Embora
a palavra “teologia” seja empregada às vezes em escritos dogmáticos para
designar um simples departamento da ciência que trata da natureza e atributos
divinos, o uso prevalecente, desde Abelardo (1079-1142 A.D.), que intitulou seu
tratado geral “Theologia Christiana”,
o qual abrange sob este termo todo o acervo da doutrina cristã. Por isso, a
teologia trata, não só de Deus, mas das relações entre Deus e o universo,
motivo por que falamos da Criação, da Providência e da Redenção.
Na
filosofia, a teologia é um dos três ramos principais de estudo. Os outros são a
antropologia (o estudo do homem) e a cosmologia (o estudo do Universo).
A palavra teologia não
ocorre nas escrituras, contudo a ideia está presente nela. Assim bem como as
palavras Trindade e Bíblia não ocorrem. Ora se fôssemos crer somente em palavras
que aparecem na bíblia, não aceitaríamos o Milênio, nem Ascensão, e nem mesmo a
Bíblia, porque estas palavras não aparecem na Bíblia.
No uso grego secular,
teologia significava as discussões dos filósofos a respeito de questões
divinas.
Platão
chamava as histórias dos poetas a respeito de Deus de “Teologias”.
Foi
ele o primeiro a usar este termo, Teologia.
Aristóteles
ensinava que havia três ciências: A física: que estudava a natureza – A
Matemática que estudava os números e as quantidades e a Teologia que estudava
Deus.
SUAS
DEFINIÇÕES
a)
O termo teologia vem do grego theós
“Deus”, e logos, “estudo”, “palavra”,
“tratado”. Assim, essa palavra indica o estudo das coisas relativas a Deus, à
sua natureza, obras e relações com os homens, etc.
b)
“Teologia é a ciência de Deus e das relações entre Deus e o universo”.[1]
c) “Um corpo de
doutrinas acerca de Deus, incluindo seus atributos e relações com os homens;
especialmente, aquele corpo de doutrinas estabelecido por alguma igreja ou
grupo religioso em particular”.
d) É aquela ciência que
trata da existência, do caráter, e dos atributos de Deus.
e)
É “o estudo, a análise e a declaração cuidadosa e sistemática da doutrina
cristã”.[2]
No
sentido mais amplo
teologia trata-se das doutrinas cristãs que se referem às relações que Deus
mantém com o Universo, homem e a Bíblia. No uso moderno, o termo veio a indicar
certo número de disciplinas inter-relacionadas, como a teologia sistemática, a
teologia bíblica, a teologia moral, etc.
A
mãe da Teologia é a Bíblia, pois todas as verdades teológicas são extraídas
deste livro (a bíblia).
A
teologia está presente no dia-a-dia dos crentes, pois aquilo que pensamos a
respeito de Deus é teologia. Aquilo que falamos sobre Deus é teologia. Aquilo
que fazemos em nome de Deus também se constitui na nossa teologia (Gerson
Correia).
De
que se trata a teologia? De Deus e tudo o que se refere a ele, isto é,
o mundo universo: a criação, a Salvação e tudo o mais.
A
teologia é um resumo e explicação do conteúdo das revelações que Deus faz de si
mesmo.
“Deus
revela a verdade em diversas esferas: na natureza universal, na constituição da
humanidade, na história da nossa raça, nas Escrituras Sagradas, mas, acima de
tudo, na Pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor”.
O CAMPO DE ESTUDO DA
TEOLOGIA
A
teologia se ocupa de Deus e suas relações com o universo. Ela não trata apenas
de Deus em si, mas também de suas obras e seus desígnios, podendo abranger toda
e qualquer realidade, desde que esta seja considerada na perspectiva de Deus e
seus desígnios.
GRANDES NOMES DA
TEOLOGIA
v No Oriente, além de Irineu e Orígenes,
outros nomes importantes de homens que escreveram obras teológicas são Atanásio
(escola de Antioquia), os dois capadócios e, então, João Damasceno (já
no século VIII d.C.).
v No Ocidente, os grandes nomes da teologia foram Agostinho,
Anselmo e Tomás de Aquino.
v A Reforma Protestante renovou
uma teologia mais bibliocêntrica, tendo repelido um uso excessivo do raciocínio
filosófico, com todas as suas influências obscurecedoras. Lutero e Calvino
foram grandes mentes teológicas.
