Recents in Beach

Subsídios EBD: Lição 4 - A Sutileza da Normalização do Divórcio


👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 3° Trimestre de 2022 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 Lição 4 - A Sutileza da Normalização do Divórcio

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

O casamento como instituição civil e religiosa tem sofrido desgaste com o passar dos anos.


A compreensão da sociedade em relação ao casamento mudou drasticamente. É comum as pessoas afirmarem que os casamentos antigamente eram mais duradouros. A mudança se deve à banalização da aliança matrimonial, uma das mais importantes da Bíblia. O próprio Deus compara o casamento com Seu relacionamento com Israel (Is 54.5).

No Novo Testamento, a Igreja é chamada de “Noiva de Cristo” (Ef 5.23,24; Ap 19.7,8). Essas afirmativas comprovam o quão importante é o casamento. A partir das Escrituras, não é difícil compreender o que Deus estabeleceu como padrão para Sua igreja. O divórcio nunca foi uma válvula de escape traçada por Deus. A vontade do Criador é que ele seja uma união permanente, monogâmica e baseada no amor. Paulo detalha circunstâncias em que o divórcio deve ser considerado: quando o cônjuge resolve abandonar o relacionamento ou por motivo de adultério, principal razão que justifica o término da aliança matrimonial (Mt 5.32; 19.9; 1Co 7.12-15).

Há pessoas que se aprovisionam de qualquer justificativa para adentrar pelo caminho da separação. É nesse ponto que se inicia o processo de banalização da aliança matrimonial. As adversidades de uma vida conjugal são apontadas por Paulo (1Co 7.26-28). Não se trata de algo anormal dentro da imperfeição humana. Muito pelo contrário, enquanto estivermos neste mundo, enfrentaremos desafios nas relações humanas, porém não há nada que a sabedoria e a graça do Espírito não possam ajudar os crentes a contornar. Entretanto, há pessoas que enxergam nas discordâncias ou incompatibilidade de temperamento a oportunidade para aderirem ao divórcio.


A Palavra de Deus não abre precedente para esse tipo de decisão, haja vista que o casamento é uma aliança firmada diante de Deus e não deve ser quebrada (Hb 13.4). Em razão do divórcio, muitos lares têm se desfeito. Quando isso ocorre, os filhos acabam sendo separados de um dos pais. Na maioria das vezes, o pai é quem deixa a casa, abrindo fenda nas relações familiares.


Os filhos sofrem com a necessidade de afeto não atendida. Os meninos, inclusive, ficam sem a referência masculina no lar, tão fundamental para que aprendam os valores de liderança, respeito e cuidado familiar.

Face ao rompimento da aliança matrimonial, não apenas o casal como também os filhos precisam de acompanhamento pastoral.

A igreja deve se prover de mecanismos que ofereçam suporte espiritual e psicológico para as famílias que estão em processo de ruptura. Deus abomina o divórcio, mas ama a família. Este é um projeto muito especial do Criador que não pode ser desvalido pela igreja do Senhor.

Veja mais sobre casamento é Divórcio

Assista Aqui

Assista Aqui


👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui