Provas bíblicas da existência do inferno

Qual é o conceito bíblico sobre o inferno? Quantas vezes o termo inferno aparece no Novo Testamento Bíblico? O que diz a teologia sobre a existência do inferno?

✍ O Conceito de inferno na Bíblia

O inferno é um lugar de castigo eterno e separação de Deus mencionado em muitas passagens da Bíblia.

Embora a crença no inferno possa ser controvertida em algumas religiões, os cristãos acreditam na sua existência como uma parte fundamental da doutrina cristã.

Aqui estão algumas provas bíblicas da existência do inferno:

A Bíblia fala abertamente sobre o inferno em muitas passagens.

A Bíblia fala sobre o inferno como um lugar de tormento e dor eterna.

Em Lucas 16:23, Jesus conta a história do rico avarento e do pobre Lázaro, descrevendo o inferno como "um lugar de tormento".

A Bíblia também fala sobre o inferno como um lugar de separação de Deus.

Em 2 Tessalonicenses 1:9, diz: "Eles serão castigados com a destruição eterna, longe da face do Senhor e da glória do seu poder".

Alguns argumentam que o inferno é apenas uma metáfora para o sofrimento ou o mau destino, mas a Bíblia frequentemente se refere ao inferno como um lugar real.

Por exemplo, em Mateus 25:41, Jesus diz: "E irão esses para o fogo eterno, mas os justos para a vida eterna".

A Bíblia também fala sobre a condenação eterna no inferno para aqueles que rejeitam a Deus. Em João 3:36, diz: "Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem, porém, rejeita o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus".

Ocorrências do termo inferno na Bíblia

A palavra "inferno" aparece 11 vezes no Novo Testamento. A maioria dessas referências aparece nos evangelhos de Mateus e Lucas.

No livro de Lucas, o inferno é chamado de "Gehenna", que era um vale ao sul de Jerusalém onde os lixos da cidade eram queimados.

No livro de Mateus, o inferno é chamado de "Tártaro", que é descrito como um lugar de trevas e prisão para os anjos maus.

Além disso, o Novo Testamento também menciona o inferno como um lugar de punição eterna para aqueles que rejeitam a salvação oferecida por Jesus Cristo.

Por exemplo, em Mateus 25:41, Jesus diz: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Ide, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos."

A exegese bíblica dos textos que falam do inferno nos mostra que o inferno é um lugar de trevas e punição eterna para aqueles que rejeitam a salvação oferecida por Jesus Cristo.

O que diz a teologia sobre a existência do inferno?

Aqui, apresentaremos alguns argumentos teológicos a favor da existência do inferno.

1. Em primeiro lugar, observamos que em Apocalipse 20:13-15, é descrito o julgamento final, onde aqueles que não foram salvos são lançados no "lago de fogo", que é visto como o inferno.

2. Em segundo lugar, a crença no inferno é um meio de entender o mal e o sofrimento no mundo.

Se acreditamos que as pessoas são recompensadas ou castigadas de acordo com suas ações nesta vida, isso nos ajuda a entender por que algumas pessoas têm vidas difíceis ou por que o mal parece prosperar.

Acreditar no inferno pode nos dar uma sensação de justiça e nos levar a buscar uma vida virtuosa, pois sabemos que seremos recompensados no final.

3. Em terceiro lugar, a crença no inferno pode ser vista como um meio de promover a moralidade e a bondade. Se acreditamos que existe um lugar de castigo após a morte, isso nos incentiva a sermos bons e a evitar o mal.

Isso pode nos levar a ser mais compassivos e a ajudar os outros, pois sabemos que essas ações serão recompensadas no final.

4. Em quarto lugar, a crença no inferno pode ser vista como uma forma de proteger as pessoas de si mesmas.

Se acreditamos que existe um lugar de castigo após a morte, isso nos incentiva a nos comportarmos de maneira apropriada e a evitar atitudes egoístas ou imorais que só nos trariam problemas nesta vida. Isso pode nos ajudar a sermos mais responsáveis e a tomar decisões sensatas.

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.