Recents in Beach

O Inferno é a sepultura ou um lugar de tormento consciente?

Leitura Bíblica: Mateus 5.29:

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

PROBLEMA:

Em Mateus 5:29 Jesus refere-se ao "corpo" sendo "lançado no inferno", e o salmista fala de "ossos" sendo "espalhados à boca do Seol [inferno]" (SI 141:7, R-IBB).


Jacó falou que suas "cãs" desceriam ao inferno [Seol] (Gn 42:38; cf. 44:29,31, R-IBB). Entretanto, Jesus referiu-se ao inferno como um lugar para o qual a alma vai depois da morte, ficando conscientemente em tormentos (Lc 16:22-23).

O "inferno" é apenas a sepultura, como as Testemunhas de Jeová e algumas outras seitas ensinam?

👇 VEJA TAMBÉM

👉 Provas bíblicas da existência do inferno – AQUI

👉 O Inferno à Luz da Bíblia Sagrada – AQUI

SOLUÇÃO:

A palavra hebraica sheol, traduzida em algumas versões como inferno, ou transliterada como Seol (R-IBB) ou Xeol (BJ), é traduzida também como "sepultura" (como na ARA, na EC e na SBTB) ou "cova". Ela significa apenas "o mundo invisível" e pode referir-se tanto à sepultura, onde o corpo fica fora da visão depois do enterro, como ao mundo espiritual, que é invisível aos olhos mortais.

No AT, sheol é usada freqüentemente significando sepultura, já que indica o lugar para onde "ossos" (SI 141:7) e "cãs" (Gn 42:38) vão após a morte. Até mesmo a ressurreição do corpo de Jesus é dita como sendo do "hades" [inferno] (isto é, da sepultura) (At 2:30-31, R-IBB), onde sua carne não viu a corrupção.

Conquanto possa haver no AT algumas alusões ao "inferno" como um mundo espiritual (cf. Pv 9:18; Is 14:9, R-IBB), o "inferno" (em grego: hades) é descrito claramente no NT como um lugar de espíritos que já partiram (almas)

Anjos lá estão (2 Pe 2:4), e eles não têm corpos. Seres humanos que não se arrependeram estão lá em conscientes tormentos após sua morte, e os seus corpos estão enterrados (Lc 16:22-25).

No fim aqueles que estiverem no inferno serão lançados no lago de fogo com o diabo, onde "serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos" (Ap 20:10,14-15).

Jesus falou muitas vezes do inferno como sendo um lugar de tormentos conscientes e eternos (cf. Mt 10:28; 11:23; 18:9; 23:15; Mc 9:43,45,47; Lc 12:5; 16:23).

Artigo: Pr. Norman Geisler


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !