Requisitos para o estudo da teologia

1. Uma mente disciplinada

Só essa mente pode, com paciência, coletar os fatos, sustentar em suas mãos muitos fatos de uma vez, inferir através de contínua reflexão seus princípios que estabelecem conexão, suspender um julgamento final até que suas conclusões sejam verificadas pela Escritura e pela experiência.

Os mestres e alunos podem dividir-se em duas classes:

👉 Os que já conhecem o suficiente.

👉 Os que querem aprender mais do que conhecem agora.

O lema da Escola de Winchester na Inglaterra: “Disceaut discede” [N.T.: Estuda ou retira-te].

2. Um hábito mental intuitivo

O teólogo deve ter insight (N.T.: discernimento), assim como entendimento. Ele deve acostumar-se a ponderar os fatos espirituais bem como os sensoriais e materiais; a ver estas coisas em suas relações interiores como também em suas formas exteriores; acalentar confiança na realidade e unidade da verdade.

3. Conhecimento das ciências física, mental e moral

O método para conceber e expressar a verdade da Escritura é assim afetado por nossas noções elementares de tais ciências e as armas com as quais a Teologia é atacada e defendida são tão frequentemente tiradas dos arsenais que o estudante não pode permitir-se ignorá-las.

4. Afeição santa para com Deus

Só o coração renovado pode adequadamente sentir sua necessidade da revelação divina ou entender tal revelação quando concedida.

SI. 25.14 - “O segredo do Senhor é para os que o temem”;

Rm. 12.2 - “para que experimenteis qual seja... a vontade de Deus”; SI. 36.1 - “A prevaricação do ímpio fala no íntimo do seu coração”. “Não é o cérebro, mas o coração que chega ao altíssimo”.

5. A influência iluminadora do Espírito Santo

Como somente o Espírito sonda as coisas de Deus, só ele pode iluminar nossas mentes para apreendê-las.

1 Co 2.11,12 - “ninguém sabe as coisas de Deus senão o Espírito de Deus. Mas ... foi-nos dado o espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer”.

“Para o estudante não há nenhum caminho privilegiado que conduz à verdade; o único é o mesmo do inculto; é o da regeneração e da gradual iluminação através do Espírito Santo; sem ele, a teologia não só é uma pedra fria, como um perigoso veneno”.

O Espírito Santo nos capacita a penetrar no sentido das revelações de Cristo tanto na Escritura como na natureza; a interpretar uma através da outra; e assim elaborar as demonstrações e aplicações originais da verdade; Mt. 13.52 - “Por isso, todo escriba instruído acerca do Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.