Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2019 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 3 de Fevereiro de 2019
TEXTO ÁUREO
Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo,
e ele fugirá de vós. (Tg 4.7)
VERDADE PRÁTICA
O
Senhor Jesus provou na tentação do deserto que o Diabo não é invencível.
LEITURA DIÁRIA
SEG.Sl 37.8: Quem resiste ao mal
abandona a ira
TER. Pv 6.16-19: As sete coisas às
quais devemos resistir porque Deus as aborrece
QUA. Ef 4.27: Resistir ao Diabo é
não dar lugar a ele
QUI. Ef 6.13: Temos a armadura de Deus para
resistir no dia mau
SEX. 1 Pe 5.9: A resistência ao
Diabo e ao pecado deve ser firme na fé em Jesus
SÁB. Ap 12.11: Os vencedores são os
que resistem ao mal pelo sangue do Cordeiro
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Tiago
4.1-10
1-
Donde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber,
dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2-
Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar;
combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.
3-
Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4-
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra
Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de
Deus.
5-
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem
ciúmes?
6-
Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém,
graça aos humildes.
7-
Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8-
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de
duplo ânimo, purificai o coração.
9-
Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em
pranto, e o vosso gozo, em tristeza.
10-
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
HINOS
SUGERIDOS: 157. 323, 491 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Estabelecer a perspectiva bíblica de resistência ao
Diabo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I- Falar a respeito dos destinatários, conteúdo e tema da epístola;
II- Refletir a respeito dos deleites da vida;
III- Conscientizar que devemos resistir o Inimigo.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Para a lição desta semana é imprescindível o estudo sobre a epístola de
Tiago. Vamos estudar acerca da resistência que devemos ter contra o Maligno. O
texto em análise na presente lição é Tiago 4.1-10, uma seção bíblica que trata
do tema de santidade. Ou seja, você deve estudar o panorama geral da epístola e
o assunto doutrinário de santidade. Nesta seção, veremos que resistir ao Diabo
é, na verdade, submeter-se à vontade de Deus, resistindo às tentações da carne
que tentam nos impor um estilo mundano de vida. Aqui, Tiago nos faz um chamado
à santidade!
INTRODUÇÃO
Essa
seção da epístola de Tiago é, em outras palavras, um chamado à santidade. A
carta é dirigida aos cristãos do primeiro momento da história sagrada. Tiago
mostra que resistir ao Diabo já era um bom começo. A presente lição esclarece
por que devemos resistir às paixões e mostra ainda que a amizade com o mundo é
inimizade contra Deus.
Um
bom início de preparação para a aula desta semana é estudar a Carta de Tiago.
Assim, é possível compreender bem contexto em que se encontra a seção que nos
interessa. Logo, será possível perceber em seus estudos que o contexto da seção
versa a respeito do "chamado à santidade". Esse procedimento é
importante porque a ausência dele permite ao movimento moderno de "batalha
espiritual" distorcer e forçar tanto o texto bíblico.
PONTO CENTRAL
O Diabo não é
invencível.
Veja também:
1)
O Poder do Nome de Jesus – Clique
Aqui
l - A EPÍSTOLA DE
TIAGO
A
Epístola de Tiago é o escrito mais antigo do Novo Testamento e tem por objetivo
evitar desentendimentos entre os discípulos de Cristo. Segundo a maioria dos
expositores bíblicos, a sua composição não vai além do ano 45 d.C.
1. Destinatários.
A
carta foi dirigida especificamente aos primeiros cristãos dispersos, de origem
judaica, pelo vasto império romano (Tg 1.1); e, de maneira geral, a todos os
crentes em Jesus em todos os lugares e em todas as épocas. Trata-se de um livro
prático, muito próximo do Sermão do Monte proferido por Jesus em Mateus 5 a 7 e
importantíssimo para a conduta do cristão.
