🕛 Data: 16 de Julho de 2023
Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023,
Adultos - CPAD
🎓 Revista: A igreja de Cristo e o Império do Mal:
como viver neste mundo dominado pelo Espirito da Babilônia
✍COMENTARISTA: Pr. Douglas Baptista
📚 TEXTO ÁUREO
“Sabe, porém, isto: que nos últimos
dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (2 Tm 3.1)
💡 VERDADE PRÁTICA
Os ensinos progressistas buscam desconstruir a fé cristã por
dentro e afastar as pessoas do verdadeiro cristianismo bíblico, tornando-as
meras militantes de causas sociais.
⏰ LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Pe 1.15,16
As Escrituras advertem 0 cristão a
viver em santidade
Terça - 2 Tm 3.16,17
A Bíblia é a única revelação escrita de
Deus para a humanidade
Quarta - 2 Pe 1.21
As Escrituras são a verdade plena de Deus,
dada pelo Espírito Santo
Quinta - Ap 22.18,19
Ninguém pode acrescentar ou retirar
coisa alguma das Escrituras
Sexta - Rm 12.7
Exortação à Igreja acerca da dedicação
ao ensino das Escrituras
Sábado - Rm 12.1,2
É preciso manter-se em comunhão com
Deus e permanecer separado das armadilhas do pecado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.1-9
1 - Sabe, porém, isto: que nos últimos
dias sobrevirão tempos trabalhosos;
2 - porque haverá homens amantes de si
mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e
mães, ingratos, profanos,
3 - sem afeto natural,
irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os
bons,
4 - traidores, obstinados, orgulhosos,
mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 - tendo aparência de piedade, mas
negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 - Porque deste número são os que se
introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados,
levadas de várias concupiscências,
7 - que aprendem sempre e nunca podem
chegar ao conhecimento da verdade.
8 -
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à
verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 - Não irão, porém, avante; porque a
todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Hinos Sugeridos: 210, 259, 306 da Harpa
Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos
alguns perigos do ensino progressista à fé cristã bíblica. Fazem parte do
arcabouço progressista o liberalismo teológico, o teísmo aberto, a teologia da
libertação, bem como suas derivadas, tais como: teologia feminista, teologia
negra, teologia queer etc. O propósito básico desses movimentos teológicos é
desconstruir a moral cristã, implodir a ortodoxia bíblica e corromper a fé
bíblica por dentro da igreja evangélica.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Elencar os elementos que descaracterizam o
cristianismo bíblico;
II) Explicar as principais teorias progressistas;
III) Aplicar elementos que refutam o ensino progressista.
B) Motivação:
É muito provável que você já tenha ouvido algumas preleções em que há uma
insistente ênfase em desconstruir postulados que sempre foram caros ao
cristianismo bíblico. Em relação a isso, 0 apóstolo Paulo diz que estamos
diante de pessoas orgulhosas, tomadas por desejo doentio por discussões a
respeito de palavras, fazendo falsas acusações a respeito da piedade como uma
mera fonte de lucro; trata-se, pois, de uma mente pervertida, privada da
verdade (1 Tm 6.3-5).
C) Sugestão de Método: Em 2022, um vídeo de uma militante política circulou nas redes
sociais. Esse vídeo é revelador. Nele, há uma fala claramente a respeito da
estratégia de militantes atuarem na Escola Dominical das igrejas evangélicas,
principalmente, nas classes infantis, onde há maior necessidade de voluntários
para o trabalho. Você pode procurar esse vídeo na internet, pois ele foi viralizado.
Em seguida, alerte os alunos a respeito do que uma ideologia progressista pode
fazer na mente de uma pessoa. Sim, deixe claro que há pessoas em nosso meio que
acreditam piamente que precisam “converter” os evangélicos para ler a Bíblia de
uma maneira mais progressista. Esse fenômeno é real.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Ao final
desta lição, estimulemos aos alunos a reafirmarem a autoridade da Bíblia para
toda prática e fé, a conhecer e a ensinar as grandes doutrinas da Palavra de
Deus e, finalmente, a cultivar uma vida de santidade ao Senhor.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 94, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios
que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto
“Pressuposições do Intérprete e do Teólogo Pentecostal”, localizado depois do
primeiro tópico, aprofunda a reflexão a respeito da autoridade do texto
bíblico;
2) O texto “Purificando 0
Crente”, ao final do terceiro tópico, amplia a reflexão a respeito da ênfase na
santificação do crente.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que os ensinos
progressistas enfraquecem a autoridade da Bíblia. Suas heresias propagam que as
Escrituras contêm erros, que Deus não é soberano e que o sobrenatural é um
mito. São indiferentes à doutrina bíblica do pecado, relativizam os valores
morais e defendem a necessidade de “ressignificar” a fé cristã. Por
conseguinte, seus ensinos progressistas resultam na descaracterização do
cristianismo bíblico. Nesta oportunidade, verificaremos alguns de seus
heréticos conceitos e os meios espirituais pelos quais a Igreja deve resistir
aos seus efeitos maléficos (Jd 1.3).
