Os três estágios do cânon do Antigo Testamento

A formação do cânon das Escrituras do Antigo Testamento foi longa e gradual. O Antigo Testamento exigiu cerca de quase dois mil anos para que fosse composto. Apesar de o Antigo Testamento não nos informar sobre o processo da canonização de seus livros, perfila de como foram preservados (Êx 24.3-8; 25.16; 40.20). Preservação, porém, não é canonização. Todavia, as duas ideias estão intimamente relacionadas. O extremo cuidado em preservar testifica do extremo valor dessas obras (Dt 31.26; 10.2; Js 24.25,26).

Foram cerca de três estágios para que o cânon do Antigo Testamento chegasse à sua forma final:

1. A PROCLAMAÇÃO E FORMAÇÃO ORAL DO CONTEÚDO DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO (JÓ 1.18)

Nisto a história da literatura hebraica é perfeitamente igual à de qualquer outro povo, começando sempre sob a forma de tradição oral. Exemplos:

a) História sobre a origem do mundo;

b) Os anais dos reis;

c) Os feitos dos heróis;

d) As liturgias religiosas e os cantos sagrados, etc.

Todos esses aspectos culturais foram transmitidos oralmente de geração a geração, muito antes de serem postos em forma escrita (escritura). Não é necessário frisar que as revelações ativas de Deus foram transmitidas verbalmente antes de tomarem o formato que hoje conhecemos, e também, com a máxima probabilidade, fizeram-se registros escritos de muitos fatos (Gn 26.5).

2. REDAÇÃO E COMPILAÇÃO DESSA REVELAÇÃO NA FORMA PRESENTE

A) Moisés

Por meio de Moisés, iniciou-se a “revelação autorizada”, isto é, a ordem divina para que a revelação verbal fosse escrita (Êx 17.14; 24.4,7; 34.27; Dt 33.2). Moisés utilizou-se da revelação ativa e da tradição existente (oral e escrita) para compor o Pentateuco. Entretanto, observam-se inserções posteriores, que serviam como adendo explicativo ou informativo (Êx 11.3; 16.35; Dt 34.1-12).

B) Josué (1433 a.C.)

Josué inseriu “[...] no livro da Lei de Deus” o concerto firmado com o povo Js 24.26).

C) Samuel (905 a.C.)

Samuel, sacerdote, profeta e também o último juiz de Israel, escreveu e pôs seus escritos “perante o Senhor” (1 Sm 10.25). Isso sugere que seus escritos foram depositados na Arca do Concerto com os demais livros sagrados ali depositados (Êx 25.21; Hb 9.4).

Muitos outros exemplos poderiam ser obtidos a partir do testemunho das Escrituras, a saber:

1) Isaías (770 a.C.): Faz referência ao período de formação do Cânon (Is 29.18; 34.16);

2) Jeremias (626 a.C.): registrou a revelação divina Jr 30.1,2; 36.1,2,28,32; 45.1);

3) Zacarias (520 a.C.): ratifica a autenticidade do Cânon sagrado (Zc7.12);

4) Esdras (445 a.C.): selecionou e preservou os rolos sagrados, determinando, dessa forma, o Cânon do Antigo Testamento. A Esdras é atribuída a tríplice formação do Cânon Judaico (Tanach): Lei; Profetas; Escritos.

3. FIXAÇÃO E ACOLHIMENTO DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO

O Antigo Testamento foi acolhido como canônico na cidade de Jabneh Jâmnia) em 90 A.D., tendo como figura destacada o rabino Yohanan Ben Zakkai, pertencente à escola de Hilel — um grupo dentro da seita dos fariseus. O trabalho do concílio foi apenas ratificar aquilo que já era aceito por todos os judeus por meio dos séculos.

3.4.5 - Limites e Extensão do Cânon do Antigo Testamento. Antes da fixação e acolhimento do Cânon do Antigo Testamento pelo concílio dejabneh, por algum tempo, já havia sido reconhecido três divisões dentro das Escrituras Sagradas: Lei; Profetas; Escritos (Lc 24.44).

Referência: BENTHO Esdras Costa | PLÁCIDO Reginaldo Leandro. Introdução ao estudo do Antigo Testamento, 1ª edição 2019, CPAD