Lições
Bíblicas Adultos 2° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA: O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu
Comentarista: Pr. Osiel Gomes |9 de Juno de 2024
O DIA DO PASTOR
TEXTO
ÁUREO
“Segui
a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)
VERDADE
PRÁTICA
Na
jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter
uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jo 17.17
A Palavra de Deus gera verdadeira santidade
Terça - Rm 6.19-22
Um chamado para a santificação na jornada
Quarta - Rm 8.29; 1 Jo 3.2
O propósito de ser como Jesus
Quinta - 1 Co 6.11
A santificação inicial na jornada
Sexta - Ef 4.20-24,27-30
A santificação progressiva na jornada
Sábado - 1 Ts 4.13-18
A glorificação final após a jornada da vida cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Pedro 1.13-21
13
- Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14
- como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes
havia em vossa ignorância;
15
- mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a
vossa maneira de viver,
16
- porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17
- E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a
obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18
- sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos
vossos pais,
19
- mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e
incontaminado,
20
- o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21
- e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para
que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
Hinos Sugeridos: 39, 175, 339 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
A santidade é um atributo pelo qual o Senhor se faz conhecido.
Ter consciência de que Deus é santo implica ao crente tornar-se santo também
para que possa manter-se em comunhão com o Criador durante a jornada para o
Céu. Nesta lição, veremos a perspectiva bíblica de santificação, bem como os
estágios da santificação. Veremos também que a santidade é acompanhada da
justiça, atributos divinos que não se contradizem.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar a perspectiva bíblica da santificação;
II) Descrever a abrangência dos estágios da
santificação;
III) Distinguir a santidade e a justiça de Deus como
atributos inerentes à sua natureza.
B) Motivação: A santificação é um processo contínuo na vida do
crente. Ter uma vida santa é viver separado das práticas pecaminosas deste
mundo. A mente do homem natural não entende as coisas do Espírito e acha
estranho os crentes não seguirem o mesmo curso natural de pecados. Converse com
a classe sobre a forma como o crente lida com as pessoas que não professam a fé
em Jesus.
C) Sugestão de Método: O segundo tópico da lição elenca os três
estágios que a santificação abrange. Escreva na lousa os respectivos títulos em
três colunas: estágio 1 - estágio 2 - estágio 3. Com a colaboração dos alunos,
abaixo de cada coluna, escreva as características pertinentes a cada estágio da
santificação. Ao final, reforce que a santificação tem como objetivo que o
crente tenha o seu caráter transformado a fim de que se torne cada vez mais
parecido com Jesus.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Durante a jornada rumo à eternidade o crente não
pode perder a consciência da santidade divina. É a partir da percepção de que
Deus é santo que o crente prossegue em santidade e nutre uma vida de rejeição
ao pecado. O fato de desfrutarmos o amor de Deus não nos isenta da consciência
de que o juízo virá sobre as obras infrutuosas das travas as quais não podemos
compartilhar.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista
que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições
Bíblicas Adultos. Na edição 97, p. 41, você encontrará um subsídio especial
para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará
auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto
"Santo", localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão
sobre a santidade como atributo divino; 2) O texto "A Adoção de Atitudes
Cristãs", ao final do segundo tópico, amplia a reflexão sobre a conduta
cristã, inclusive, quanto ao exercício da santificação.
INTRODUÇÃO
A
palavra “consciência” nos remete a ideia de percepção a respeito de algo que
está em nossa volta, é o estado em que estamos despertos, acordados e lúcidos
no tempo presente e, por isso, sabemos que existimos. Desse jeito, o crente em
Jesus, que iniciou a sua jornada de fé com Cristo, deve estar consciente a
respeito de viver uma vida santa, sem a qual, a Bíblia afirma: “ninguém verá o
Senhor” (Hb 12.14). Nesta lição, estudaremos a importância da santidade em
nossa jornada para o Céu.
PALAVRA-CHAVE:
Santidade
I – A PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO
1.
Santificação no Antigo Testamento.
Do
hebraico qôdesh, santidade é um substantivo masculino que significa
“sacralidade”, “posto à parte”, que pode se referir a Deus, aos lugares,
coisas, algo à parte, separado. Essa palavra deriva da raiz verbal hebraica
qadash, que traz a ideia de “consagrar”, “santificar”, “preparar”, “dedicar”,
“ser consagrado”, “ser santo”, “ser santificado”, “ser separado”. Nesse
sentido, a palavra qôdesh aparece cerca 469 vezes no Antigo Testamento como
santidade (Êx 15.11), coisa santa (Nm 4.15), santuário (Êx 36.4). Outrossim, o
adjetivo qâdôsh, muito presente no Pentateuco, os primeiros livros da Bíblia,
traz a ideia de um dia, uma pessoa ou uma nação inteiramente consagrada,
separada, santificada a Deus (Gn 2.3 Êx 19.6).