I
- A DESCARACTERIZAÇÃO DO CRISTIANISMO
1. A deterioração moral.
A expressão bíblica “últimos dias” faz
alusão IL ao período anterior à volta de Cristo, sendo retratado como um tempo
“extremamente difícil” (2 Tm 3.1). O apóstolo Paulo alerta que o comportamento
humano estará associado à impiedade, caracterizada pela profunda degradação
moral (2 Tm 3.2-4). Por isso, a lista paulina é uma descrição da escalada dos
pecados na sociedade. E o enfraquecimento da doutrina bíblica e o relativismo,
que não aceita norma moral absoluta, instigam a má conduta da humanidade.
O atual e alarmante crescimento do
pecado é uma indicação de que já vivemos esses últimos dias. Não obstante,
apesar das investidas heréticas, a Bíblia nos adverte a viver em santidade em
qualquer época da jornada cristã (1 Pe 1.15, 23-25).
2. A erosão da ortodoxia.
O ensino progressista representa um
ataque teológico à ortodoxia bíblica. Suas teses reduzem o texto bíblico a um
mero registro de experiências religiosas. Desse modo, o fundamento da fé cristã
é questionado, isto é, a autoridade bíblica é rejeitada e suas verdades
negligenciadas; o conteúdo doutrinário cede espaço para a cultura, o
entretenimento e ao resultado a qualquer custo; os cristãos tornam-se “mais
amigos dos deleites do que amigos de Deus” (2 Tm 3.4); a vida em igreja fica
desprovida do poder do Espírito, sendo incapaz de ser instrumento de
transformação do caráter das pessoas (2 Tm 3.5; 2 Co 4-2,3)- Portanto, não
podemos negociar a verdade de que a Bíblia é a única revelação escrita de Deus,
dada pelo Espírito Santo, capaz de constranger a consciência dos pecadores (2
Tm 3.16,17).
3. A corrupção da fé.
Com o caráter humano maculado e a
corrosão da ortodoxia, promovidos pelo progressismo no ensino, o cristianismo e
a fé bíblica são descaracterizados. Não por acaso, o apóstolo Paulo acrescenta
as práticas dos falsos cristãos (2 Tm 3.2-4) à repulsiva conduta da luxúria e
de várias concupiscências (2 Tm 3.6).
Os hereges cativam as pessoas por meio
da sedução e do engano. Escravos que são das paixões, eles acreditam que os
prazeres do corpo não podem contaminar a alma. Por isso, os pecados morais, a
libertinagem e o abuso do corpo são tolerados, tais como: a prostituição, a
ideologia de gênero, as drogas, o aborto, o relativismo moral etc. A rebeldia e
a ausência de genuína conversão os impedem de alcançar o conhecimento da
verdade (2 Tm 3.7). Por fim, o engano desses mestres e seus seguidores será
objeto do juízo divino (2 Tm 3.8).
AUTORIDADE
DAS ESCRITURAS
“O escopo da autoridade
das Escrituras é tão extensivo como a própria autoridade de Deus em relação a
todas as áreas da existência humana. Deus está acima de todas as áreas de nossa
vida, e fala a todas elas mediante a sua Palavra. A autoridade da Palavra
escrita é a autoridade do próprio Deus. A Bíblia não é meramente um registro da
autoridade de Deus no passado, mas continua sendo a autoridade de Deus, hoje.”
Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal, editada pela CPAD, pp.94-98.
SINOPSE I
A deterioração moral, a erosão da ortodoxia e a
corrupção da fé são elementos que descaracterizam o cristianismo bíblico.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
PRESSUPOSIÇÕES
DO INTÉRPRETE E DO TEÓLOGO PENTECOSTAL
“Finalmente, é importante
examinarmos o que nós, intérpretes, trazemos de nosso mundo, e acrescentamos ao
texto (pressuposições).
Primeiro: tenhamos um compromisso com a inspiração
verbal e plenária. Os métodos supra delineados devem afirmar esse ponto de
vista. Prestemos atenção a todo o conselho de Deus, e evitemos a ênfase
exagerada num só tema ou texto. Doutra forma, surge um cânon dentro de um
cânon, que é outro erro grave. É que, na prática, traçamos um círculo dentro do
círculo maior (a Bíblia), e dizemos, na prática, que essa parte assim delineada
é mais inspirada do que o resto. Se derivarmos a teologia só de uma parte
selecionada da Bíblia, acontecerá a mesma coisa.
É importante, portanto,
que o pentecostal tenha uma base e um ponto de referência realmente bíblicos e
pentecostais. Primeiro: deve crer no mundo sobrenatural, especialmente em Deus,
que opera de forma poderosa e revela-se na história. Os milagres, no sentido
bíblico, são ocorrências comuns.
Além disso, outros
poderes no mundo sobrenatural, quer angelicais (bons), quer demoníacos (maus),
penetram em nosso mundo e aqui operam. O pentecostal não é materialista nem
racionalista, mas reconhece a realidade da dimensão sobrenatural” (HORTON,
Stanley M (ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, 2018, pp.61-62).
II
- AS TEORIAS PROGRESSISTAS
1. A desconstrução da Bíblia.
O ensino progressista é o desdobramento
do liberalismo teológico. Sua principal característica é o repúdio à inspiração
e inerrância da Bíblia (2 Tm 3.16).
A ênfase do Progressismo repousa no
antropocentrismo (homem como centro). Esse ensino produz pessoas egocêntricas e
retira a convicção do pecado (2 Tm 3.2). O parâmetro progressista é de
reinterpretação das Escrituras para satisfazer a concupiscência humana (2 Tm
4.3). Então, propaga-se um “evangelho” em que a salvação do homem ocorre por
meio de uma reforma social com a relativização do pecado, da moral e da fé
bíblica (G11.7-10). Assim, o termo “progressista” refere-se às teorias que se
distanciam do cristianismo bíblico, em especial na deturpação das doutrinas e
dos valores cristãos (Fp 3.18,19; 2 Pe 2.19).
2. O Teísmo aberto.
Outra corrente da teologia
liberal/progressista é o ensino do teísmo aberto. Nessa teologia, Deus é
limitado, não conhece o futuro em detalhes, não exerce o controle absoluto
sobre o universo e nem sobre a vida humana. Afirma-se que o conhecimento divino
das coisas que estão por acontecer depende das ações livres dos homens.
Rejeita-se o conceito de presciência em que Deus sabe todas as coisas
antecipadamente. Nessa heresia, Deus foi surpreendido pelo pecado no Éden e
forçado a redesenhar a história (Gn 3.8-19).
Essa ênfase extremada nas decisões do
homem sacrifica a soberania de Deus, e a autolimitação divina anula o que a
Bíblia ensina sobre a queda e a corrupção do gênero humano, afetando assim a
doutrina da providência divina e da presença do mal moral no mundo. Logo,
embora seus postulantes não reconheçam publicamente, a conclusão é bem lógica:
Se Deus não é soberano, então, não faz sentido orar a Ele.
3. A Teologia da Demitologização.
Em 1958, Rudolph Bultmann propôs um
programa de demitologização do texto bíblico. O mito é uma história de caráter
religioso que não tem fundamento na realidade, e que se destina a transmitir um
conceito de fé. Para esse teólogo alemão havia mitos na Bíblia e era preciso
separá-los da verdade.
Nesse pensamento, o Céu e o Inferno, a
tentação, os demônios e a possessão demoníaca passam a ser vistos como
mitológicos. Até a doutrina da concepção, do nascimento virginal e a promessa
da vinda de Cristo são classificados como mitologia. Nessa teologia, a Bíblia
só é crível se dela forem extirpados os milagres, os sinais e outras revelações
sobrenaturais. Em oposição a esses disparates, ratificamos que a Bíblia é a
verdade plena de Deus, atestada pelo Espírito Santo, sustentada pela história e
confirmada por milhões de pessoas alcançadas pela fé em Cristo (2 Pe 1.21).
SINOPSE II
As teorias progressistas passam pela desconstrução da
Bíblia, pelo teísmo aberto e pela teologia liberal.
1. Reafirmando a autoridade bíblica.
Em refutação ao ensino progressista é
indispensável reafirmar a doutrina da inspiração divina, verbal e plenária da
inerrante Palavra de Deus (2 Tm 3.16,17) e validar o princípio de Sola Scriptura
instituído na Reforma, que estabelece a Bíblia como a única regra infalível e
autoridade final de fé e prática. Nessa direção, Lutero advertia sobre a
necessidade de distinguir entre 0 que foi entregue por Deus nos textos sagrados
e o que foi inventado pelos homens no contexto da pesada tradição romana na
Idade Média. Armínio, por sua vez, alertava que a perfeição das Escrituras é
solapada quando sua verdade é negada ou reinterpretada. Desse modo, a
autoridade bíblica é ratificada quando se oferece resistência à presunção das
ideologias humanas em acrescentar ou retirar alguma coisa das Escrituras (Ap
22.18,19).
2. Ensinando as doutrinas bíblicas.
A Grande Comissão confiada à igreja
consiste em fazer e ensinar discípulos (Mt 28.19,20). Compreende uma ordenança
proclamadora e um mandato educacional. A incumbência é tanto de formação quanto
de transformação de indivíduos. É responsabilidade da Igreja evangelizar o
mundo e ensinar as doutrinas bíblicas (2 Tm 4.2). Em vista disso, Paulo exorta
a necessária dedicação ao ensino (Rm 12.7). A atividade é essencial para
instruir, expor e corrigir o erro (2 Tm 3.16). Essa atuação é primordial na
transformação da velha natureza (Ef 4.22-24), formação do caráter cristão (Ef
4.13), resultando no genuíno crescimento de uma igreja espiritualmente saudável
e doutrinariamente bíblica (Ef 4.16).
3. Enfatizando a santificação.
O fortalecimento da autoridade bíblica
e o aprendizado das doutrinas cristãs precisam estar atrelados a uma vida de
santidade (1 Pe 1.16). O verbo santificar vem do grego hagiazõ que
significa “separar, purificar, consagrar”. O adjetivo “santo” é tradução do
vocábulo “hagios”. Desse modo, a santificação é a operação do Espírito
Santo em manter o crente separado do pecado e consagrado a Deus (Rm 12.1,2). É
a continuação da obra iniciada na regeneração (Ef 1.13), quando o salvo recebe
novidade de vida (2 Co 5.17) e se estende até o dia da glorificação do crente
(Rm 6.22). A ênfase está na obediência à Palavra de Deus (Tg 1.22), no abandono
das concupiscências (1 Pe 1.13,14) e numa vida de retidão moral em toda a
maneira de viver (1 Pe 1.15).
SINOPSE III
Refutamos o ensino progressista, reafirmamos a autoridade
da Bíblia, ensinando as doutrinas bíblicas e vivendo uma vida de santidade ao
Senhor.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“PURIFICANDO O CRENTE
A obra do Espírito não
cessa quando a pessoa reconhece sua culpa diante de Deus, mas vai crescendo a
cada etapa subsequente. A segunda etapa na santificação pelo Espírito Santo no
indivíduo é a conversão. Esta é uma experiência instantânea. Inclui a santificação
pelo Espírito, ou, em linguagem biblicamente mais correta, o processo da
santificação pelo Espírito inclui a conversão” HORTON, Stanley M (ed.).
Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018,
pp.423-24.
CONCLUSÃO
As Escrituras advertem que a conduta
humana dos “últimos dias” é de repulsiva descaracterização da fé. A heresia
progressista critica as Escrituras, promove o enfraquecimento da ortodoxia,
instiga a frouxidão moral e afasta as pessoas do verdadeiro cristianismo.
Contudo, a postura da Igreja não deve ser de inércia, mas de resistência a
iniquidade. A defesa da fé ocorre quando os valores imutáveis e atemporais da
Bíblia são exercitados pelo poder de Deus na vida diária do crente salvo (1 Co
2.4,5).
REVISANDO
O CONTEÚDO
1. Para o que o apóstolo Paulo alerta?
O apóstolo Paulo alerta que o
comportamento humano estará associado à impiedade, caracterizada pela profunda
degradação moral (2 Tm 3.2-4).
2. O que o ensino progressista
representa?
O ensino progressista representa um
ataque teológico à ortodoxia bíblica. Suas teses reduzem o texto bíblico a um
mero registro de experiências religiosas.
3. O que o ensino progressista
enfatiza?
A ênfase do Progressismo repousa no
antropocentrismo (homem como centro). Esse ensino produz pessoas egocêntricas e
retira a convicção do pecado (2 Tm 3.2).
4. O que é indispensável na refutação
do ensino progressista?
Em refutação ao ensino progressista é
indispensável reafirmar a doutrina da inspiração divina, verbal e plenária da
inerrante Palavra de Deus (2 Tm 3.16,17). Validar o princípio de Sola Scriptura
instituído na Reforma, que estabelece a Bíblia como a única regra infalível e
autoridade final de fé e prática.
5. O fortalecimento da autoridade
bíblica e o aprendizado das doutrinas cristãs precisam estar atrelados a quê?
O fortalecimento da autoridade bíblica
e o aprendizado das doutrinas cristãs precisam estar atrelados a uma vida de
santidade (1 Pe 1.16).
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