Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2019 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 27 de Janeiro de 2019
TEXTO ÁUREO
"E voltaram os setenta com alegria,
dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam." (Lc
10.17)
VERDADE PRÁTICA
O
relato do endemoninhado gadareno mostra a soberania absoluta de Jesus Cristo
sobre o Diabo e seus demônios.
LEITURA DIÁRIA
SEG. Lc 11.14: Jesus expulsa o
demônio da mudez
TER. Lc 4.41: Ao serem expulsos, os
demônios saíam gritando
QUA. Mt 25.41: Satanás e seus anjos
serão lançados no lago de fogo
QUI. Lc 9.1: Jesus nos deu poder
sobre os demônios
SEX. Jo 16.11; Cl
2.15: O
chefe dos demônios já foi vencido por Jesus, na cruz do Calvário
SÁB. Rm 16.20: Em breve, Deus esmagará Satanás debaixo de
nossos pés
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Marcos 5.2-13
2
E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem
com espírito imundo;
3
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém
prender;
4
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram
por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia
amansar.
5
E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e
ferindo-se com pedras.
6
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus
Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8
( Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo. )
9
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu
nome, porque somos muitos.
10
E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11
E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12
E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos,
para que entremos neles.
13
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos
porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois
mil), e afogaram-se no mar.
HINOS
SUGERIDOS: 91,112, 569 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
a respeito da autoridade de Jesus Cristo sobre os de
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I- Destacar a possessão de e sua harmonização na r bíblica;
II- Conceituar legião demo
III- Expor o poder de Jesus: demônios;
IV- Analisar o comportamento porqueiros e do povo.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A lição desta semana é um desdobramento da anterior. Na lição passada
estudamos sobre a natureza dos demônios, na atual veremos acerca da possessão demoníaca
e a autoridade de Jesus para vencê-la. É importante ressaltar que os demônios
continuam a assaltar e a prejudicar vidas e famílias inteiras. Eles continuam a
odiar o ser humano, a mais bela criação de Deus. Por isso, precisamos estar na
presença do Altíssimo, cheios do Espírito Santo, e com a autoridade do nome de
Jesus atuar na libertação de vidas que se encontram amarradas pelas correntes
do Maligno. A Igreja tem o Espírito Santo. Ela é poderosa em Deus para destruir
fortalezas. Busquemos ao Senhor! Que Deus abençoe sua classe!
INTRODUÇÃO
O
relato do endemoninhado gadareno encontra-se também em Mateus e Lucas, com
algumas variações. O fato revela informações sobre a possessão demoníaca e o
poder absoluto de Jesus sobre todo o reino das trevas. É o prenúncio da vitória
final de Cristo sobre Satanás e seus anjos. E não somente isso, mas também uma
prova viva de que podemos confiar em Jesus.
PONTO CENTRAL
Jesus Cristo tem soberania absoluta sobre o
Diabo e seus demônios.
I - A POSSESSÃO
MALIGNA
1. Harmonização nas
narrativas.
Mateus
afirma que foram dois endemoninhados (Mt 8.28). Mas Marcos e Lucas registram
apenas um (Mc 5.2; Lc 8.27). Os pormenores descritos em Marcos são de um só,
razão pela qual a narrativa está concentrada nele. Marcos e Lucas registraram
apenas o mais violento e o mais feroz deles. O outro detalhe é que Mateus
apresentou apenas um resumo do episódio, pois a sua ênfase é a autoridade de
Jesus sobre os espíritos malignos. Mateus omite o fato de o porta-voz dos
demônios se identificar como "legião" e também o desejo de o
gadareno, após sua libertação, seguir a Jesus.
2. A opressão.
Os
demônios aparecem como agentes de Satanás causadores de males, dando às suas
vítimas características típicas, como força sobre-humana (Mt 8.28; 17.15; At
19.16), poder de adivinhar (At 16.16) e conhecimento sobrenatural (v.7). Eles
atacam suas vítimas e, ao possuí-las, dominam suas faculdades mentais, levando-as
à demência (Mt 4.24; 17.15) e às vezes incapacitando-as de falar e de ver (Mt
9.32; 12.22).