2.
No Novo Testamento.
O
verbo grego hagiadzô, quer dizer “santificar”, traz a ideia de “tornar santo”,
“purificar ou consagrar”, “venerar”, “ser santo”. Esse termo abrange o sentido
de o crente tornar-se puro, de modo a estar purificado e santificado por obra
graciosa do Espírito Santo (1 Co 6.11). Nesse sentido, no Novo Testamento, a
santidade operada na vida do crente é uma obra autêntica do alto (Ef 5.26; 1 Ts
5.23).
3.
A santidade exigida pela Palavra.
Em
nossa jornada cristã rumo ao Céu, a Palavra de Deus exige santidade em todas as
áreas de nossa vida. Isso porque a palavra da verdade nos santifica (Jo 17.17).
Desse modo, o crente em Jesus não pode ter compromisso com o comportamento
pecaminoso, visto que em sua lida diária, ele tem um compromisso de buscar um
estilo de vida santo, pois sabe que sem ele não podemos ver o Senhor (Hb
12.14).
SINÓPSE I
A Palavra de Deus aponta o estilo de vida
santo sem o qual não podemos agradar a Deus.
AUXÍLIO
BIBLIOLÓGICO
Santo
“Santidade é um atributo de Deus e de tudo o que é adequado para
associação com Ele. Somente o Senhor é intrinsecamente santo (Ap 15.4). Deus
Pai é santo (Jo 17.11), assim como o Filho (At 3.14), ao mesmo tempo que ‘Santo’
é a designação característica do Espírito de Deus (Sl 51.11; Mt 1.18). O nome
de Deus é santo (Lc 1.49), assim como o seu braço (Sl 98.1), caminhos (Sl
77.13) e palavras (Sl 105.42).
Com referência ao próprio Deus, a santidade pode indicar algo como
a sua singularidade e está associada a atributos como a glória (Is 6.3),
justiça (Is 5.16) e zelo, ou seja, a preocupação com a sua reputação (Js
24.19).
A morada de Deus é no Céu (Sl 20.6), e ‘santo’ funciona em alguns
contextos como equivalente virtual de celestial (11.4). O trono de Deus é santo
(47.8), e os anjos que o cercam são ‘santos’ (89.5; cf. Mc 8.38). Um corolário
da santidade de Deus é que Ele deve ser tratado como santo (Lv 22.32), ou seja,
honrado (Lv 10.3), adorado (Sl 96.9) e temido (Is 8.13)” (Dicionário Bíblico
Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 452).
II – A SANTIFICAÇÃO E SEUS ESTÁGIOS
1.
A realidade da santificação.
A
partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação,
podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o
pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7). Em primeiro lugar, a
santificação é um ato de separação do mundo. Em segundo, ela é um processo cujo
propósito é levar o cristão a se tornar semelhante ao nosso Senhor Jesus Cristo
(Rm 8.29). Assim, a santificação busca aperfeiçoar o crente de modo que a
imagem de Cristo se reflita plenamente em sua vida (2 Co 7.1; Ef 4.12,13;
5.26). Nesse caso, a santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos
três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e
Glorificação.
2.
Três estágios da santificação.
Em
primeiro lugar, a santificação do crente inicia com o Novo Nascimento, pois por
intermédio do Espírito Santo, o crente é declarado justo diante de Deus,
completamente regenerado, declarado sem pecado; trata-se da santificação
inicial ou posicional (1 Co 6.11). Em segundo lugar, há o estágio progressivo
da santificação neste mundo, em que o crente se despoja do “velho homem” e vai
se revestindo do “novo homem” até alcançar a perfeita imagem de Cristo (Gl
5.16-18; Ef 4.20-24,27-30). Esse estágio leva ao último: o da glorificação.
Esse é o momento em que o crente será como Jesus é (Rm 8.29; 1Jo 3.2) e
receberá um corpo ressurreto tal qual o do nosso Senhor, por ocasião da sua
aparição após a ressureição (Jo 20.24-29; cf. 1 Ts 4.13-18).
3.
O alvo da santificação.
Segundo
o estudo dos três estágios da santificação, percebemos que o propósito da
santificação é tornar o crente perfeitamente coerente com a plenitude do
caráter divino (Mt 5.8). Nesse aspecto, todo crente regenerado é chamado por
Deus para ouvir, guardar e praticar seus mandamentos, de modo que seja a sua
santa habitação de Deus (Jo 14.23).
