Recents in Beach

Subsídios EBD: LIÇÃO 9 - Orando e Jejuando como Jesus Ensinou

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 2° Trimestre de 2022

👉 Classe Dominical: Adultos

👉 LIÇÃO 9: Orando e Jejuando como Jesus Ensinou

👉 Autoria: Marcelo Oliveira

🔍 Lição Completa Aqui

As disciplinas da oração e do jejum também estão no mesmo contexto das esmolas tratadas em Mateus 6.1-4. Essas duas práticas são piedosas, e servem de ferramentas espirituais para fortalecer os seguidores de Jesus. Por isso, essas duas práticas não podem ser praticadas num contexto banal. Nosso Senhor orou e jejuou. Por isso, espera-se que seus discípulos orem e jejuem de maneira piedosa.

 

É preciso fortalecer a prática da oração e do jejum

De tempos em tempos, pessoas procuram enfraquecer práticas ordinárias na vida da Igreja ao longo da história. A oração e o jejum entre essas práticas que de tempos em tempos são enfraquecidas por discursos teológicos que oferecem uma graça barata que despreza a disciplina espiritual, a perseverança e a busca espiritual mais profunda diante de Deus.

Vivemos tempos difíceis e, por isso, as práticas da oração e do jejum são ferramentas que os líderes espirituais devem estimular para o uso da Igreja de Cristo.

 

A oração é um diálogo com Deus em que o crente pode derramar diante do Senhor tudo o que pesa em seu coração. Não por acaso, nosso Senhor ensinou os seus discípulos a orar. Na oração modelo de Jesus, os discípulos aprendem a glorificar o Pai Celeste, que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas, que as nossas necessidades sejam supridas, que os nossos pecados sejam perdoados e que nos livre da tentação. Todos esses tópicos dão contam de toda a realidade de nossa vida neste mundo.

 

O jejum é uma disciplina espiritual que nos mostra, ao menos, duas questões:

1) diante de uma situação difícil podemos chegar a Deus para lhe pedir um escape;

2) um excelente exercício de autodisciplina, preparando o nosso corpo, alma e espírito para resistir na hora da tentação. Essa prática é milenar na rica tradição espiritual da Igreja de Cristo ao longo da história. Por isso, podemos aprender com o passado a respeito de sua prática e constatar o quanto que a nossa vida espiritual pode ser revolucionada se perseverarmos nas práticas da oração e do jejum.

 

Uma aplicação

Nossas igrejas locais ainda costumam ter manhãs de consagração, onde a oração e o jejum são as duas disciplinas em destaque. Por isso, incentive a classe a frequentarem as reuniões de consagração, círculos de oração, rosto no pó, ou seja, todas as reuniões que priorizam a oração e jejum. É preciso buscar ao Senhor para resistir o dia mal.


Subsídios EBD


👍 Saiba mais na Revista Digital Cristão Alerta, Clique Aqui


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !