Certa
ocasião, Jesus interrogou os seus discípulos acerca do que as pessoas pensavam
a respeito dEle. Após ouvir suas várias respostas, o Mestre lhes fez uma
derradeira pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16.15). Pedro,
inspirado pelo Espírito Santo, respondeu-lhe imediatamente: “Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivo” (v.16). A partir desta resposta, Jesus fez uma enfática
declaração revelando aos seus discípulos a edificação, a jornada e o futuro da
sua Igreja
na Terra. O Senhor afirmou a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei
a minha igreja,
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
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1. CRISTO
COMO FUNDAMENTO
Quando o
Mestre enunciou: “edificarei a minha igreja”, identificou-se como seu
Arquiteto, cuja edificação estender-se-ia até “à consumação dos séculos” (Mt
28.20). O fundamento sobre o qual Ele edifica a Igreja está indicado nas
palavras do texto: “sobre esta pedra”. A pedra não se refere a Pedro e, sim, à
verdade que este acabara de afirmar: “Tu és o Cristo,
o Filho do Deus vivo” (v.16). Jesus não disse: “sobre ti edificarei a minha
igreja”, mas declarou que sobre a confissão revelada pelo Espírito Santo a
Pedro, a igreja seria edificada.
O próprio
Pedro afirma que Jesus
é a Pedra sobre a qual a Igreja é edificada - “pedra angular, eleita e
preciosa” (1 Pe 2.5; At 4.11). A referência a Cristo como a “pedra angular” (1
Pe 2.5 - ARA) figura um edifício construído com pedras espirituais, isto é,
vidas regeneradas ao longo da existência da Igreja na Terra (1 Co 3.9; Ef
2.22).
O mesmo
termo é aplicado ao ajuntamento dos fiéis num determinado lugar para adorar a
Deus. Com o tempo, a palavra passou a designar o lugar de reunião dos crentes.
2. A
PALAVRA DE DEUS
Solidamente
fundamentada na Palavra de Deus, a Igreja não é uma invenção dos discípulos,
mas o maior projeto de Deus. O Antigo Testamento revela que, em Cristo, todas
as nações haveriam de se congregar em Deus (Gn 12.1-3; Ag 2.7). O fundamento
maior da Igreja é, sem dúvida alguma, a Palavra de Deus (1 Co 3.10; Ef 3.5; 2
Pe 3.15-17).
3. A
DECLARAÇÃO DE CESARÉIA
Em Mateus
16, deparamo-nos com uma das mais concorridas passagens da Bíblia.
Os
católicos, buscando alicerçar a autoridade papal, afirmam ser Pedro a pedra a
que se refere o Senhor Jesus. Já os protestantes asseveram: a pedra em questão
não é o apóstolo, mas a declaração que este, inspirado pelo Espírito Santo, fez
a respeito da messianidade do Nazareno. Aliás, o próprio apóstolo Pedro afirma
que a pedra é Cristo (1 Pe 2.4-8).