1. Significado
A
palavra "espiritismo" tem sua origem no vocábulo francês espiritisme.
É uma doutrina filosófico-religiosa "baseada na crença da comunicação
entre os vivos e os mortos" (Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa,
Celso Pedro Luft).
Segundo o Aurélio, é uma "doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados". Esta última definição engloba os dois aspectos básicos do espiritismo: a comunicação com os mortos e a reencarnação - doutrinas antibíblicas e anticristãs.
Segundo o Aurélio, é uma "doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados". Esta última definição engloba os dois aspectos básicos do espiritismo: a comunicação com os mortos e a reencarnação - doutrinas antibíblicas e anticristãs.
2. Origens
O
espiritismo, enquanto tentativa de contato com os mortos, faz parte da tradição
de vários povos, como os egípcios, caldeus, hindus, assírios etc. "O
espiritismo que hoje se expande no Brasil e no mundo nada mais é do que a
continuação da necromancia e do ocultismo praticados pelos povos antigos"
(Porque Deus Condena o Espiritismo, Jefferson Magno Costa, p. 20). O movimento
compreende várias tendências ou manifestações, desde a umbanda, quimbanda e
demais manifestações afro-brasileiras, passando por organizações místicas e de
caridade, até o espiritismo de mesa ou kardecismo - este iniciado em 1857,
quando foi publicado o Livro d Espíritos, pelas mãos de Allan Kardec. Para ele,
espírita ― é todo aquele que acredita nas manifestações dos espíritos (Livro
dos Médiuns, p. 44).
O espiritismo é, sem dúvida, uma das heresias que
mais cresce no mundo hoje. O Brasil, particularmente, detém o triste recorde
de ser o maior reduto espiritista do mundo. O seu crescimento se dá, em grande
parte, devido ao fascínio que os seus ensinos exercem sobre as mentes das
pessoas desprovidas do verdadeiro conhecimento, e alienadas de Deus.
Alheio à Palavra de Deus, e divorciado de toda a
verdade, o espiritismo tem se constituído numa espécie de "profundezas de
Satanás", pronto a tragar pessoas incautas que estão a buscar a Deus em
todos os lugares e por todos os meios.
3. RESUMO HISTÓRICO DO
ESPIRITISMO
O espiritismo constitui-se no mais antigo engano
religioso já surgido. Porém, em sua forma moderna como hoje é conhecido, o seu
ressurgimento se deve a duas jovens norte-americanas, Margaret e Kate Fox, de
Hydeville, Estado de Nova Iorque.
3.1. Estranhos
Fenômenos
Em dezembro de 1847, Margaret e Kate,
respectivamente de doze e dez anos, começaram a ouvir pancadas em diferentes
pontos da casa onde moravam. A princípio julgaram que esses ruídos fossem
produzidos por camundongos e ratos que infestavam a casa. Contudo, quando os
lençóis começaram a ser arrancados das camas por mãos invisíveis, cadeiras e
mesas tiradas dos seus lugares, e uma mão fria tocou no rosto de uma das
meninas, percebeu-se que o que estava acontecendo eram fenômenos sobrenaturais.
A partir daí, as meninas criaram um meio de comunicar-se com o autor dos
ruídos, que respondia às perguntas com um determinado número de pancadas.
3.2. Expansão
do Movimento
Partindo desse acontecimento, que recebeu ampla
cobertura dos meios de comunicação da época, sessões espíritas propagaram-se
por toda a América do Norte. Na Inglaterra, porém, a consulta aos mortos já
era muito popular entre as camadas sociais mais elevadas. Por conseguinte, os
médiuns norte-americanos encontraram ali solo fértil onde a semente do
supersticionismo espiritista haveria de ser semeada, nascer, crescer, florescer
e frutificar. Na época, outros países da Europa também foram visitados com
sucesso pelos espíritas norte-americanos.
Na França, a figura de Allan Kardec é a principal
dos arraiais espiritistas. Léon Hippolyte Rivail (o verdadeiro nome de Allan Kardec),
nascido em Lião, em 1804, filho de um advogado, tomou o pseudônimo de Allan
Kardec por acreditar ser ele a reencarnação de um poeta celta com esse nome.
Dizia ter recebido a missão de pregar uma nova religião, o que começou a fazer
a 30 de abril de 1856. Um ano depois, publicou O Livro dos Espíritos, que
muito contribuiu na propaganda espiritista. Dotado de inteligência e
inigualável sagacidade, estudou toda a literatura afim disponível na Inglaterra
e nos Estados Unidos, e dizia ser guiado por espíritos protetores.
Notabilizou-se por introduzir no espiritismo a ideia da reencarnação. De 1861 a
1867, publicou quatro livros: Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o
Espiritismo, Céu e Inferno e Gênesis.
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4. ESTRUTURA
E DESENVOLVIMENTO
4.
1. No Brasil.
As
manifestações de cunho espírita são muito antigas no país, ainda que não fossem
conhecidas por esse nome a princípio. Antes do descobrimento do Brasil, os
índios praticavam diversos rituais de pajelança. Depois vieram os portugueses,
com sua fachada cristã, mas envolvidos com a bruxaria europeia. Finalmente,
chegaram os escravos com suas tradições animistas e fetiches.
Com
respeito à sua organização formal, o espiritismo -respeitando-se, é claro, as
várias correntes e divisões posteriores - realizou sua primeira sessão no
Brasil em Salvador. Bahia, no dia 17 de setembro de 1865. A primeira publicação
se denominava Eco do Além-Túmulo, cujo lançamento se deu em 1869. Em 1° de
janeiro de 1884 foi fundada a Federação Espírita Brasileira (FEB). A revista O
Reformador surge como veículo principal de divulgação doutrinária. Hoje, o
espiritismo tem vários núcleos no Brasil e assume várias formas, tendo
espalhado suas doutrinas por um sem-número de seitas e agremiações.
4.
2. Sua força
"Brasil
Ghost - País do Outro Lado da Vida". Este é o título da reportagem de capa
da revista Manchete, de 30/11/1991, pp. 67-69. Veja o conteúdo: "Somos o
maior país espírita do mundo. Cerca de 20 milhões de brasileiros, a maior parte
vinda de outras religiões, encontraram no kardecismo a solução de seus
problemas e angústias. Só na Federação Espírita do Estado de São Paulo, cerca
de oito mil pessoas passam diariamente pela pequena sede de cinco andares da
Rua Santo Amaro, no Bairro da Bela Vista. Ali são ministrados os mais variados
cursos sobre kardecismo, além de palestras e passes para transmissão de
energia".
O
mais célebre médium do Brasil é Chico Xavier, que num artigo publicado pela
revista Isto E/Senhor, n° 1147, de 18/9/91, pp. 32-37, é chamado de
"Senhor dos Espíritos". Lançou, no dia 2 de outubro de 1991, o
trigésimo quinto livro de sua carreira: Ação, Vida e Luz, amplamente elogiado:
"Uma obra que, como as anteriores, só deve aumentar o seu prestígio quase
lendário, que o transforma num fenômeno da fé brasileira, acima de qualquer
credo religioso".
Considerando-se
que Allan Kardec define como "espírita" todo aquele que crê nas
manifestações dos espíritos, podem-se incluir, entre os 20 milhões de
kardecistas indicados pela revista Manchete, os outros grupos religiosos que
também creem nas "manifestações" dos espíritos, entre os quais
destacamos: os umbandistas, quimbandistas, legionários da Boa Vontade, os
adeptos da Cultura Racional e do Racionalismo Cristão. Isso posto, o número de
pessoas no Brasil envolvidas com o espiritismo ascende à casa dos 70 a 80
milhões, o que pode explicar a declaração de que o Brasil é hoje "o maior
país espírita do mundo".
5.
DIVISÕES DO ESPIRITISMO NO BRASIL
1)
O Espiritismo Kardecista, que pode ser chamado de espiritismo ortodoxo, é o
que está filiado à Federação Espírita Brasileira e para o qual Allan Kardec é
considerado o Mestre Divino.
O espiritismo Kardecista é a classe de espiritismo comumente praticada no Brasil, e tem, como principais, entre as suas muitas
teses, as seguintes:
👉 Possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados.
👉 Crença da reencarnação.
👉 Crença de que ninguém pode impedir o homem de sofrer as consequências
dos seus atos.
👉 Crença na pluralidade dos mundos habitados.
👉 A caridade é virtude única, aplicada tanto aos vivos como aos mortos.
👉 Deus, embora exista, é um ser impessoal, habitando um mundo longínquo.
👉 Mais perto dos homens estão os "espíritos-guias".
👉 Jesus foi um médium e reformador judeu, nada mais que isto.
Evidentemente,
o diabo é um demagogo muito versátil e maleável, capaz de muitas
transformações. Aos psicólogos, ele diz: "Trago-vos uma nova
ciência". Aos ocultistas, assevera: "Dou-vos a chave para os últimos
segredos da criação". Aos racionalistas e teólogos modernistas, declara:
"Não estou aí. Nem mesmo existo". Assim faz o espiritismo: muda de
roupagem, como o camaleão muda de cor, de acordo com o ambiente, ainda que, na
essência, continue sempre o mesmo: supersticioso, fraudulento, mau e diabólico.
2)
A Legião da Boa Vontade. Embora não filiada à FEB. aceita a ideia de Alziro
Zarur, segundo a qual ele era a reencarnação de Kardec. Não crê que Cristo
tivesse corpo real e humano, seguindo a linha de pensamento de João Batista
Roustaing.
3)
Racionalismo Cristão.
Fundado
em 1910 por Luiz de Mattos. Luiz José de Mattos nasceu em Portugal, em 3/1/
1860. E panteísta e fala de Deus como "O Grande Foco".
"Inteligência Universal". Possui templos suntuosos em várias regiões
de São Paulo.
4)
Cultura Racional.
Fundada
por Manoel Jacintho Coelho em 1935, no Rio de Janeiro (Méier), mas divulgada a
partir de 1970, quando alcançou fama nacional. Aceita a metempsicose
(transmigração da alma até mesmo para seres inferiores).
5)
Cultos Afro-Brasileiros. Destaca-se a umbanda, seita afro-brasileira
divulgada mais como folclore do que religião, embora advogue esta última
condição. Formada pele sincretismo de cultos africanos e ameríndios com o
catolicismo europeu trazido pelos portugueses. Declara que seu objetivo é
desfazer os males invocados pela quimbanda através dos exus. Evoca, diferindo
do espiritismo kardecista, os orixás, seres dementais da natureza, mas também
os espíritos de pretos-velhos e caboclos, estes últimos considerados espíritos
de índios falecidos;
6)
Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Fundado em 1909, pelo Sr. Antônio
Olívio Rodrigues. Possui espalhados pelo Brasil milhares de tattwas, ou
centros. Aceita a doutrina reencarnacionista.
7)
Ordem Rosacruz.
Com
suas várias organizações, destacando-se a AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae
Crucis). A fraternidade segue uma tradição mística egípcia. Alega ser
originária do reinado de Amenhotep IV, imperador egípcio no ano 1353 a.C., mais
conhecido como Akhenaton.
Semelhantemente
há a fraternidade Rosacruz de Max Heindel, a FRC (Fraternidade Rosae Crucis) de
Clymer, a FRA (Fraternidade Rosacruciana Antiqua) de Krumnheller (Igreja
Gnóstica) e a Ordem Cabalística da Rosacruz (Igreja Expectante) do Sr. Léo
Alvarez Costet de Mascheville;
8)
Outros.
Finalmente,
poderíamos agrupar aqui as sociedades teosóficas e as seitas orientais
japonesas, como Seicho-No-Iê, Igreja Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Perfect
Liberty e as seitas orientais provindas do hinduísmo, como o movimento Hare
Krishna e Meditação Transcendental, entre outras, todas adeptas do
reencarnacionismo.
6.
SÍNTESE DA DIVISÃO DO ESPIRITISMO
4.1. Espiritismo
Comum
Dentre as muitas práticas dessa classe de
espiritismo, destacam-se as seguintes:
a.
Quiromancia - Adivinhação pelo exame das
tinhas das mãos. O mesmo que "quiroscopia".
b. Cartomancia - Adivinhação pela decifração de combinações de cartas de jogar.
c.
Grafologia - Estudo dos elementos
normais e principalmente patológicos de uma personalidade, feito através da
análise da sua escrita.
d. Hidromancia - Arte de adivinhar por meio da água.
e. Astrologia - Estudo e/ou
conhecimento da influência dos astros, especialmente dos signos, no destino e
no comportamento dos homens; também conhecida como "uranoscopia".
6 .2. Baixo
Espiritismo
O baixo espiritismo, também conhecido como
espiritismo pagão, inculto e sem disfarce, identifica-se pelas seguintes
práticas:
a. Vodu - Culto de
negros antilhanos, de origem animista, e que se vale de certos elementos do
ritual católico. Praticado principalmente no Haiti.
b. Candomblé - Religião dos
negros ioruba, na Bahia.
c. Umbanda - Designação dos
cultos afro-brasileiros, que se confundem com os da macumba e dos candomblés da
Bahia, xangô de Pernambuco, pajelança da Amazônia, do catimbó e outros cultos
sincréticos.
d. Quimbanda - Ritual da
macumba que se confunde com os da umbanda.
e. Macumba - Sincretismo
religioso afro-brasileiro derivado do candomblé, com elementos de várias
religiões africanas, de religiões indígenas brasileiras e do catolicismo.
6. 3. Espiritismo
Científico
O espiritismo científico é também chamado
"Alto Espiritismo", "Espiritismo Ortodoxo",
"Espiritismo Profissional" ou "Espiritualismo". Ele se
manifesta, inclusive, como "sociedade", como, por exemplo, a LBV
(Legião da Boa Vontade), fundada e presidida por muitos anos pelo já falecido
Alziro Zarur. Esta classe de espiritismo tem sido conhecida também como:
a. Ecletismo - Sistema filosófico dos que não seguem sistema algum, escolhendo de cada
um a parte que lhe parece mais próxima da verdade.
b. Esoterismo - Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da
verdade deve reservar-se a um número restrito de iniciados, escolhidos por sua
influência ou valor moral.
c. Teosofismo - Conjunto de
doutrinas religioso-filosóficas que têm por objetivo a união do homem com a
divindade, mediante a elevação progressiva do espírito até a iluminação.
Iniciado por Helena Petrovna Blavastky, mística norte-americana (1831-1891),
fanática adepta do budismo e do lamaísmo.
✍️ Referências:
•
Rinaldi, Natanael;
Romeiro, Paulo. Desmascarando as Seitas. ed.
- Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1996.
•
OLIVEIRA, Raimundo.
Seitas e Heresias: Um sinal do fim dos tempos. Casa Publicadora das Assembleias
de Deus. Rio de Janeiro, RJ, Brasil 23ª edição/2002