Observação.
Apesar de que todos
esses foram filósofos, tendo atuado como tais, a Bíblia, ainda assim, para eles
era a principal fonte da teologia. A filosofia foi usada por eles como criada
da teologia, principalmente como modo de expressão, ou então para exame de
pontos de vista alternativos.
VERDADEIRA TEOLOGIA
1) A VERDADEIRA TEOLOGIA TEM QUE SER BÍBLICA.
A verdadeira teologia, a teologia dita “ortodoxa”
(palavra grega que significa “de opinião correta”, “doutrina correta”) é, antes
de tudo, um estudo racional, ordenado e organizado que parte da revelação
divina, ou seja, que tem seu ponto de partida na Bíblia Sagrada.
Um estudo teológico consistente não questiona a Bíblia, não procura
julgá-la, censurá-la ou autenticá-la, como se o homem pudesse se fazer juiz de
Deus, mas, sim, entendê-la em toda a sua profundidade; essa é a verdadeira
teologia, e não essa falsa teologia que os liberais andam pregando por seus
seminários que são mais formação de mente cauterizada.
2) SE A TEOLOGIA NÃO FOR BÍBLICA NÃO É TEOLOGIA.
A verdadeira teologia, diante de aparentes contradições, de textos
difíceis de entender (2 Pe 3.16), esclarece o povo de Deus, ordenando,
sistematizando e entendendo os devidos pensamentos.
A verdadeira teologia, como parte das Escrituras Sagradas, não deixa de
reconhecer que a Bíblia Sagrada é inerrante, ou seja, não apresenta erros nem
contradições, pois é a Palavra de Deus.
A verdadeira teologia, em momento algum, questiona a origem divina das
Escrituras. A Bíblia é a Palavra de Deus e os homens que a escreveram,
fizeram-no por intermédio da inspiração do Espírito Santo (2 Pe 1.21).
3) A CIÊNCIA E A FILOSOFIA.
A verdadeira teologia não pode temer as ciências e a filosofia; A
verdadeira teologia não se opõe à ciência, converge com ela. Quem se opõe à
verdadeira teologia não é a ciência, mas a falsa ciência (1 Tm 6.20). A
verdadeira teologia não se opõe à filosofia, mas sim as filosofias, que não são
firmadas na verdade, é que são opostas à verdadeira teologia (Cl. 3.8).
4) TEOLOGIA QUE DESTRÓI A FÉ NÃO É TEOLOGIA.
Não quero estudar uma teologia para destruição da fé, quero sim uma teologia
que fortifica mais a minha fé. Portanto, teologia que destrói a fé não é uma
verdadeira teologia.
A FINALIDADE DA
TEOLOGIA
Ela
existe para que possamos melhor conhecer, obedecer, e amor a Deus.
O
conhecimento teológico é necessário aos cristãos por três motivos
supremos:
1.
Para conhecer a revelação do caráter de Deus.
2.
Para repudiar energicamente as falsas doutrinas.
3. Para apresentar
claramente a mensagem da salvação
O diretor da Faculdade Teológica Batista do Rio de Janeiro, Israel
Belo de Azevedo, explica que pode se estudar Teologia e não ser um pastor, mas
não se deve ser um pastor sem estudar Teologia.
A teologia
tem o objetivo de fornecer a relação sistematizada de informações extraídas da
Bíblia.
A verdade
deve sempre ser tratada com um raciocínio coordenado para produzirmos respostas
claras e inteligíveis, porque crer é também pensar. A teologia trabalha com a
sistematização da revelação registrada: a Escritura Sagrada.
Fonte: Teologia Sistemática Elementar - Escola Bíblica ECB
[1]
STRONG, A. H. Teologia sistemática. São Paulo: Hgnos, 2007, v.1, p. 29.
[2]
ERICKSON, Millard J. Introdução à teologia sistemática. São Paulo: Vida Nova,
2007, p. 16.