O Ministério de Evangelista

PARA LER E REFLETIR:

2 Tm 4.5; Efésios 4.11.

TOME NOTA:

Embora todos os cristãos tenham de compartilhar sua fé, alguns indivíduos são chamados a ser evangelistas, com um dom especial do Espírito Santo para anunciar as Boas-Novas do evangelho (Ef 4.11).

I. O EVANGELISTA.

1. Definição.

O substantivo grego euangelistês, significando “evangelista”, aparece somente três vezes (At 21.8; Ef 4.11; 2Tm 4.5). O evangelista denota “pregador do Evangelho”, “proclamador das boas novas do evangelho (At 2 1.8, Ef 4 .11).

a) O Dom de evangelista (Ef 4.11) - é definido como a habilidade sobrenatural de estabelecer e organizar novas igrejas em áreas necessitadas ou em áreas que não tinham igrejas anteriormente.

b) O Propósito do dom de Evangelista.

O propósito do evangelista está claramente definido na epístola aos Efésios. O objetivo de todos os cinco dons ministeriais é o “aperfeiçoamento” do povo de Deus para a “obra do ministério” (E f 4.12).

2. A função dos evangelistas.

Eles exerciam função especial que era anunciar as boas-novas do evangelho; como não eram pastores de igrejas locais, estavam em condições de ir, de lugar em lugar, pregando a todos que ainda ignoravam a salvação por Cristo. Paulo ordenou a Timóteo que fizesse a obra de evangelista, 2 Tm 4. 5.

O trabalho de evangelismo, portanto, é um daqueles dons do Espírito Santo por meio dos quais o corpo de Cristo, a igreja, pode ser edificada. Quer eles sejam evangelistas em geral, como Filipe, quer tenham sido designados para supervisionar a igreja, como Timóteo.

3. Felipe, um evangelista notável no Novo Testamento.

Filipe foi chamado de 'o evangelista' (At 21.8). Embora fosse um dos sete escolhidos para aliviar os apóstolos da tarefa de distribuir alimentos (At 6.5), ele foi especialmente notado por sua atividade evangelizadora.

De Jerusalém, ele foi até Samaria e pregou com grande sucesso (At 8.4ss). Dali, foi enviado para evangelizar um oficial da corte etíope, que estava viajando para casa depois de visitar Jerusalém (At 8.26). Então pregou o Evangelho desde Azoto até Cesareia, onde tinha sua casa (At 8.40; 21.8)" (PFEIFFER, Charles F.; REA, John; VOS, Howard F. (Eds.). Dicionário Bíblico Wycliffe. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009).

Os evangelistas são as pessoas chamadas por Deus para declarar as Boas Novas de Jesus Cristo; tarefa originalmente dada aos apóstolos e, depois, a outros crentes, uma dádiva do Espírito Santo (Atos 8.1,4,5,12,35; 21.8; Efésios 4.11; 2 Timóteo 4.5).

4. Consequência para a igreja que deixa de apoiar o trabalho do evangelista.

A igreja que deixar de apoiar e promover o ministério de evangelista cessará de ganhar convertidos segundo o desejo de Deus. Tornar-se-á uma igreja estática, sem crescimento e indiferente à obra missionária. A igreja que reconhece o dom espiritual de evangelista e tem amor intenso pelos perdidos, proclamará a mensagem da salvação com poder convincente e redentor (At 2.14-41).

Os evangelistas podem ser eficientes em fazer cruzadas em igrejas, na abertura de novas igrejas, como ministros de evangelismo de meio período ou tempo integral numa igreja com muitas equipes, no campo missionário e em ministérios evangelísticos nacionais.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

Evangelistas

1. Estêvão parecia servir também como evangelista (At 6.8 - 7.60).

2. João Marcos (sobrinho de Barnabé e autor do Evangelho de Marcos) pode ter se tornado um evangelista. João Marcos foi conhecido como o evangelista João pelos pais da Igreja primitiva.

3. Filipe tornou-se um evangelista (At 8.5,26,39,40).

O MINISTÉRIO DO EVANGELISTA FILIPE

I. O diácono em Jerusalém.

Filipe era um dos sete homens escolhidos pela Igreja primitiva para atuar no ofício de diácono.

A. O motivo dessa eleição (At 6.1,2).

B. As exigências dessa eleição (At 6.3-5).

II. O evangelista em Samaria (At 8.5-8).

A. A mensagem que pregou (At 8.5).

B. Os milagres que realizou (At 8.6-8).

III. O ganhador de almas em Gaza (At 8.26-40).

A. Sua mensagem por intermédio de um anjo (At 8.26).

B. Seu ministério a um eunuco.

1. O encargo do eunuco (At 8.27).

2. A confusão do eunuco.

a. A passagem (At 8.28,32,33).

b. O problema (At 8.29,30,34).

3. O esclarecimento ao eunuco (At 8.35).

C. A conversão do eunuco (At 8.36,37).

D. A confissão do eunuco (At 8.38,39).

IV. O pai de família na Cesareia (At 8.40).

A. Os visitantes na casa de Filipe (At 21.8).

B. As virgens na casa de Filipe (At 21.9).[1]

Referência:

Revista Digital Cristão Alerta, 2° trimestre de 2021

[1] WILLMINGTON, Harold L. Guia de Willmington para a Bíblia: Método Teológico. Rio de Janeiro: 2015. Editora Central Gospel

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui