Recents in Beach

Interpretando o Livro de Apocalipse

Uma palavra-chave em Apocalipse é profecia, a qual aparece sete vezes (ARC) indicando a projeção dos acontecimentos futuros. Existem vários métodos de interpretação desse livro escatológico, mas serão apresentados a seguir apenas os principais.


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 

I - Métodos de interpretação

 

O primeiro método é chamado de preterista, segundo o qual tudo em Apocalipse diria respeito ao passado. Em outras palavras, todos os eventos descritos nesse livro já teriam se cumprido com a destruição de Jerusalém e com a queda do Império Romano. Todavia, de acordo com nosso estudo, não podemos fazer uso de tal método, porque entendemos que a maior parte dos acontecimentos em Apocalipse ainda não se realizou, tais como a segunda vinda do Senhor Jesus, a Grande Tribulação, o aparecimento do Anticristo e do Falso Profeta, o surgimento das duas testemunhas, a batalha do Armagedom e a implementação do Milênio.

 

O segundo método é chamado de historicista, segundo o qual as profecias em Apocalipse se cumpriram no decorrer da história, a partir do momento em que o profeta recebeu a revelação e a tornou pública. De acordo com os estudiosos que adotam esse método, muitos eventos já ocorreram e alguns ainda estão por vir. O problema dessa interpretação é não considerar o sentido espiritual do livro, desprezando os símbolos evocados em Apocalipse. Sendo o cristianismo uma religião histórica e que preza a história, esse método pode ser utilizado por nós apenas parcialmente, uma vez que seu conteúdo simbólico jamais deverá ser desprezado por nós.

 

O terceiro método é o futurista. De acordo com ele, as profecias apocalípticas se cumprirão no fim dos tempos. Alguns futuristas dizem que os acontecimentos mencionados nos capítulos 1, 2 e 3 de Apocalipse já se realizaram, mas que o restante é para o futuro. Adotando a visão da escola futurista, há três grupos que divergem a respeito da Igreja e da Grande Tribulação. O primeiro grupo, conhecido como pré-tribulacionista, entende que a Igreja, antes do período de sete anos da Grande Tribulação, será arrebatada. (1 Ts 1.10).

 

O segundo grupo, conhecido como mesotribulacionista, afirma que a Igreja passará pela ira e pela perseguição do Anticristo na primeira metade da Grande Tribulação (Ap 11.12). O terceiro grupo, conhecido como pós-tribulacionista, declara que a Igreja passará pela Grande Tribulação. Logo, o Arrebatamento e o aparecimento glorioso de Cristo se fundirão em um só evento (Ap 19.11).

 


O quarto método de interpretação de Apocalipse é conhecido como idealista, simbólico ou místico. Para os estudiosos que o adotam, o livro não possui significado profético. Tudo seria apenas simbólico; nada seria literal nem histórico. De acordo com esse método, o Apocalipse é visto apenas como uma alegoria simbólica da luta entre o bem e o mal, o cristianismo e o paganismo.

 

O quinto método é o literalista, segundo o qual tudo o que consta em Apocalipse tem um sentido literal, exato e direto; nunca figurado ou simbólico.

 

Há também o método de interpretação eclético, o qual combina todos os métodos anteriores, tratando cada texto dentro do seu contexto específico e dentro da hermenêutica bíblica, de modo que uma tendência não domine sobre a outra, prejudicando o todo.

 

II - Qual o melhor método de interpretação de Apocalipse?

O eclético, pois sendo um livro escatológico, em Apocalipse há frases, palavras e textos simbólicos, enquanto outros são literais. Também existem profecias que já se cumpriram, outras que estão se cumprindo, e outras ainda que se cumprirão mais à frente.

 

É necessário pesquisar sobre os símbolos, o contexto histórico e o espiritual. Desta maneira, será possível compreender o livro de Apocalipse sem ser extremista e sem encontrar dificuldades.

 

III - Quais são as chaves para entendermos Apocalipse?


A primeira chave para entendê-lo é estudar o livro de Apocalipse em espírito de oração, pedindo ao seu Autor, Jesus Cristo, que nos revele cada trecho.

