Introdução
Foi Deus que criou o
tempo (Gn 1.14), e está no controle do mesmo (Sl 31.14; Ec 3.1; Mt 24.22), o
tempo disponível para cada pessoa deve ser entendido como uma dádiva de Deus,
pois todas as coisas pertencem ao Senhor (SI 24.1; Rm 11.36), por conseguinte,
somos mordomos do tempo. Ele não espera ninguém; e o ser humano não pode parar
ou controlá-lo. Ou aprenderemos usar o tempo de maneira sábia ou ele nos
deixará para traz com nossos lamentos, tristezas e perdas. Que faremos, então,
para usarmos sabiamente o tempo?
I – DEUS E O TEMPO
1. Deus criou o tempo para estabelecer ciclos.
“No princípio, criou
Deus (Gn 1.1)”, mas antes do princípio, não havia nenhum “princípio”, não havia
nenhum “antes”! Os antigos teólogos costumavam dizer que a eternidade é um
círculo. Nós percorremos o círculo, mas antes, não havia nenhum círculo. Havia
Deus (The Attributes of God II)!
O Senhor formou o tempo
para, dentre outras coisas, estabelecer ciclos para todas as suas obras
formadas (Gn 1.14; Ec 3.1-8), bem como para que o homem, a obra-prima da
criação, pudesse, no tempo, buscar a Deus (At 17.26,27).
2. Os seres humanos estão limitados ao tempo, Deus não.
A Bíblia afirma que
Deus é atemporal, pois habita na eternidade (Is 57.15), e que Ele é Deus de
eternidade a eternidade (SI 90.2), ou seja: Ele não teve início, nem terá fim.
Deus transcende a todas
as limitações temporais (2 Pe 3.8) existentes em sucessões de tempo. Deus
preenche o tempo. Nossa vida se divide em passado, presente e futuro. Mas não
há essa divisão na vida de Deus. Ele é o Eterno EU SOU. Deus é elevado acima de
todos os limites temporais e de toda a sucessão de momentos, e tem a totalidade
de sua existência num único presente indivisível (Is 57.15).
Eternidade é o infinito
quanto ao tempo. Deus não tem início. De eternidade a eternidade tu és Deus (SI
90.2; 1 Cr 29.10; Hc 1.12). Ele tem auto existência, um atributo eterno de
Deus. Ele não deve a sua existência a ninguém, porque Ele é o princípio e o
fim, o Alfa e o Ômega (Ap 1.8).
3. Deus é eterno, o tempo não.
Deus criou o universo,
ele também criou o tempo. Porém, antes de ter havido o universo e antes de ter
havido o tempo, Deus sempre existiu, sem começo e sem ser influenciado pelo tempo.
O tempo é uma palavra
ligada à criatura, porque tem a ver com coisas que existem. Tem a ver com os anjos,
com o lago de fogo, com os querubins e todas as criaturas que estão ao redor do
trono de Deus. Eles começaram a existir; houve uma época em que não havia
anjos. Então, Deus disse: “Haja”, e os anjos começaram a existir.
Mas nunca houve uma
época em que Deus não existiu! Ninguém disse: “Haja Deus”. Se houvesse, aquele
que dissesse “Haja Deus” teria que ser Deus. E aquele a respeito de quem Ele dissesse
“Haja” não seria Deus, mas um “deus” secundário, que não mereceria que nos
importássemos com ele. Deus, lá no princípio, criou. Deus existia, e isso é
tudo! [1]
A eternidade de Deus
pode ser definida da seguinte maneira: Deus não tem começo, fim ou sucessão de
momentos em seu próprio ser, e Ele vê todo o tempo de modo vividamente igual,
todavia Deus vê os eventos no tempo e os atos no tempo. Eternidade é o infinito
quanto ao tempo. Deus não tem início. De eternidade a eternidade tu és Deus (SI
90.2; 1 Cr 29.10; Hc 1.12).
Para Deus, o passado, o
presente e o futuro são um eterno presente. O domínio e o poder pertencem ao
único Deus, antes dos séculos, agora, e para todo o sempre (Jd v 25). Por isto
é que '‘... um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia'' (2 Pe
3.8b). Os anos de Deus nunca terão fim (SI 102.27): Ele é o Rei dos séculos (1
Tm 1.17).
Deus habita na
eternidade (Is 57.15) e o seu trono é desde a eternidade (SI 93.2). O eterno
Deus não se cansa (Is 40.28). Este eterno Deus é o nosso Deus!
Síntese bíblica sobre o tempo
As duas palavras gregas
para o tempo são: Chronos e Kairós.
Exemplos bíblicos onde
aparecem os dois termos gregos em um versículo:
Atos 1.7: “E disse-lhes: Não vos
pertence saber os tempos (chronos) ou as estações (kairós) que o Pai
estabeleceu pelo seu próprio poder.
Tessalonicenses 5.1: MAS, irmãos, acerca dos
tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva.
Chronos – É o tempo
cronológico. Além de incluir o "dia" de 24 horas, também se refere a
semanas, meses, anos, décadas etc. É o tempo que pode ser medido, dividido,
analisado ou estudado.
