Subsídios EBD - Lição 1 As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo

👉 Lição 1 - As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

Neste trimestre, estudaremos sobre as investidas de Satanás contra a Igreja de Cristo. Temos visto que nos últimos dias os servos do Senhor têm sido atacados por toda sorte de sofismas e pensamentos contrários aos valores do Reino de Deus.

A palavra “sutileza” denota uma qualidade que identifica o comportamento inteligente, perspicaz, discreto e delicado. Muitas vezes, os ataques de Satanás direcionados à igreja de Cristo não ocorrem de maneira explícita por meio de perseguições e oposições. Muito pelo contrário, as artimanhas do Diabo são impelidas de maneira velada e discreta, de tal forma, que, em algumas ocasiões, podem até mesmo passar despercebidas.

Nesta primeira lição, seus alunos verão que os ataques à Igreja ocorrem em razão de que estamos vivendo os dias que antecedem à Vinda do Senhor, também chamados na Bíblia de “tempos trabalhosos” (2 Tm 3.1).

Deus revelou aos Seus servos, mediante o Espírito Santo, que tais ataques ocorreriam em decorrência do impacto espiritual provocado pelo anúncio do Evangelho neste mundo. Sendo assim, a oposição de uma sociedade cada vez mais secularizada e distante de Deus não é novidade.

A declaração de nosso Senhor ao apóstolo João na ilha de Patmos cabe devidamente em nossos dias: “Quem é injusto faça injustiça ainda; [...] e quem é santo seja santificado ainda” (Ap 22.11). À medida que o tempo passa, as pressões deste mundo aumentarão sobre a Igreja, seja no campo espiritual bem como na estrutura moral, a fim de que os crentes percam o brilho do Espírito e tornem-se insípidos (Mt 5.13,14). Os ataques de natureza espiritual ocorrem justamente na tentativa de enganar a igreja do Senhor, tentando confundi-la por meio de falsos ensinamentos ou manifestações espirituais de ordem duvidosa.

Com relação aos ataques de ordem moral, os crentes não devem ser coniventes com comportamentos que se assemelham às práticas daqueles que não conhecem o Evangelho. O comodismo e a falta de compromisso com a sã doutrina é também um sinal da sutileza de Satanás na conduta dos crentes que não expressam compromisso real com os valores do Reino.

Em contrapartida, a igreja deve reagir contra tais investidas por meio da fidelidade aos ensinamentos basilares da fé cristã e pela preservação dos valores do Reino de Deus que são inegociáveis (2 Pe 1.10,11).

Trata-se de um exercício contínuo de aquisição de conhecimento, reflexão e prática dos ensinamentos bíblicos. Assim sendo, a Igreja estará fortalecida pelo poder do Espírito para permanecer firme contra as astutas ciladas de Satanás (Ef 6.11-13).

Subsídios EBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui