Recents in Beach

O Pecado para morte

Trata-se de uma expressão empregada em 1 João 5.16,17 com referência à certeza na oração (1 João 5.14,15). Uma pessoa pode confiantemente esperar que Deus responda às orações de um cristão que comete um pecado que não seja para a morte (1 João 5.16a), desde que esse pedido esteja de acordo com a vontade de Deus. 

Por outro lado, aquela pessoa cujo pecado leva à morte não poderá ser objeto de uma intercessão confiante.


EXISTEM DIVERSOS PONTOS DE VISTA SOBRE A NATUREZA DESSE PECADO:

(1 ) É um pecado no qual um cristão persiste até que Deus veja a necessidade de visitá-lo com a morte física (1 Co 11,30).

(2) E o pecado de um cristão que resulta na perda da salvação, isto é, na perdição eterna. Alguns encontram o mesmo fenômeno em Mateus 12.31 ou em Hebreus 6.46.

(3) Outros entendem que este pecado é a negação persistente, inflexível da encarnação do Filho de Deus por parte de uma pessoa que professa ser cristã. Tal pecado, se continuado, irá resultar na perdição eterna.

 

A vantagem desse ponto de vista é que está baseado no contexto de 1 João. Os destinatários dessa epístola estavam familiarizados com tal pecado, tendo sido testemunhas da sua ocorrência nos primeiros mestres gnósticos, que João designa como anticristos (1 Jo 2.18,19) e falsos profetas (1 Jo 4.1-3).

 

Entende- se que o apóstolo não diz que não se deve orar por essas pessoas, mas somente que não haverá certeza de uma resposta.

Fonte: Dicionário Wycllife / Reverberação: www.escolabiblicaecb.com

Bem-Vindo (a) a nossa Loja On-Line de Obras Teológicas. Nossa Escola Bíblica ECB disponibiliza matérias teológicas, no formato de apostilas (em PDF), para quem deseja aprofundar seus conhecimentos bíblicos.
***
Informações Aqui





📚 📚 Veja também

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já !