Subsídios EBD: Lição 9 - A Sutileza do Movimento dos Desigrejados

👉 Lição 9 - A Sutileza do Movimento dos Desigrejados

👉 Autoria: R. Ensiandor Cristão

🔍 Lição Completa Aqui

Prezado(a) professor(a), nesta aula, estudaremos sobre um assunto extremamente necessário para a igreja: o movimento dos chamados “desigrejados”.

É crescente o número de pessoas que consideram frequentar templos religiosos uma prática que não se faz mais necessária. Os integrantes desses grupos argumentam que o formato de igreja como é conhecido nos dias atuais nada tem a ver com o modelo bíblico. Entretanto, pode se observar que esse discurso, na verdade, se trata de um subterfúgio usado por essas pessoas para não admitirem suas insatisfações ou frustrações com o sistema eclesiástico.

As implicações sobre o modelo de igreja e suas complexidades, apresentados na lição ressaltam que, enquanto organismo vivo, a igreja é constituída de ordem, disciplina, liderança e doutrina. Logo, como instituição atuante neste mundo, a igreja deve cumprir o que consta nos documentos da organização como estatuto e regimento interno.

Sabemos que o cumprimento das obrigações regimentares não é o bastante para a subsistência da igreja. Ela precisa ter vida espiritual abundante e ser relevante na localidade onde está situada.

A “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”, editada pela CPAD (2017), destaca que “a Igreja é formada por todos aqueles que Deus chamou para fora do mundo, tendo sido esses resgatados da vã maneira de viver por intermédio do precioso sangue de Cristo. [...] A vida cristã não é solitária; pois nenhum membro vive isolado do corpo: ‘assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros’ (Rm 12.5)”.

Assim sendo, a igreja enfrenta um grande desafio no que diz respeito à qualidade das relações humanas que envolvem os seus departamentos. É indispensável o comprometimento de seus membros em relação aos princípios éticos e morais da Palavra de Deus. Entretanto, a comunhão é um aspecto visceral que não pode ser desprezado.

Um membro, além de não poder ter vida se estiver amputado, causa deficiência ao funcionamento do corpo. Portanto, é um dever de toda a membresia trabalhar pela saúde espiritual de todos os irmãos.

O apóstolo Paulo disse aos cristãos de Tessalônica: “Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis” (1 Ts 5.11). Uma igreja em que prevalecem a doutrina, a comunhão, o partir do pão e as orações é uma igreja viva que contribui para uma sociedade melhor.

Veja a VideoAula 8