SINÓPSE II
A santificação trata-se de um ato, um
estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
A Adoção de Atitudes Cristãs
“A
obediência tem duas dimensões: a positiva e a
negativa. Os filhos de Deus não devem se conformar com os desejos pecaminosos
que tinham no passado; antes, devem ‘ser santos’ em tudo que fizerem (1 Pe
1.15). Isso porque aquele que os chamou é santo. Isto é, Deus é o modelo de
conduta e comportamento para seus filhos. Obviamente, os filhos de Deus devem
refletir a característica de santidade da família — uma característica
nitidamente diferente daquela de seu antigo estilo de vida (1.14; 2.1; 4.3). Na
terminologia contemporânea, esse relacionamento entre o Pai e a conduta dos
filhos é chamado de ‘modelo de conduta’. Essa obrigação de santificação inclui
obediência às Escrituras, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’
(1.16). [...] Portanto, como salvação é uma questão de graça e aquele que
convoca à salvação é santo, torna-se imperativo que os leitores de Pedro também
sejam santos. Entretanto, a fim de que possam obedecer a essa ordem, devem
adotar atitudes e condutas que estejam de acordo com seu santo modelo. Uma
atitude negativa seria insistir em permanecer em sua antiga conduta de desejos
pecaminosos (1.14); e a positiva seria ter uma atitude de autocontrole (1.13).
Devem assumir a identidade de serem santos (1.15, 16). À medida que o povo de
Deus atender a essa ordem de santificar sua vida, adotará novas atitudes em
relação ao pecado (2.1-3), ao Estado (2.13-17), à escravidão (2.18-25) e ao
casamento (3.1-7)” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2.
Romanos-Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 897-98).
III – O JULGAMENTO DO DEUS SANTO
1.
O Deus Santo.
A
Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is
57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém
pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2). Desse modo, a Bíblia afirma enfaticamente
que Deus é Santo. Assim, Ele é o nosso parâmetro para uma vida de santidade,
conforme registra o texto bíblico: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso
Deus, sou santo” (Lv 19.2; cf. 1 Pe 1.16). Portanto, à luz da santidade de
Deus, somos chamados a ser santos em nossa jornada.
2.
Santidade exigida a todos os crentes.
A
Igreja de Cristo neste mundo é o santuário dedicado ao Senhor (Ef 2.21). Por
meio do nosso amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo, a Igreja foi santificada
para apresentar-se gloriosa, santa e sem defeito diante de Deus (Ef 5.26,27).
Por isso, como membros do Corpo de Cristo neste mundo, comprados pelo seu
precioso sangue, somos exortados e convocados a andar em santidade (Hb 12.14).
Empenhemo-nos a nos consagrarmos a Deus em verdadeira santidade (Rm 12.1)!
3.
Santidade e justiça de Deus.
Biblicamente,
a santidade e a justiça são atributos divinos que se relacionam. Como vimos,
essa virtude aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem
afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5). Tudo em Deus é
santo, puro e verdadeiro. A justiça dEle aponta para a sua retidão, para a
harmonia de sua justiça com a Lei. Desse modo, compreender a santidade e a
justiça de Deus como atributos é importante para reconhecermos que Ele é santo,
reto, justo e verdadeiro. E que, por isso, jamais deixará o ser humano impune
diante de sua rebelião contra a sua santidade e justiça (Gn 6.12,13).
SINÓPSE III
Nenhum ser humano ficará impune diante da
santidade e justiça de Deus.
CONCLUSÃO
Na
jornada para o Céu, o cristão precisa desenvolver uma consciência da santidade
de Deus para que possa tomá-la como o padrão perfeito de vida. Devemos sempre
progredir em santidade desde o momento em que iniciamos a vida com Cristo até o
final de nossa jornada (1Jo 2.3). Estamos no tempo de ser conscientes de que
Deus ama a todos e não deseja que ninguém se perca. Todavia, os que rejeitam
uma vida santa e se entregam ao pecado sofrerão a condenação eterna, pois
santidade e justiça são atributos de Deus que não se contradizem.
REVISANDO O CONTEÚDO
1.
O que a Palavra de Deus gera?
A
Palavra de Deus santifica o crente.
2. Segundo a lição, o que queremos dizer com santificação?
A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7).
3.
Mencione os três estágios da santificação.
A
santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios:
Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.
4.
Como a Bíblia revela Deus?
A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2).
5. Para o que a Bíblia aponta a santidade de
Deus?
Aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5).
4.
Qual foi a advertência de Paulo em relação à Ceia do Senhor?
Concernente à celebração da Ceia do Senhor, Paulo advertiu sobe o perigo de participar da Ceia indignamente (1 Co 11.27).
5.
O que a Ceia do Senhor celebra?
A
Ceia do Senhor celebra a morte e ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A
Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou (1 Co 15.1-4).