Recents in Beach

O crente e a ética do Sermão do Monte

O crente e a ética do Sermão do Monte

“Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”. Esse foi o clamor de Jesus ao iniciar Seu ministério público na Galiléia (Mt 4.17).


Sua mensagem rapidamente se espalhou, e grandes multidões vieram ouvi-lo da Galiléia, de toda Síria e de Decápolis, e também de Jerusalém, da Judéia e dalém do rio Jordão (Mt 4.24,25). Todos iam a Ele para ouvir sobre o Reino; Jesus, em vez disso, falava sobre o estilo de vida daqueles que queriam viver no Reino.

O Sermão do Monte contém a essência do ensinamento moral e ético de Jesus:


As bem-aventuranças (Mt 5.3-12).

A verdadeira felicidade vem de olharmos a vida do ponto de vista de Deus, que é sempre diferente do ponto de vista humano.


Sal e luz(Mt 5.13-16).

Jesus quer que Seus discípulos influenciem o ambiente moral e espiritual do mundo.


Os princípios do Reino (Mt 5.17-48). Aqueles que ouviam Jesus conheciam a Lei e as diversas tradições que gerações de rabinos acrescentaram a ela. Mas Jesus revelou um princípio espiritual que ia muito mais além da letra da Lei.


Disciplinas espirituais (Mt 6.1-18).

Praticar a religião certamente tem a ver com o comportamento, mas vai muito além da religiosidade, abarcando a qualidade do caráter.


Tesouros na terra (Mt 6.19-34).

A maneira de lidar com o dinheiro e com os bens materiais revela muito sobre o relacionamento com Deus. Jesus não criticou os bens materiais, mas foi bem firme ao dizer que a última coisa que Seus ouvintes deveriam valorizar eram os tesouros da terra.

Julgando o certo e o errado (Mt 7.1-6).

A maioria de nós é rápida em apontar os defeitos dos outros. Mas Jesus nos advertiu a prestarmos mais atenção aos nossos próprios defeitos.


Pedindo e recebendo (Mt 7.7-12).

Quando buscamos a Deus para lhe pedir algo, devemos ter sempre a certeza de que Ele nos tratará como um pai amoroso trata seu filho. E já que Deus nos trata com amor, Ele espera que tratemos os outros assim também.


Um desafio a obediência (Mt 7.13-29).

Jesus conclui Sua mensagem com um desafio à mudança. As opções que Ele nos dá são muito claras: ter um estilo de vida digna do Reino, cheia de alegria e esperança, ou desprezar Seu estilo de vida, o que nos levará à morte e à ruína.

É assim que Jesus descreve o estilo de vida do Reino de Deus.

Matriculas-abertas-no-curso-de-teologia