3. Um quadro
estarrecedor.
O
endemoninhado gadareno vivia nos sepulcros, desnudo, e era tão violento que nem
mesmo os grilhões e as cadeias podiam detê-lo. Corria pelos montes e desertos e
se feria com pedras. O fato de procurar viver nos sepulcros já era uma
demonstração de sua total anomalia. O comportamento violento e sobrenatural do
gadareno, para sua própria destruição, e para a perturbação de seus vizinhos,
revela a natureza destruidora de Satanás.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A possessão maligna é um quadro estarrecedor narrado e
harmonizado nas narrativas dos Evangelhos.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O comentarista da lição menciona que "os pormenores
descritos em Marcos são de um só, razão pela qual a narrativa está concentrada
nele". O destaque aqui são os textos de Mateus 8,28, Marcos 5.2 e Lucas
8.27. À luz do primeiro tópico, faça um exercício comparativo desses três
textos e aponte, juntamente com a turma, "os pormenores" de ambos.
Esse exercício é muito importante, pois abre o entendimento dos alunos para a
abrangência dos Evangelhos em suas diversas facetas. É possível, assim,
compreender que os pontos distintos entre os Evangelhos não se excluem, mas
complementam-se, ratificando a fidedignidade do texto bíblico.
II - A LEGIÃO
DEMONÍACA
1. Uma legião.
Jesus
perguntou como o espírito imundo se chamava, ao que ele respondeu: "Legião
é o meu nome, porque somos muitos" (v.9). Uma legião romana era
constituída por 6.000 soldados. Ainda que o número de demônios não seja exato,
ou que Legião seja uma identidade, eles eram muitos. Eles são numerosos e
poderosos, organizados e batalham sob uma mesma bandeira, a de Satanás.
2. Expulsar e não
dialogar.
Alguns
procuram estabelecer diálogo com os demônios porque Jesus perguntou ao espírito
imundo qual era o seu nome. Isso é visto com frequência nos movimentos
neopentecostais pela mídia televisiva.
"Expulsai
os demônios" (Mt 10.8). Esta é a ordem que recebemos do Senhor, e não de
manter diálogo com eles. O Diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). Ninguém deve
acreditar nem ficar impressionado com as declarações dos demônios, porque eles
são mentirosos. Isso ocorreu porque o demônio era obrigado a confessar
publicamente quem era o responsável pela miséria do gadareno.
3. A presença de
Jesus.
O
poder e a presença de Jesus incomodam o reino das trevas. O espírito imundo
perguntou: "Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?" (Mt 8.29).
Isto mostra que a presença de Jesus é um tormento para o reino das trevas e
também que esse encontro serviu como prenúncio da condenação final do Diabo e
seus anjos (Mt 25.41).
SÍNTESE DO TÓPICO
II
A presença de Jesus expulsa qualquer legião
demoníaca.
SUBSÍDIO
DOUTRINÁRIO
Ao final desse tópico, seria importante levar o aluno um relato
consistente de um caso de possessão demoníaca em que algumas características
reais podem ser demonstradas. Sugerimos um dos casos mencionados em uma das
obras do teólogo pentecostal Myer Pearlman, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia,
onde o estudioso cita o Dr. Nevius, missionário na China, em que ali se
descreve que os casos de pessoas possuídas na China são os mesmos apresentados
nas Escrituras. Neles, as pessoas manifestam uma espécie de dupla consciência.
