Recents in Beach

Métodos utilizados no estudo teológico

Método é a maneira de se fazer algo. Em relação à teologia, método é o modo como é feita a investigação para que se obtenha um conhecimento seguro e certo da realidade estudada.

 

Há vários métodos que são utilizados no estudo teológico. Cada um deles determina a natureza do sistema daquela teologia. Daí a importância de se adotar um método que conduza a uma teologia válida do ponto de vista bíblico. Vamos ver os principais métodos e por ultimo, um procedimento básico.

1. Os principais métodos

a) Método dedutivo.

Este método deduz o sistema de princípios gerais aceitos a priori. Isto é, leva-se o sistema teológico a se acomodar a princípios filosóficos previamente aceitos. Por exemplo, se o teólogo aceita o deísmo, o panteísmo, o evolucionismo, ou o racionalismo como princípio filosófico, certamente os temas teológicos estudados serão interpretados em consonância com o princípio geral aceito. Esta é a razão de termos na história teologias diversas que se afastaram da ortodoxia cristã. O método dedutivo pode ser usado, mas ele não é o principal, e as deduções devem ser tiradas de premissas corretas.

b) Método místico.

Alguns afirmam ter recebido revelações especiais de Deus, independentes das Escrituras, e com base nessas revelações têm elaborado suas teologias. Como exemplo da utilização desse método podemos citar Ellen G. White (adventista), Joseph Smith (mórmon), e até mesmo Kenneth Hagin (teologia da prosperidade). O místico depende mais de impressões internas ou subjetivas do que de autoridade e instruções externas.

 

A experiência religiosa tem seu valor e é fundamental na teologia. Entretanto, a experiência com Deus deve ser entendida em conformidade com o ensino da Escritura. Não deve ir além, acrescentando algo novo, nem subtrair da Palavra o que é ensinado. Por exemplo, marcar o dia e a hora da volta de Jesus, como já tem sido feito por alguns, com base em alguma visão ou percepção pessoal, é contrariar o claro ensino da Palavra de Deus que diz que “quanto ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mt 24.36).

c) Método indutivo.

Este método procura encontrar princípios gerais partindo de premissas ou dados particulares. Contrapõe-se ao método dedutivo. É usado nas ciências em geral. É o método mais adequado para o exame das Escrituras. Implica na coleção dos fatos bíblicos, sua classificação e estudo acurado do conteúdo e significado deles, determinando suas verdades fundamentais.

 

2. Um procedimento básico

Vamos agora apresentar alguns passos no estudo da teologia, relacionados com o método indutivo. Esses passos ajudam o estudante na elaboração de uma teologia bem fundamentada e contextualizada. São seis passos.

a) Definir e esclarecer o problema ou a questão teológica a ser estudada, como, por exemplo, a Pessoa de Cristo, o Pecado, o Espírito Santo, a Salvação.

b) Identificar as várias soluções do problema que foram sugeridas na história cristã. Isto ajuda a entender a questão nos diversos contextos históricos.

c) Estudar a fonte da teologia cristã, a Bíblia, para determinar exatamente o que dizem os textos, e chegar a conclusões preliminares.

d) Relacionar as conclusões preliminares com a revelação em geral e com as outras doutrinas já estabelecidas para concretizar a resposta teológica.

e) Defender esta conclusão diante da oposição de outras ideias.

f) Aplicar as conclusões teológicas às situações específicas da vida neste mundo. Há uma verdade divina, mas há muitas aplicações nos diferentes contextos e situações em que vive o ser humano.

É preciso cuidar do método que vamos adotar, porque ele vai determinar aonde vamos chegar. Neste estudo, para os fins que temos em vista, vamos analisar os principais temas da fé cristã, servindo-nos dos melhores autores.

Analisaremos os assuntos à luz da revelação bíblica, sem menosprezar as reflexões históricas, procurando explicitar as verdades de Deus para a vida hoje. Para tanto, é preciso ter a mente aberta para ouvir e questionar com o intuito de compreender melhor o que Deus revelou. Não podemos evitar completamente nossos pré-conceitos, mas podemos ter consciência deles e tentar não permitir que eles controlem nossa compreensão da verdade ensinada por Deus.