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Deus é uma pessoa com personalidade

"Personalidade é o conjunto de características cognitivas, afetivas, volitivas e físicas de um indivíduo, distinguindo-o de outro indivíduo e da vida animal."
A Bíblia fala da "pessoa de Deus". Fala de Jesus como "...sendo o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa...'''' (Hb 1.3a).

Enquanto várias filosofias agnósticas, entre elas o panteísmo, afirmam que Deus é somente uma "força impessoal" ou que' 'Deus é a natureza" e que Ele se identifica com a sua criação, isto é, onde está a criação, aí está Deus, etc., a Bíblia revela Deus como uma Pessoa divina que possui todas as características de uma pessoa.



Se Deus não tivesse personalidade com a qual pudesse comunicar-se, os homens não teriam jamais a sua sede do Deus vivo saciada porque jamais entrariam em contato com Ele. Mas o nosso Deus é vivo e tem personalidade.

1. Deus fala de si mesmo como de uma personalidade
Quando Moisés perguntou: "Qual é o teu nome?" Deus disse:' 'Eu sou o que sou". E disse mais:'Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êx 3.14). É impossível imaginar uma expressão mais forte de uma personalidade do que esta!

2. Jesus veio revelar aos homens o seu Pai (Lc 10.22)
Vejamos alguma coisa que Jesus revelou \a respeito da personalidade de seu Pai!

2.1. Jesus falou de Deus muitas vezes como sendo o seu Pai.
Ele disse: "Meu Pai e vosso Pai" (Jo 20.17). Foi Jesus que nos ensinou a orar: "Pai nosso" (Mt 6.9). Quem é Pai é uma personalidade.

2.2. Jesus usou, quando centenas de vezes falou de seu Pai, pronomes pessoais.
Ele disse: "Todas as tuas coisas são minhas e as minhas são tuas". "Vou para ti" (Jo 17.10,11). O uso de pronomes pessoais subentendem a personalidade de Deus.

2.3. Jesus falou de atividades de seu Pai que só são atribuídas a uma pessoa.
Ele disse: "Meu Pai trabalha" (Jo 5.17); "O meu Pai ama (Jo 3.35); "O meu Pai me enviou" (Jo 6.29); "O Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo" (Jo 5.20). Falou da vontade de seu Pai (Jo 6.39,40 etc.), expressões que só se atribuem a uma pessoa. Assim necessariamente Ele é uma pessoa.

2.4. Jesus disse: "Meu Pai é o Lavrador" (Jo 15.1)
Nome que só é atribuído a uma pessoa, a um ser com personalidade.

OS NOMES DE DEUS
Deus se apresenta na Bíblia através de vários nomes pelos quais Ele se faz conhecer.
Cada nome de Deus exprime um aspecto da Natureza ou dos aspectos divinos. Deus sempre é, e continua eternamente sendo, tudo aquilo que o seu nome representa:

1. "ELOHIM" - Deus.
— Aparece na Bíblia cerca de 2.600 vezes.
— A Bíblia começa a sua mensagem com: "No princípio criou Deus [ELOHIM] o céu e a terra" (Gn 1.1).
— “ELOHIM” é um substantivo que em si inclui a doutrina da Trindade. Por isso, está escrito: "Disse Deus: façamos o homem...à nossa imagem..." (Gn 1.26; cf. Gn 11.17; Is 6.8).

2. "EL-SHADDAI" - Deus Todo-poderoso (Gn 17.1).
— Este nome aparece cerca de 50 vezes no AT, sendo 31 em Jó.
— Este nome é composto de duas palavras: "EL" que significa Deus forte, primeiro e poderoso-, "SHADDAI" que significa Todo-poderoso.
— Quando Deus se apresentou a Abrão como "EL-SHADDAI'', o encontro foi tão significativo que o Senhor mudou o nome de Abrão para Abraão (Gn 17.3-8).

3. "JEHOVAH" - Senhor. Citado pela primeira vez em Gênesis 2.4.
— Existem vários nomes ligados a "JEHOVAH". Vejamos aqui algumas destas composições:
— Jehovah-Tsebaot - Senhor dos Exércitos (Zc 4.6);
— Jehovah-Rapha - O Senhor que sara (Êx 15.16);
— Jehovah-Nissi - O Senhor é a minha bandeira (Êx 17.15);
— Jehovah-Tsidekeneu - O Senhor justiça nossa (Jr 23.6);
—Jehovah-Jireh - O Senhor proverá (Gn 22.4);
— Jehovah-Shalom - O Senhor é a nossa paz (Jz 6.24V
— Jehovah-Rohi - O Senhor é o meu pastor (SI 23 I V
— Jehovah-Shamah - O Senhor está ali (Ez 48 35)-
— E várias outras composições...
4. "EL-ELJOM" - Deus Altíssimo (Gn 14.18,19)

5. "ADONAI"— O Senhor.

6. "EL" - Deus como poder e força.
Aparece em combinação: "EMANU-EL" que significa conosco está Deus.

7. "JA"-[abreviação de Jehovah] (SI 68.4), destaca o Auto-existente, o Único. (Aparece só esta vez na Bíblia.

Artigo: Eurico Bergstén /Teologia Própria


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