O Dr. Nevius exemplifica isso com o caso de uma senhora chinesa que, apesar de
estar sob a influência de um demônio, cujo impulso era fugir da presença de
Cristo, sentiu-se movida por uma influência oposta, a deixar seu lar e buscar
ajuda de Jesus. Ainda sobre esse aspecto, o Dr. Nevius chega a seguinte
conclusão: "A característica mais surpreendente desses casos é que o
processo dá evidências de outra personalidade, e a personalidade normal nessa
hora está parcial ou totalmente dormente. A nova personalidade apresenta
feições de caráter diferentes por inteiro, daqueles que realmente pertencem à
vítima em seu estado normal, e esta troca de caráter tende, com raras exceções,
para a perversidade moral e impureza... Muitas pessoas, quando possuídas de
demônios, dão evidências de um conhecimento do qual não podem dar conta em seu
estado normal. Muitas vezes parece que conhecem ao Senhor Jesus Cristo como uma
pessoa divina, e mostram aversão e temor a Ele".
III - O PODER DE
JESUS
1. Os demônios sabem
quem é Jesus.
O
relato da possessão do gadareno e de sua libertação é uma amostra do poder
absoluto de Jesus até sobre todo o reino das trevas. Os próprios demônios sabem
quem é Jesus (At 19-15) e conhecem a sua procedência: "Que temos contigo,
Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus" (Mc
1.24). Eles têm medo de Jesus e estremecem diante dEle (Tg 2.19). Jesus veio
para desfazer as obras do Diabo (1 Jo 3.8). Os demônios sabem que há um tempo determinado
para o juízo divino sobre as hostes infernais e temem por isso.
2. A soberania de
Jesus.
Nessa
passagem, vemos que aqueles demônios, ou pelo menos o porta-voz deles,
suplicando, pediram três coisas: que Jesus não os mandasse para outra região
(v.10), que não os mandasse para o abismo antes do tempo (Mt 8.29), e que lhes
permitisse entrar na manada de porcos que passava pelo local na ocasião
(vv.11,12). Os demônios não são nada diante do Senhor Jesus. Marcos parece
mostrar Satanás e seus demônios como inconvenientes, e não como seres
todo-poderosos diante de Jesus (Mc 1.23-26,34; 3.11). O inimigo de nossa alma
não pode fazer o que quer (Jó 1.12; 2.4-5). Os demônios fizeram esses pedidos
porque não podiam resistir ao poder de Jesus.
3. A libertação do oprimido.
A
extraordinária libertação do gadareno logo chamou a atenção do povo. Muita
gente se reuniu para ver o que havia acontecido, pois a cura repentina do
endemoninhado era algo espantoso. Encontraram o homem em perfeito juízo,
vestido e junto com Jesus (Lc 8.34-36). Glorificamos a Deus quando vemos
pessoas oprimidas pelo maligno sendo libertadas pelo poder de Jesus. Ele nos
delegou essa tarefa (Mt 10.8; Lc 10.19,20).
SÍNTESE DO TÓPICO
III
O poder de Jesus liberta o oprimido e
atesta que o Filho é soberano.
IV - OS PORQUEIROS
1. O local do
acontecimento.
Segundo
Mateus, o fato aconteceu na "província dos gadarenos" (Mt 8.28); no
entanto. Marcos e Lucas falam da província ou terra "dos gerasenos"
(Mc 5.1; Lc 8.26, Nova Almeida Atualizada). Gadara situava-se a oito
quilômetros do lago de Genesaré, nome alternativo do mar da Galileia; e Gerasa,
a atual Jeras, na Jordânia, ficava a cerca de 50 quilômetros. Ambos os
territórios faziam parte da região de Decápolis, a leste da Galileia (Mc 5.20).
Segundo o historiador Josefo, o território de Gadara se estendia até o lago da Galileia.
Moedas daquele tempo trazem o nome de Gadara com o desenho de um barco
impresso.
2. Sobre a manada de
porcos.
A
população de Decápolis era mista, composta por judeus e gentios. A criação de
porcos não era permitida aos judeus; por isso, é provável que o porqueiro fosse
gentio. O prejuízo foi grande, já que eram dois mil porcos (v.13). Os porcos
não resistiram à opressão e se precipitaram por um despenhadeiro, afogando-se
no lago (Lc 8.33). A tradição judaica dizia que demônios e porcos são uma boa
combinação. Os judeus consideravam os demônios e os porcos como pertencentes à
mesma ordem, e os porcos eram considerados o lar dos espíritos imundos. Essa
tradição parece ser expressa quando os demônios pediram para entrar na manada
de porcos.
