e que,
por isso, lutam por emancipação dos afazeres do lar e da maternidade. Contudo,
diante da miraculosa concepção em seu ventre, Maria irrompeu em cânticos de
gratidão ao Altíssimo pela bênção da maternidade (Lc 1.46-48). Essa bênção deve
ser rememorada sempre às mulheres cristãs do século XXI.
3. A mulher como auxiliadora.
A mulher foi criada para ser
auxiliadora do homem (1 Co 11.9). Nesse caso, o termo “auxiliador” também é
empregado para se referir a Deus (Sl 33.20; Sl 121.2). Portanto, auxiliar não é
algo depreciativo e sim uma nobre função de ajuda e socorro. Nesse aspecto, a
Bíblia enfatiza que Deus criou a mulher para ser uma ajudadora idônea (Gn
2.18).
Isso foi assim porque Adão convivia com
todos os seres criados, mas não achava auxiliar semelhante a ele, capaz de
suprir essa necessidade. Então, por esse motivo, Deus fez a mulher para
cooperar com o homem, não como alguém inferior, mas como complemento com suas
igualdades e diferenças. Essa complementaridade mútua é necessária à formação
do casal, à procriação, satisfação sexual, vivência afetuosa e prazerosa para cumprir
a vontade de Deus (Pv 5.18).
SINÓPSE I
Deus criou a mulher com funções de cuidar e auxiliar
no desempenho de sua família, trazendo assim equilíbrio em sua casa.
AUXÍLIO DE VIDA CRISTÃ
“[SER MÃE]:
UM PRINCÍPIO INVARIÁVEL EM TEMPOS VARIÁVEIS
Lembro-me perfeitamente,
por exemplo, de uma jovem mãe tentando entender e vivenciar o que a Bíblia
dizia sobre o valor de ser mãe em comparação ao novo pensamento radical que
varria o mundo. Eram os anos sessenta. Kent estava no seminário e, para prover
a subsistência de nossa jovem família, trabalhava no turno da tarde em uma
fábrica na zona leste de Los Angeles. Lá, conheceu um estudante de direito que
trabalhava para terminar seu curso e realçar a já próspera carreira de sua
esposa. As ambições de ambos impediam pensamentos de paternidade ou questões
espirituais. Preocupados, fomos até eles, mas recebemos só desculpas e
contestações. Que contraste de valores!
O dia da formatura
chegou, e tomamos caminhos separados. Enquanto criávamos nossa família, eles
cultivavam sua fortuna. Os jornais informaram que a mulher, agora mundialmente
famosa, fizera um aborto, de forma que podia buscar suas metas sem impedimento.
Algum tempo mais tarde, o noticiário nacional reportou que eles tinham se
divorciado e que ela estava com um novo companheiro — uma amante lésbica. Claro
que a história foi relatada sem comentário crítico, porque ela estava
vivenciando os valores da cultura dos dias atuais. Tragicamente, ela não só
tinha rejeitado o âmbito da maternidade, mas também o âmbito da salvação.
Mulheres, temos de
cultivar a lealdade de criar quer sejamos solteiras quer casadas. Isto não tem
nada a ver com ser mãe ou não. Servir de mãe é minha responsabilidade diante de
Deus como ser humano e, em particular, porque sou mulher. O contexto de onde e
como cuidarei dos outros será ditado por onde Deus me colocar — em uma casa,
escola, hospital, favela, onde for. Um dia responderei a Deus pelo modo em que
gerei vida neste planeta” (HUGHES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã. Rio
de Janeiro: CPAD, 2004, p.156).
II – A DESCONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE
1. O ativismo feminista.
No século 19, aconteceu na Europa e nos
EUA a primeira onda do ativismo feminista. As mulheres reivindicavam direitos
iguais aos dos homens. O primeiro a se popularizar foi o direito ao voto. No
século 20, a segunda onda do feminismo lutou por direitos reprodutivos e
liberdade sexual. A ativista Simone de Beauvoir (1908-1986) estabelece uma das
máximas do feminismo: “não se nasce mulher, se torna mulher”. Esse ativismo
avança, se amplia para a discussão de gênero e o movimento toma conotações de
“empoderamento” da mulher. Em 2011, a partir de um fenômeno na Universidade de
Toronto, no Canadá, se introduz o slogan “meu corpo, minhas regras”. Como
cristãos, devemos afirmar e defender os direitos das mulheres, bem como
combater qualquer tipo de discriminação. Porém, ao mesmo tempo, devemos deixar
claro que o feminismo é uma ideologia que busca desconstruir os valores
bíblicos.
2. A “liberdade sexual”.
A Bíblia se refere ao sexo como algo
prazeroso entre o homem e sua mulher nos limites do casamento (Pv 5.18,19). A
satisfação sexual deve ocorrer dentro do matrimônio e ser precedida de amor
mútuo entre ambos (1 Co 7.3-5).
Entretanto, para o feminismo esse
modelo é repressivo e deve ser combatido em busca de “libertação” sexual da
mulher. Na defesa dessa ideologia, requer que nenhum modo de relação sexual
deve ser considerado certo ou errado. Aqui, inclui-se a iniciação sexual
precoce, a prática da homossexualidade, a fornicação, o adultério e a
prostituição (1 Co 6.10). Nessa esteira, temas como o aborto, a gravidez
indesejada e a desconstrução da família são radicalizados pelo ativismo
ideológico do movimento.
3. Ataques à família tradicional.
A Escritura ensina que o casamento é
monogâmico, heterossexual e indissolúvel (Mt 19.5,6), tendo o homem como líder
da família (Ef 5.23). Porém, para a ideologia do ativismo feminista, essa forma
bíblica de matrimônio escraviza a mulher, obriga o casal a ter relações sexuais
apenas com o seu cônjuge e tiraniza os laços conjugais que não podem ser
rompidos. Nesse sentido, a visão marxista é de desconstrução da família
tradicional, promoção da liberdade sexual e dissolução do matrimônio. Esse
conceito exerce forte influência no movimento feminista. Desse modo, o ativismo
radical rejeita a maternidade, faz apologia ao aborto, considera ofensivo o
papel da mulher como auxiliadora, enaltece a lascívia e engaja-se em uma luta
de gênero contra os homens.
SINÓPSE II
A erosão da feminilidade é representada pelo ativismo
feminista, sua defesa da suposta “liberdade sexual” e de seus ataques ao modelo
de família tradicional.
Auxílio
VIDA CRISTÃ
QUANDO UMA
VIRTUDE CRISTÃ SE TORNA OFENSIVA
“Quando o feminismo
começou a infiltrar-se no meio evangélico, a ideia de submissão ficou ofensiva
às mulheres cristãs, em vez de ser a parte central de sua identidade como
filhas de Deus. Esta realidade apresenta um problema sério para as mulheres que
desejam viver vidas piedosas. A ideologia feminista não pode manter o lugar
central em nossa vida. As razões disso são apresentadas pela Dra. Kirsten
Birkett, em seu livro The Essence of Feminism (A Essência do Feminismo): ‘O
feminismo é um movimento interesseiro, sem filosofia sustentável, uma história
engendrada e uma moralidade incoerente. Não traz liberdade e satisfação para as
mulheres e não corrigirá as injustiças’.
Todos os crentes, homens e mulheres, são chamados a submeterem-se de boa
vontade e com alegria ao que sabemos e confiamos acerca de Deus — que Ele
deseja que tenhamos uma vida de bênção. Essa vida de bênção é encontrada
submetendo-se à amorosa soberania de Deus e à ordem de Deus neste mundo. A
submissão é o caminho da bênção” (HUGHES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã.
Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.33-34).
III – MULHER VIRTUOSA: SÍMBOLO BÍBLICO DE FEMINILIDADE
1. Modelo de esposa fiel.
A mulher virtuosa é de inestimável
valor (Pv 31.10). Por isso, a Bíblia declara que “o coração do seu marido está
nela confiado” (Pv 31.11a) e revela total confiança do esposo na sua mulher.
Assim, a conduta dessa esposa é ilibada em todas as áreas, tais como: lealdade
conjugal, pureza sexual, administração do lar e das finanças. Além disso, o
excelente gerenciamento dessa mulher não coloca a família em necessidade. Por
isso, nessa casa “nenhuma fazenda faltará” (Pv 31.11b) e ao marido “ela lhe faz
bem e não mal, todos os dias da sua vida” (Pv 31.12). Ela lhe proporciona
contínuo bem-estar, é uma mulher confiável e não é instável. Suas ações
inspiram a indispensável confiança que faz de seu marido um homem bem-sucedido
(Pv 31.23).
2. Padrão de mãe amorosa.
A mulher virtuosa é também uma mãe
dedicada: “se levanta e dá mantimento à sua casa” (Pv 31.15a). Ela acorda
quando ainda está escuro e providencia a refeição para a família. Pelo
bem-estar de seu marido e filhos, ela gerencia as diversas tarefas do lar (Pv
31.15b). Ela é uma mãe protetora, seus filhos estão adequadamente vestidos
tanto no calor como no frio: “não receia a neve por seus familiares, pois todos
eles vestem agasalhos” (Pv 31.21 - NVI). Essa mãe virtuosa educa sua prole com
sabedoria e bondade (Pv 31.26). Antecipa-se as dificuldades domésticas e “não
come o pão da preguiça” (Pv 31.27). Os filhos reconhecem seu incalculável valor,
a elogiam, agradecem e retribuem o amor recebido dessa ditosa mãe (Pv 31.28a).
3. Exemplo de administradora e
empreendedora.
A mulher virtuosa é uma notável
administradora. Como empreendedora adquire tecidos, confecciona roupas, lençóis
e colchas de boa qualidade (Pv 31.15,22). Negocia bens importados e de elevado
padrão para a sua casa (Pv 31.14). Compra propriedades e gerencia negócios
lucrativos (Pv 31.16). Administra a produção e as vendas de seu empreendimento
(Pv 31.18,24). Generosa e sensível, ajuda aos pobres e necessitados (Pv 31.20).
Cheia de energia e de bom caráter é autoconfiante em relação ao futuro (Pv
31.25). Essa esposa, mãe e empreendedora é louvada por sua família (Pv
31.28,29). O seu valor imensurável não reside na aparência física, mas em um
coração temente a Deus (Pv 31.30). O exemplo e as virtudes dessa mulher serão
publicamente reconhecidos (Pv 31.31).
SINÓPSE III
A mulher virtuosa é um símbolo bíblico que tem a ver
com a esposa fiel, mãe amorosa e mulher empreendedora.
CONCLUSÃO
A Bíblia revela que homens e mulheres
se complementam (Gn 2.24). Dessa forma, marido e esposa são iguais como
pessoas, mas diferentes nas funções divinamente estabelecidas. Dentre outros
papéis, Deus confiou às mulheres a dádiva da maternidade e a tarefa de ser
auxiliadora. Essas características enobrecem e não estigmatizam as mulheres.
Contudo, a desconstrução da feminilidade as coloca em rota de colisão com a
vontade divina. Por isso, a mulher cristã é instruída a honrar a sua
feminilidade e assim glorificar a Deus em sua soberania (Lc 1.38,46-48).
REVISANDO O CONTEÚDO
1. No ato criativo, como a imagem
divina foi distribuída para Adão e Eva?
No ato criativo, a imagem divina foi
distribuída sem distinção entre eles, fazendo-os iguais diante do Altíssimo.
Adão e Eva foram criados iguais em pessoalidade, valor, honra e respeito.
2. No século 19, o que aconteceu na
Europa e nos EUA?
No século 19, acontece na Europa e nos
EUA a primeira onda do ativismo feminista. As mulheres reivindicam direitos
iguais aos homens.
3. O que a Bíblia ensina sobre o
casamento?
A Escritura ensina que o casamento é
monogâmico, heterossexual e indissolúvel (Mt 19.5,6), tendo o homem como líder
da família (Ef 5.23).
4. Cite ao menos duas características
da mulher virtuosa como mãe.
Mãe dedicada e protetora.
5. Cite ao menos duas características
da mulher virtuosa como administradora.
Fazer negócios e administrar a produção.