Subsídios EBD LIÇÃO 13 - A Verdadeira Identidade do Cristão

👉 LIÇÃO 13 - A Verdadeira Identidade do Cristão

👉 Autoria: Marcelo Oliveira

🔍 Lição Completa Aqui

No Reino de Deus, as palavras devem estar de acordo com as ações. Não podemos normalizar uma cultura em que se pensa uma coisa e se faz outra. Isso é incoerência. Pensar e praticar o que se pensa é retidão cristã. Nesse sentido, nossa mensagem terá credibilidade quando for confirmada pela prática.

Nossa prática será mais bem compreendida quando apresentar o pensamento que a fundamenta. Um não pode estar à parte do outro. Por isso que a conclusão do Sermão do Monte traz duas imagens para refletir a respeito dessa coerência entre verdade e prática.

A pessoa prudente e tola; areia e rocha

O Sermão do Monte tem como conclusão a imagem de duas pessoas: uma prudente e outra tola. A virtude da prudência é ensinada ao longo das Escrituras. No Sermão do Monte ela se revela na imagem do homem que construiu a sua casa sobre a rocha. Essa pessoa é o ouvinte ou o leitor que ouviu ou leu o Sermão, assimilou-o e agora passou a viver de acordo com seus valores.

Ele busca honrar a Cristo, domesticar a sua natureza humana por meio do Espírito Santo: no lugar da soberba, busca praticar a humildade; no lugar da raiva, buscar apresentar um ânimo manso e pacífico. Essa pessoa ouviu o Evangelho e tomou a resolução de colocá-lo em prática.

Há outro homem no sermão: o que construiu a sua casa sobre a areia. Essa pessoa é o ouvinte ou o leitor que ouviu ou leu, mas não assimilou e continua a viver em contradição com seus valores. Ele busca não honrar a Cristo, não busca domesticar a sua natureza humana por meio do Espírito Santo: no lugar da humildade, pratica a soberba; no lugar da mansidão, manifesta a raiva, a irritação. Essa pessoa ouviu o Evangelho, mas não tomou a resolução de colocá-lo em prática.

Qual é a nossa identidade?

Segundo o Sermão do Monte, a identidade do seguidor de Jesus é revelada por meio de seu caráter e valores. Não por acaso, nosso Senhor disse que seus discípulos seriam conhecidos “se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35). Nesse sentido, a nossa identidade se revela na prática da vida cristã.

O Sermão do Monte é um chamado para viver os valores do Reino de Deus de maneira compromissada. Esses valores serão manifestados no dia a dia de quem é chamado seguidor de Jesus Cristo. Por isso, esse sermão é tão relevante. Não há como ficar indiferente ao que ele nos impõe. É preciso tomar uma decisão. Então, construiremos a nossa casa sobre a rocha ou sobre a areia?

Subsídios EBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui