Recents in Beach

Acredite, a teologia bíblica não é do Diabo!

Teologia (lit. theós, “Deus”, e logos, “razão” ou “discurso”) é um discurso racional a respeito de Deus. A teologia trata da verdade. Isso significa, em primeiro lugar, uma explicação fiel e precisa do conteúdo da fé cristã — assim, ser fiel à substância da fé. Significa, em segundo lugar, por causa da convicção de que a fé cristã é a verdade acerca de Deus, do homem, da salvação etc., que a teologia se preocupa em ser mais que exata: preocupa-se com a verdade enquanto conformidade com a realidade última.
O centro da teologia é Deus. Embora a teologia trate de todo o campo da verdade cristã, o ponto focal é Deus: sua relação com o Universo e o homem.

Estudar teologia significa buscar conhecimento logicamente ordenado acerca de Deus e seus desígnios. É uma tarefa que demanda esforço e persistência, mas o resultado é compensador. O profeta Oséias apelou ao povo de Israel para que buscassem continuamente o conhecimento de Deus, e fez menção dos benefícios que receberiam: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; como o sol nascente, a sua vinda é certa; ele virá a nós como a chuva, como a primeira chuva que rega a terra” (Os 6.3).
Através do profeta Jeremias, Deus afirma que a maior glória para o ser humano é entendê-lo e conhecê-lo: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas. Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, pois eu sou o Senhor, que pratico a fidelidade, o direito e a justiça na terra, porque me agrado dessas coisas” (Jr 9.23,24). Jesus Cristo declarou que o conhecimento de Deus significa vida eterna. “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste” (Jo 17.3).
Não se trata de um mero saber a respeito de Deus, mas sim de um conhecimento que envolve vivência pessoal com ele. É com esta convicção e com esta perspectiva que estudamos teologia.[1]
Os objetivos principais desta Teologia Sistemática Elementar é definir e apresentar os vários ramos da teologia Cristã.


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:



1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
7) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 

O que é ser um teólogo?

DEFINIÇÕES:

1. O teólogo é aquele que estuda teologia;
2. Pessoa que sabe teologia, que escreve sobre esta ciência;
3. Perito em teologia;
4. Especialista nas coisas de Deus.
O teólogo precisa evitar a tentação de dar às suas próprias especulações a autoridade da Bíblia.
O profissional com formação Superior em Teologia (o Bacharel) terá os seguintes desafios profissionais:
- Administrar, planejar, organizar e controlar o funcionamento das instituições sob sua responsabilidade, visando fomentar o conhecimento teológico que auxilie os membros da comunidade no exercício dos seus direitos fundamentais e civis.

- Orientar as famílias no contexto da valorização e da dignidade humana e da solidariedade social.

- Incentivar os jovens e adolescentes na busca de formação intelectual, técnica e tecnológica.

- Cooperar com as autoridades constituídas nas atividades que visem à erradicação da pobreza e miséria em busca do desenvolvimento social nacional.

ÀS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TEÓLOGO:

·               Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo teológico, e tarefas teóricas da pesquisa científica teológica, social e do fato religioso;
·               Praticar a docência, tanto para o nível público como para o privado, caso possua a respectiva Habilitação Pedagógica;
·               Praticar a crítica teológica em conformidade com a rigorosa técnica da Exegese e da Hermenêutica;
·               Cooperar com os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem-estar para as comunidades;
·               Assessorar ONGs ou Instituições Eclesiásticas em atividades sócio espirituais.

Atualmente, tanto em instituições públicas como privadas, têm sido cada vez mais constantes as solicitações de Teólogos em conselhos e grupos de pesquisas e trabalho, para reflexão de temas de atualidade e auxílio na busca de soluções alternativas para os graves problemas sociais da Humanidade.

Estude: Curso Médio em Teologia Aqui



[1] SEVERA, Zacarias de Aguiar. Manual de Teologia Sistemática. 2ª Edição de 2014, Editora A.D SANTOS