 

A segunda chave é depender da iluminação do Espírito Santo. Toda escritura é divinamente inspirada, mas a revelação de seu significado mais profundo só Deus pode dar.

 

A terceira chave é estudar o livro de Apocalipse utilizando o método contextual. Isso implica considerar não só uma passagem bíblica isolada, um versículo, mas todos os versículos anteriores e os posteriores ao texto que estiver sendo analisado, tendo em mente toda a mensagem bíblica, pois um texto sem o seu contexto leva-nos a interpretações errôneas.

 

A quarta chave é observar com muito cuidado o papel de Israel e da Igreja, a fim de compreendermos o que acontecerá nos últimos dias. Há pessoas que apresentam dificuldade no entendimento da palavra profética porque misturam profecias relacionadas a Israel com profecias relacionadas à Igreja.

 

A quinta chave para entender Apocalipse é desejar aprender, nunca polemizar. Se você realmente quer aprender e crescer na graça, no conhecimento e atingir a revelação bíblica, tem de estudar Apocalipse com o objetivo principal de adquirir cada vez mais conhecimento, não de criar polêmica, contender.

 

A sexta chave é nunca utilizar uma interpretação pessoal. Há indivíduos que conferem ao texto bíblico, especialmente às passagens escatológicas, uma interpretação de cunho meramente pessoal. Mas o correto é ater-se à exegese e à hermenêutica.

 

A sétima chave para compreender Apocalipse é nunca suprimir nem acrescentar nada à mensagem, a fim de não atrair para si as pragas descritas nesse livro (Apocalipse 22.18).

IV - Que atitudes temos de adotar para entender os mistérios de Apocalipse?


1ª atitude: comportar-se de modo santo, exemplar, não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado (2 Co 6.3).

Temos de assumir uma postura sem escândalos, para que as verdades da palavra profética sejam reveladas a nós.

 

2ª atitude: proclamar a vinda do Senhor Jesus. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha (1 Co 11.26). Temos de proclamar a volta de Jesus. Não devemos ouvir os escarnecedores. Estes indivíduos, nos dias de Pedro, diziam que Jesus nunca viria. Nos dias de Noé, quando este avisava sobre o dilúvio, sobre a destruição que havería no mundo, as pessoas blasfemavam, escarneciam, dizendo que tal fato nunca aconteceria. O Senhor disse claramente que voltaria. Ele é fiel e cumprirá tudo o que prometeu.

 

3ª atitude: estar alerta e alertar todos quanto à volta do Senhor. Em Apocalipse 3.11, Jesus advertiu: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

 

4ª atitude: anunciar, ensinar e pregar a palavra profética. Observe a recomendação de Paulo em 2Timóteo 4.1-5: Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

 

5ª atitude: ocupar-nos com os negócios do Senhor, conforme a recomendação do senhor que representa Cristo na parábola contada por Ele, em Lucas 19.13: Negociai até que eu venha. Este texto se refere à vinda de Jesus. Nele, vemos a palavra verdadeira do Senhor garantindo que Ele voltará. Logo, devemos envolver-nos na obra de Deus, ganhar almas para Cristo, proclamar o Reino do Senhor Jesus, que se estabelecerá na terra.

 

6ª atitude: nunca permitir o esfriamento do amor, a fim de que não sejamos repreendidos por Jesus, como a Igreja em Éfeso, a qual ouviu: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor (Ap 2.4). Como o amor esfria? Quando nos envolvemos com coisas que não agradam a Deus e valorizamos demasiadamente o que é material em detrimento do espiritual.

 

7ª atitude: obedecer às advertências do Senhor. Jesus nos avisou sobre o que aconteceria no futuro. Veja o que é dito por Ele em Lucas 6.46-49:

 

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. E semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.

 

Devemos não só obedecer a essas advertências, mas também orar e vigiar, como recomendado em Lucas 21.36: Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Não podemos descuidar nem por um momento. Temos de orar sem cessar, pois a oração é o canal que nos liga a Deus, estudar a Palavra e praticá-la, para que não sejamos apanhados de surpresa na volta do Senhor e condenados à separação eterna dele.

 

Estudo: PR. Joá Caitano | Divulgação: ECB