3. O estranho pedido
do povo.
Jesus
foi convidado a se retirar da terra dos gadarenos por causa do prejuízo dos
porqueiros (Mc 5.16,17). Os porcos valiam mais que a vida humana, na concepção
daquela gente. Essa estranha recepção causa-nos tristeza e espanto: como o
herói é convidado a se retirar? Hoje não é diferente. Há os que substituem
Jesus por qualquer coisa. É muito comum "coisificar" as pessoas e personificar
as coisas. Para alguns hoje em dia, os animais valem muito mais do que o ser
humano. Os noticiários mostram diariamente como muitos governantes tratam os
imigrantes de modo inferior aos animais. Esse espírito já existia nos tempos do
Novo Testamento (Lc 13.15,16). Na passagem que estudamos, aquela população
rejeitou Jesus.
SÍNTESE DO TÓPICO
IV
Mesmo vendo o gadareno em perfeito juízo, o
povo se colocou contra Jesus.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
É muito interessante reconstruir, o máximo possível, o contexto
que ocorre a possessão demoníaca de Gadara. Veja o que este comentário diz a
respeito: "Há várias linhas de tensão nesta história-tensão entre Jesus e
a legião de demônios, tensão entre Jesus e o povo da cidade, tensão entre Jesus
o endemoninhado e o povo da cidade. Cada linha esforça-se contra as outras, de
forma que do momento em diante em que Jesus aparece na cena a atmosfera fica
progressivamente carregada. Não é de admirar que o povo da cidade entre em
pânico!" (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.215).
CONHEÇA MAIS
Legião
“[...] A legião era dividida em dez coortes, cada uma formada
por três tropas que, por sua vez, eram formadas por duas companhias de cem
soldados (centuárias). No NT, esse termo só é usado como uma referência aos
demônios (Mc 5.9,15; Lc 8.30) ou aos anjos (Mt 26.53).”
Leia mais em Dicionário Bíblico Wycliff, CPAD, p.1137.
CONCLUSÃO
A
possessão demoníaca é um fenômeno estarrecedor que só pode ser contido pelo
poder de Jesus. O Senhor Jesus
manifestou seu poder sobre toda a natureza, sobre o vento, sobre o mar, sobre a
morte, sobre as enfermidades, sobre o poder das trevas. Os demônios estremecem
diante dELe. O poder de Satanás é muito limitado diante do poder de Jesus.
Todos nós precisamos de Jesus, da comunhão com Ele, para dEle receber poder e
assim expulsar aos demônios, pois Ele nos deu essa autoridade (Lc 10.19,20).
PARA
REFLETIR
A respeito de "Possessão
Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus", responda:
• Qual a ênfase dada
por Mateus no relato do endemoninhado gadareno?
A
ênfase de Mateus é a autoridade de Jesus sobre os espíritos malignos.
• Qual a ordem que
recebemos de Jesus sobre os demônios?
"Expulsai os demônios" (Mt 10.8).
• O que Marcos parece
mostrar sobre Satanás e os demônios diante do Senhor Jesus?
Marcos
parece mostrar Satanás e seus demônios como inconvenientes, e não como seres
todo-poderosos diante de Jesus (Mc 1.23-26,34; 3.11).
• Como os judeus
consideravam os porcos e os demônios?
Os
judeus consideravam os demônios e os porcos como pertencentes à mesma ordem, e
os porcos eram considerados o lar dos espíritos imundos.
• O que a população
de Gadara fez depois que Jesus libertou o gadareno?
Jesus
foi convidado a se retirar da terra dos gadarenos por causa do prejuízo dos
porqueiros (Mc 5-16,17).