Bíblia é uma
palavra de origem grega que significa “livros”. Daí que se deu o título Bíblia
à coleção dos livros que, sendo de diversas origens, extensão e conteúdo, estão
essencialmente unidos pelo significado religioso que têm para o povo de Israel
e para todo o mundo cristão: unidade e diversidade que não se opõem entre si,
mas que se complementam para dar à Bíblia o seu especialíssimo caráter.
Diversidade de designações
Desde tempos remotos, este livro sem igual tem
sido conhecido com diferentes designações. Assim, os judeus, para os quais a
Bíblia somente consta da parte que os cristãos conhecem como o Antigo
Testamento, referem-se a ela como Lei, Profetas e Escritos (cf. Lc
24.44), termos representativos de cada um dos blocos em que, para o Judaísmo,
se divide o texto bíblico transmitido na língua hebraica:
(a)
Lei (hebr. torah), que compreende os cinco
primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio
(b)
Profetas (hebr. nebiim), agrupados
em:
Profetas anteriores: Josué, Juízes, 1 e 2Samuel, 1 e 2Reis;
Profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
Profetas anteriores: Josué, Juízes, 1 e 2Samuel, 1 e 2Reis;
Profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
(c) Escritos (hebr. ketubim): Jó, Salmos, Provérbios, Rute, Cântico dos
Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, 1 e
2Crônicas
O título referido, Lei, Profetas e Escritos,
aparece reduzido em ocasiões como a Lei e os Profetas (cf. Mt 5.17) ou,
de modo mais singelo, a Lei (cf. Jo 10.34).
No Cristianismo, com a incorporação dos livros
do Novo Testamento e justamente a partir da maneira que ali são citadas
passagens do Antigo, é comum referir-se à Bíblia como as Sagradas Escrituras
ou, de forma alternativa, como a Sagrada Escritura, as Escrituras ou a
Escritura (cf. Mt 21.42; Jo 5.39; Rm 1.2). Frequentemente, com essa última
designação mais breve, faz-se referência a alguma passagem bíblica concreta
(cf. Mc 12.10; Jo 19.24).
As locuções Antigo Testamento e Novo
Testamento, respectivamente, no seu sentido de títulos respectivos da
primeira e da segunda parte da Bíblia, começaram a ser utilizadas entre os
cristãos no final do séc. II d.C. com base em textos como 2Co 3.14.
A palavra “testamento” representa aqui a aliança ou pacto que Deus estabelece
com o seu povo: em primeiro lugar, a aliança com Israel (cf. Êx 24.8; Sl
106.45); depois, a nova aliança anunciada pelos profetas e selada com o sangue
de Jesus Cristo (cf. Jr 31.31-34; Mt 26.28; Hb 10.29).
Classificação dos livros da Bíblia
Os livros da Bíblia nem sempre são classificados
na mesma ordem. Ainda hoje aparecem dispostos de maneiras distintas, seguindo
para isso os critérios sustentados a esse respeito por diferentes tradições.
A versão de João Ferreira de Almeida, em todas
as suas edições, tem-se sujeitado à norma de ordenar os livros de acordo com o
seu caráter e conteúdo, na seguinte forma:
Antigo Testamento
(a) Literatura histórico-narrativa: Gênesis,
Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 e 2Samuel, 1 e
2Reis, 1 e 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester
(b) Literatura poética e sapiencial (ou de
sabedoria): Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos
(c) Literatura profética:
Profetas maiores: Isaías,
Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel
Profetas menores: Oséias,
Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu,
Zacarias, Malaquias
Novo Testamento
(a)
Literatura histórico-narrativa:
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João
Atos dos Apóstolos
Atos dos Apóstolos
(b)
Literatura epistolar:
Epístolas paulinas: Romanos, 1 e 2Coríntios,
Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2Tessalonicenses, 1 e 2Timóteo,
Tito, Filemom
Epístola aos Hebreus
Epístolas universais: Tiago, 1 e 2Pedro, 1, 2 e 3João, Judas
Epístola aos Hebreus
Epístolas universais: Tiago, 1 e 2Pedro, 1, 2 e 3João, Judas
(c)
Literatura apocalíptica: Apocalipse (ou Revelação)
de João
Fonte: Bíblia de
Estudo Almeida
hebr. hebraico
séc. século
d.C. depois
de Cristo