Recents in Beach

Subsídios EBD: Lição 3 - A Sutileza da Imoralidade Sexual

Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 Lição 3 - A Sutileza da Imoralidade Sexual

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

A sociedade atual enxerga a sexualidade de forma controversa. Os valores bíblicos que influenciavam as sociedades ocidentais há alguns anos foram substituídos por pensamentos humanistas com a finalidade de atender aos anseios libertinos de alguns setores que encaravam as ideias conservadoras e as boas práticas familiares como retrógradas.

Com a justificativa de que era necessário haver uma quebra de “tabu” na sociedade, muitas práticas, antes vistas como imorais, foram sutilmente aceitas como normais.

O resultado foi a inversão de valores e a deterioração da família, a base da sociedade.


Diante de tais mudanças, a igreja não pode estar à margem de discutir esses assuntos que, apesar do elevado nível de complexidade, não estão distantes das famílias cristãs que prezam pela preservação de bons costumes pautados na Palavra de Deus. Dentre as principais distorções da sexualidade pregadas nos dias atuais está a prática da fornicação. De acordo com o Dicionário Vine (CPAD, 2002), a palavra “fornicação” vem do grego “porneia”, que tem o mesmo sentido de prostituição.


Para a sociedade atual secularizada, a conduta daqueles que praticam a fornicação não deve ser encarada como problemática, mas como um processo natural decorrente das “relações abertas”. Para estes, o compromisso e as promessas feitas na aliança matrimonial não fazem sentido algum. Em contrapartida, para os cristãos que consideram a Bíblia como regra de fé e prática, essa conduta é considerada pecaminosa e maléfica para a vida cristã. Deus estabeleceu nas Escrituras Sagradas um padrão de comportamento que deve nortear os cristãos para uma conduta que seja agradável a Ele. O cuidado com o corpo e o relacionamento de respeito e amor ao próximo constituem o padrão bíblico para uma sexualidade sadia (1 Co 6.18-20; Hb 13.4).


Há muitos adolescentes que têm como referência familiar o relacionamento controverso dos pais que enxergam o casamento como troca de interesses. Em razão disso, muitos já não almejam casar ou constituir família; o foco agora é a independência financeira, a ausência de compromissos decorrentes de compor um lar etc. O resultado tem sido a desconstrução dos valores familiares e a normatização de práticas sexuais descompromissadas com a ordem natural criada por Deus. Nesse contexto, a igreja precisa atentar para a qualidade das relações familiares.

 

O tempo juntos, o compartilhar da refeição, o diálogo entre casais sobre o relacionamento familiar, a relação entre pais e filhos, o culto doméstico, dentre outras práticas bíblicas, são fundamentais para proteger a família das sutilezas da imoralidade sexual que tem destruído muitas famílias.


Subsídios EBD

👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !