Subsídios EBD: LIÇÃO 10 - Nossa Segurança Vem de Deus

👉 LIÇÃO 10: Nossa Segurança Vem de Deus

👉 Autoria: Marcelo Oliveira

🔍 Lição Completa Aqui

Vivemos um tempo marcado pela ansiedade. O imediatismo e as preocupações geram ansiedade. Quando se coloca uma expectativa alta sobre o que não se tem controle, o resultado pode frustrar os planos. Por isso que o Senhor Jesus dá um ensinamento precioso: é preciso estar desapegado às coisas (Mt 6.25). Sem dúvida, há mais conforto hoje do que existia na época em que Jesus proferiu o Sermão do Monte. Viver desapegado neste tipo de sociedade do século é um grande desafio.

O discípulo e as coisas terrenas

O Sermão do Monte nos ensina a não valorizar tanto as coisas materiais em detrimento de coisas mais importantes. É claro que Deus sabe que precisamos de coisas básicas para a subsistência. O próprio Senhor Jesus tinha casa, provavelmente aprendeu a profissão de seu pai adotivo, José. Ou seja, isso mostra que o discurso de Jesus não é uma ordem para sair da sociedade e virar um eremita. O desafio é viver neste mundo, mas está desapegado dele. O que vai medir o termômetro desse apego é a maneira como nos relacionamentos com as coisas materiais, principalmente, quando as perdemos.

Nosso Senhor adverte: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mt 6.19). Houve um tempo no Brasil, mais especificamente no início da década de 1990, que o primeiro presidente da República no regime democrático confiscou a poupança do brasileiro.

Soube-se que, por causa desse confisco, muita gente perdeu reservas de uma vida inteira de trabalho. É sobre isso que Jesus diz em sua Palavra: ninguém pode escapar da vulnerabilidade dos seus bens. Logo, quem for tão apegado assim sofrerá quando o bem lhe for arrancado.

A solução mais sábia: desapegar-se. Nesse sentido, a relação do discípulo de Jesus com os bens materiais é pragmática, isto é, ter a consciência do que é realmente necessário. Para isso, é preciso cultivar uma vida de simplicidade, de humildade e de hábitos simples.

Uma aplicação

Só há uma chave para a pessoa desapegar deste mundo: ter uma perspectiva elevada a respeito do céu. Quanto mais a cabeça do crente está no céu, melhor ele lidará com as coisas da terra. São os valores celestiais, a razão de nossa esperança, fazem com que não tenhamos falsas ilusões para com este mundo. Sim, as coisas materiais são ilusórias. Quem vive preso nesse cativeiro psicológico não será bem-aventurado. O Senhor Jesus nos convida a priorizar o Céu.

Subsídios EBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui