Recents in Beach

Subsídios EBD LIÇÃO 11: Sendo Cautelosos nas Opiniões

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 2° Trimestre de 2022

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 LIÇÃO 11: Sendo Cautelosos nas Opiniões

👉 Autoria: Marcelo Oliveira

🔍 Lição Completa Aqui

A palavra que perpassa toda a lição é CAUTELA. A palavra nos remete à ideia de prudência, cuidado e precaução. No contexto de nossa lição, a palavra cautela tem de ser aplicada ao cuidado que o seguidor de Jesus precisa ter ao emitir uma opinião a respeito do caráter do próximo. Hoje vivemos um período do “cancelamento”.

 

Reputações são destruídas por meio de um “click”, pessoas perdem empregos por causa de opinião. Ora, um cristão comprometido com as Sagradas Escrituras não pode fazer parte dessa cultura perversa. Por isso, nosso Senhor disse em seu Sermão: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mt 7.1 – NAA).

O que se quer dizer com “não julguem”?

Tomar a passagem de Mateus 7.1 isoladamente, fatalmente, faz com que se aplique um falso ensinamento. É claro que Jesus espera de nós um julgamento de valor, pois Ele ensinou a respeito de identificar os falsos profetas (Mt 7.15-20). Para isso é necessário fazer um julgamento de valor. Por exemplo, há critério sóbrio e justo para identificar um falso profeta: por meio de suas obras.


Note que não se trata de um julgamento precipitado. Assim, a força do ensino de Jesus, no Sermão do Monte, a respeito do julgamento de outra pessoa, é que o cristão deve estar consciente dos próprios erros por meio da autoavaliação para emitir um juízo de valor. Isso se faz necessário para não cair na régua dos fariseus que julgavam o outro e agiam iguais ou piores.


Por isso, trabalhe ao longo da aula a lição de modo que desestimule o espírito de crítica entre os cristãos, aquela mania de criticar, fazer julgamentos precipitados sem conhecimento de causa. Segundo o Sermão do Monte, nenhum cristão tem autorização para exercer juízo sobre o outro sem ter a consciência a respeito de sua própria “trave” ou “cisco”.


Uma proposta de aplicação

Tome o texto que se encontra no auxílio teológico do segundo tópico, e proponha as seguintes reflexões:

1) Quando você critica alguém, você criticou a si mesmo primeiro?

2) Você entende perfeitamente a prudência pessoal com relação ao julgamento do outro e o imperativo bíblico de disciplinar uma pessoa que insiste no pecado que a Bíblia condena? Compreende que um imperativo não exclui o outro?


Com base no tópico da lição, e no texto do auxílio teológico, responda essas perguntas amarrando todas as pontas que podem estar soltas na mente do aluno.

Subsídios EBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui

DICAS DE CURSOS BÍBLICOS