2. Conteúdo.
O
conteúdo da epístola parece confirmar essa antiguidade, isso pelos aspectos
cristológicos praticamente ausentes. O nome de Jesus só aparece duas vezes nos
seus cinco capítulos (Tg 1.1; 2.1). Há pouco ensino doutrinário, pois a
assembleia dos discípulos era ainda tida como sinagoga: "Porque, se entrar
na sinagoga de vocês um homem" (Tg 2.2, Nova Almeida Atualizada). O termo
"igreja" aparece aqui (Tg 5.14), mas o emprego da palavra
"sinagoga" como alternativa mostra que Tiago vem de uma época em que
os discípulos eram chamados de "o movimento de Jesus".
3. Tema.
Ao
separar a fé das obras, a epístola enfatiza o cristianismo prático e nos dá
munição para resistir ao Inimigo e ao pecado. Tiago retoma o tema tratado no
capítulo anterior sobre a "amarga inveja em sentimento faccioso em vosso
coração" (Tg 3.14), próprio de uma sabedoria "terrena, animal e diabólica"
(Tg 3.15) e presente na vida daqueles primeiros cristãos. Esses problemas vêm
atravessando os séculos e hoje não é diferente, pois o problema da natureza
humana permanece o mesmo. O ensino aqui está tratando do caráter cristão que
precisa ser afinado com o sentimento de Cristo.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A carta de Tiago foi dirigida aos primeiros
cristãos dispersos no império romano e enfatiza um cristianismo eminentemente
prático.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para
introduzir a lição dessa semana, sugerimos reproduzir o esquema proposto
conforme a sua possibilidade e fazer uma exposição geral a respeito da
epístola.
Epístola de Tiago
Autor
|
Tiago
|
Propósito
|
(1)
Encorajar crentes judeus que enfrentavam várias provações por causa da fé;
(2)
corrigir crenças ou ensinos errôneos acerca da natureza da fé salvífica;
(3)
instruir os leitores a fim de viverem um cristianismo prático de retidão e
boas obras.
|
Principais características
|
(1)
Mais da metade dos versículos têm caráter imperativo;
(2) É
um livro de princípios para a vida semelhante ao mesmo propósito dos
Provérbios do AT;
(3)
Mais do que qualquer outro texto do NT a epístola de Tiago destaca o devido
relacionamento entre a fé e as obras.
|
II - OS DELEITES DA
VIDA
Tiago
emprega aqui uma metáfora que ainda hoje usamos em nossos debates, discussões e
conversas sobre dificuldades nas mais diversas áreas da vida.
1. Guerras e pelejas
(v.1).
Há
quem afirme que essas guerras e pelejas sejam uma referência às disputas
internas que havia entre os judeus de Jerusalém nos levantes contra Roma. A
população da Judeia estava dividida nessa época sobre a luta pela libertação do
poder romano. Mas não é disso que Tiago está falando aqui. Essas palavras
metafóricas são pesadas e mostram o nível das disputas entre os crentes por
causas dos deleites, ou seja, os maus desejos interiores (v.2). Não se trata
aqui de debates teológicos entre os mestres. A expressão "guerras e
pelejas" refere-se às discussões acirradas sobre "o meu e o teu",
e isso é muito grave.
2. Os deleites.
Ou
maus desejos que eram a motivação dessas pelejas: "dos vossos
deleites" (v.1). O termo "deleites" (vv. 1,3) é hedoné que aparece cinco vezes no Novo
Testamento para descrever deleites ou prazeres ilícitos (Lc 8.14; Tt 3.3; Tg
4.1,3; 2 Pe 2.13). Originalmente significava o prazer experimentado pelo
sentido do paladar, posteriormente por meio dos outros sentidos e da mente; no período
helenista, o conceito se restringiu ao significado de "gozo sensual,
deleite sexual". É a procura indiscriminada do prazer. O hedonismo permeia
o pensamento pós-moderno. Hoje, qualquer esforço disciplinado ou o mínimo de
sacrifício para se atingir um objetivo são tratados com profundo desgosto.
3. Cobiçosos e
invejosos (v.2).