Kairós - É "o tempo de
Deus", que só pode ser definido por Ele mesmo. O apóstolo Pedro revelou
que, para Deus, o tempo não pode ser avaliado com as mesmas categorias humanas
de medição: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor
é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2 Pe 3.8).
O QUE A BÍBLIA REGISTRA SOBRE O CHRONOS?
Atos 3.21: O qual convém que o céu
contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca
de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Atos 17.30: Mas Deus, não tendo
em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o
lugar, que se arrependam.
Pedro 1.20: O qual, na verdade, em
outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado
nestes últimos tempos por amor de vós;
Judas 1.18: Os quais vos diziam que
nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias
concupiscências.
O QUE A BÍBLIA REGISTRA SOBRE O KAIRÓS?
Atos 3.19: Arrependei-vos, pois, e
convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os
tempos do refrigério pela presença do SENHOR.
Atos 14.17: E, contudo, não se
deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas
e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
Atos 17.26: E de um só sangue fez
toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra,
determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Efésios 1.10: De tornar a congregar
em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que
estão nos céus como as que estão na terra.
Mateus 26.18: E ele disse: Ide à
cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo;
em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
Marcos 13.33: Olhai, vigiai e orai;
porque não sabeis quando chegará o tempo.
Estes são apenas alguns
dos muitos textos do Novo Testamento onde ocorrem os termos Chronos e Kairós,
no original.
II – O MORDOMO E O USO CORRETO DO TEMPO
1) Aprenda a remir o
tempo.
Efésios 5.16: Remindo o tempo (isto é, aproveitar bem todas as oportunidades que o Senhor
nos dar); porquanto os dias são maus.
2) Enquanto espera as
promessas do Senhor, use tempo para se humilhar diante de Deus.
1 Pedro 5.6: Humilhai-vos, pois,
debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.
3) Use o tempo que você
ainda tem, para fazer a vontade de Deus.
1 Pedro 4.2: Para que, no tempo que
vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo
a vontade de Deus.
4) Use o tempo para se
aproximar do trono de Deus.
ü Hebreus 4.16: Cheguemos, pois, com confiança ao trono da
graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos
ajudados em tempo oportuno.
ü Efésios 6.18: Orando em todo o tempo com toda a oração e
súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por
todos os santos.
5) Use o seu tempo para
fazer o bem.
Gálatas 6.10: Então, enquanto temos
tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Isto é, especialmente aos nossos irmãos em Cristo Jesus).
6) Use o tempo para ler
e meditar na Palavra de Deus (Sl 1.1-6; 119.7).
Ø Ler a Bíblia é uma experiência transformadora. Pouco a
pouco, o Espírito Santo renova o nosso interior para que possamos amadurecer e
crescer em graça e diante de Deus e das outras pessoas. Nessa jornada, às vezes
enfrentamos oposição e contratempos. Não desanime; lembre-se e confie que
“aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus
Cristo” (Fp 1.6).
Algumas
palavras descrevem a meditação cristã da Escritura: refletir, ponderar e até
ruminar. Assim como a vaca primeiro engole a comida para mais tarde
regurgitá-la e mastigá-la outra vez; também o crente, em seu momento de
reflexão, alimenta a memória com a Palavra de Deus e depois a traz de volta a
seu consciente, quantas vezes forem necessárias. Cada nova 'mastigação' produz ainda
mais nutrientes para o sustento da vida espiritual.
Ø A meditação, portanto, nada mais é que o processo de
revolver a verdade bíblica na mente sem parar, de forma a obtermos maior
revelação do seu significado e certificarmo-nos de que a aplicamos a nossas
vidas diárias. J. I. Packer certa vez disse que "meditar é despertar a
mente, repensar e demorar-se sobre um assunto, aplicar a si próprio tudo que se
sabe sobre a obra, os caminhos, os propósitos e as promessas de Deus.
7) Use o tempo para
você mesmo.
O
apóstolo Paulo exortou a Timóteo a cuidar de si mesmo em primeiro Lugar (1 Tm
4.16).
8) Use o tempo para
cuidar de sua família.
"Mas,
se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a
fé e é pior do que o infiel" (1 Tm 5.8).
9) Use o seu tempo para
trabalhar na Obra de Deus.
Portanto,
meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do
Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor (1 Co 15.58).
10) Permaneça firme servindo
a Jesus e acredite que ainda vai chegar o tempo de glória para os sevos de
Deus.
Romanos 8.18: Porque para mim tenho
por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a
glória que em nós há de ser revelada.
O nos Salmos 90, verso 12, Moisés ora dizendo: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos
corações sábios”.
Ensina-nos a contar os nossos dias é uma forma poética
para dizer:
1)
Ensina-nos a aproveitar a vida;
2)
Ensina-nos a viver bem (Bíblia a Mensagem).
3)
Compreender que a nossa vida aqui na terra é breve (isto é, de pouca duração; curto).
Que possamos fazer constantemente esta oração diante do
Senhor Deus.
Fonte: ALVES, Jair. E-book
Subsídios EBD. Vol. 17. Ano: 2019