A
versão bíblica ARC (Almeida Revista e Corrigida) omite aqui o verbo
"matar" que consta do texto grego: "Vocês cobiçam e nada têm;
matam e sentem inveja" (Nova Almeida Atualizada). Esse homicídio não é
literal; diz respeito ao ódio, que é como homicídio aos olhos de Deus (Mt
5.21,22; 1 Jo 3.15). A cobiça é o desejo excessivo de possuir o que pertence ao
outro, e a inveja é um sentimento de tristeza e pesar pela alegria, felicidade
e sucesso de outra pessoa. O cristão deve se contentar com o que tem (Lc 3.14;
Fp 4.12; Hb 13.5). Cabe aqui ressaltar que esse ensino não é uma apologia à
pobreza e à miséria, pois não é pecado desejar e buscar, de maneira lícita,
tudo o que é útil à vida, desde que os nossos desejos sejam afinados com os de
Deus.
4. Adúlteros e
adúlteras (v.4).
Tiago
continua a linguagem metafórica usada desde o Antigo Testamento para descrever
a apostasia de Israel e sua infidelidade a Javé, seu Deus. A infidelidade a
Deus é em si mesma um adultério espiritual. Tiago especifica que se trata de um
assunto que envolve homens e mulheres. Assim como a intimidade, o amor, a
beleza, o gozo e a reciprocidade que o casamento proporciona fazem dele o
símbolo da união e do relacionamento entre Cristo e a sua Igreja (2 Co 11.2; Ef
5.31-33; Ap 19.7). A antítese segue nessa mesma linha de pensamento, pois de
igual modo à infidelidade de Israel, da Igreja ou de um cristão é chamada na
Bíblia de adultério espiritual, ou prostituição e fornicação espiritual (Jr
3.8; Ez 16.32; Ap 2.20).
SÍNTESE DO TÓPICO
II
As guerras e as pelejas, conforme semanticamente expostas, são
consequências dos desejos por deleites da vida. A cobiça, a inveja e o
adultério são frutos disso.
SUBSÍDIO
DOUTRINÁRIO
Para contrapor a ideia de vida egoísta e de pecado, leve em
conta este belíssimo texto doutrinário sobre o ensino de John Wesley: [...]
Wesley incita os cristãos no caminho da perfeição completa para empreender
obras de misericórdia e de piedade. Ele observa: 'É por meio da paciente
continuação em fazer o bem, em usar toda a graça que já lhe foi concedida, que
você deve buscar o dom completo de Deus, a completa renovação de sua alma, a
completa libertação do pecado'. Em termos de obras de misericórdia em
particular, os crentes devem servir os pobres com vigor e sacrifício diligente,
ministrando acerca de suas necessidades materiais e espirituais. Na verdade, em
1748, Wesley escreve que as pessoas engajadas em ministrar aos oprimidos 'fazem
o bem o máximo que podem, até mesmo para o corpo dos homens". Mas, a
seguir, indicando sua preferência por um ministério global, ele acrescenta:
'Muito mais ele se regozijará se puder fazer algum bem para a alma de algum
homem'. E dois anos depois, Wesley continua esse tema em seu sermão [...]
(Sobre o Sermão do Monte de nosso Senhor, Décimo Terceiro Discurso) em que
escreve: 'Além de tudo isso, você é zeloso com as boas obras? Você, quando tem
tempo, faz o bem a todos os homens? Você alimenta o faminto, e veste o nu, e
visita o órfão e viúva em sua aflição? Você visita os que estão doentes? Ajuda
o que está preso? Você acolhe o estrangeiro? Amigo, suba mais alto. [...] Ele
capacita-lo a trazer os pecadores das trevas para a luz, do poder de Satanás
para o de Deus'" (COLLINS, Kenneth. Teologia de John Wesley: O Amor Santo
e a Forma da Graça. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 372-73).
III - RESISTINDO AO
INIMIGO
A
ideia de Tiago, ao concluir essa seção da epístola, é a mesma exortação que fez
o apóstolo Pedro, inspirado por Levítico 11.44; 19.2; 20.7: "mas, como é
santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de
viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe
1.15,16).
1. Tiago apresenta a
receita para resistir ao Inimigo.
Ele
mostra que o Espírito Santo está em nós (v.5), o que é confirmado em outras
partes do Novo Testamento (1 Co 3.16; 6.19; Ef 2.22). Na verdade, o
cristianismo é a única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo
14.16,17). Assim, o Espírito Santo em nós não quer um coração dividido: "É
com ciúme que por nós anseia o espírito, que ele fez habitar em nós?"
(v.5, Nova Almeida Atualizada). Essa vantagem nos permite viver uma vida santa
e resistir ao Inimigo. Nisso temos a ajuda de Deus, que "resiste aos
soberbos, dá, porém, graça aos humildes" (v.6).
2. A submissão a
Deus.
Essa
submissão e humildade a Deus é descrita de várias maneiras, como "resistir
ao diabo" (v.7) e se aproximar de Deus; limpar as mãos, "vós de duplo
ânimo" (v.8). O duplo ânimo diz respeito aos crentes indecisos e divididos
em suas decisões entre Deus e o mundo (Tg 1.8). Jesus disse que ninguém pode
servir a dois senhores (Mt 6.24). As mãos são instrumentos das ações e o
símbolo de toda a conduta. Para que elas sejam limpas, é necessário primeiro um
coração purificado (Sl 24.4; 1 Pe 1.22).
3. Os lamentos e os
resultados.
Tiago
continua com as suas exortações: sentir as nossas misérias, lamentar, chorar,
substituir o riso pelos lamentos, sentir angústia e nos humilhar diante de Deus
(v.9). Essas exortações resultam em bênçãos, entre elas, a de que o Diabo
fugirá de nós, e o Senhor nos "exaltará" (v.10). Trata-se de uma
vitória completa em Cristo.
SÍNTESE DO TÓPICO
III
Para resistirmos o Inimigo, precisamos
submeter-nos a Deus.
SUBSÍDIO
VIDA CRISTÃ
Para concluir a lição desta semana, sugerimos uma reflexão com
os alunos acerca do "ser cristão". Ora, ser cristão é submeter-se
inteiramente a Cristo. Mas o que isso significa na prática? Faça essa reflexão
a partir deste texto da espiritualidade clássica pentecostal: “O segredo do
Cristianismo está em ser. Está em ser possuidor da natureza de Jesus Cristo. Em
outras palavras está em ser: Cristo em caráter; Cristo em demonstração; Cristo
em poder de transmissão. Quando o indivíduo se entrega ao Senhor e se torna
filho de Deus, ele passa a ser como um cristo-homem - um cristão. Tudo o que a
pessoa faz e diz dali em diante deve ser à vontade, as palavras e as obras de
Jesus, da mesma maneira como Jesus falou e fez absoluta e completamente a
vontade do Pai" (LAKE, John G. Devocional. Série: Clássicos do Movimento
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.43-44).
CONCLUSÃO
Tiago
relaciona uma série de exortações que, se praticadas em conjunto, resultarão na
completa resistência ao Inimigo de nossa alma. O que Deus espera de nós é que
sejamos santos como Ele é santo. Resistir ao Inimigo, no contexto de Tiago,
resume-se em que cada um de nós sujeitemos-nos à vontade de Deus e cheguemo-nos
a Ele; e devemos ainda purificar as mãos e limpar o coração. É essa dependência
de Deus que nos leva à vitória em Cristo.
PARA REFLETIR
•
O que mostra a palavra "sinagoga" em
Tiago 2.2?
O emprego da palavra "sinagoga" como alternativa mostra que
Tiago vem de uma época em que os discípulos eram chamados de "o movimento
de Jesus".
•
A que se refere à expressão "guerras e
pelejas"?
A expressão "guerras e pelejas" se refere às discussões
acirradas sobre "o meu e o teu".
•
O que só o cristianismo tem e que fez dele a única
religião do planeta com tal característica?
Na verdade, o cristianismo é a única religião do planeta que tem o
Espírito Santo (Jo 14.16,17).
•
O que significa a expressão "duplo ânimo"
(Tg 4.8)?
O duplo ânimo diz respeito aos crentes indecisos e divididos em suas decisões
entre Deus e o mundo (Tg 1.8).
•
Quais as bênçãos resultantes das exortações de
Tiago?
Essas exortações resultam em bênçãos, entre elas a de que o Diabo fugirá
de nós, e o Senhor nos "exaltará" (v.10).