Recents in Beach

3 razões bíblicas pelas quais os cristãos devem julgar

Quantas vezes você já ouviu dizer que “não é trabalho do cristão julgar?” Esse sentimento amplamente aceito nas igrejas americanas não é tão bíblico quanto muitos levariam você a acreditar. Ela deriva do Sermão da Montanha em Mateus 7, quando Jesus disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados”.

 

Quando tiradas do contexto, as palavras de Jesus parecem exortar os cristãos a ignorar os pecados de outros crentes e exibir aceitação deles de qualquer maneira, porque, afinal, os cristãos não têm o direito de dizer a outros cristãos que estão errados, já que somos todos os pecadores. No entanto, esta mensagem não é o que Jesus quis dizer, nem é consistente com uma compreensão bíblica de julgamento.


Como não julgar

Julgar corretamente é parte integrante da vida cristã. Se um irmão ou irmã está vivendo em pecado impenitente, é realmente desamoroso não chamá-los ao arrependimento. Em Mateus 7:5, Jesus continua dizendo:


“Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”


Quando lido no contexto apropriado, Jesus neste versículo está na verdade advertindo contra o  julgamento hipócrita.  Quando apontamos os pecados dos outros enquanto somos culpados de cometer o mesmo pecado sem arrependimento, somos culpados de hipocrisia. Se nos arrependermos de nosso pecado e removermos a trave de nosso próprio olho, então poderemos ver claramente para julgar nosso irmão e chamá-lo ao arrependimento.

Um cristão também deve ter cuidado para não julgar superficialmente. Em João 7:24 , Jesus diz: “Não julgue pelas aparências, mas julgue com justiça”.


Isso significa que os cristãos não devem julgar com base na aparência, como fez Simão, o fariseu, em Lucas 7 , nem tirar conclusões precipitadas sem considerar todos os fatos. Provérbios 18:13 diz: “Se alguém responde antes de ouvir, é loucura e vergonha”.


O julgamento auto-justificado também é proibido nas Escrituras. O exemplo mais claro disso é a maneira como Jesus repreendeu os fariseus ao longo dos quatro Evangelhos. Na parábola do fariseu e do publicano em Lucas 18 , o fariseu estava confiante de que estava em posição correta com Deus porque não era como o publicano. No entanto, Deus não perdoou o pecado do fariseu por causa de sua justiça própria. O julgamento correto exige que julguemos com humildade e não com orgulho.

O julgamento severo que não oferece graça também está errado.

Jesus nos advertiu em Mateus 7:2 que: “Assim como você julga os outros, você será julgado, e com a medida que você usar, será medido a você”. Quando julgamos um irmão ou irmã em Cristo com severidade, sem lhes mostrar graça, negligenciamos a graça que nos foi mostrada.


Opor-se ao pecado não é errado; de fato, somos chamados a odiar o pecado. Chamar um irmão ou irmã em Cristo ao arrependimento é amoroso e, de fato, é necessário na Igreja. É a maneira pela qual julgamos que devemos ser cuidadosos, humildes e fervorosos.

Aqui estão três razões pelas quais é essencial que os cristãos julguem corretamente

1. Para discernir o que é bom e mau

Uma razão pela qual os cristãos são chamados a fazer julgamentos corretos é para que possam discernir entre o bem e o mal. Hebreus 5:14 diz: “Mas o alimento sólido é para os maduros, para aqueles que têm sua capacidade de discernimento treinada pela prática constante para distinguir o bem do mal”.


No julgamento correto, somos capazes de examinar nossos próprios corações testando a injustiça e o pecado impenitente, avaliando as palavras e o comportamento dos outros e guardando nossos corações contra o ensino errôneo e o pecado.


Por exemplo, em Mateus 7 , Jesus nos adverte para “cuidado com os falsos profetas, que vêm a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Você os reconhecerá por seus frutos.”


De que outra forma podemos discernir quem é um falso profeta ou um falso convertido senão julgando seus frutos?

2. Para a santificação e purificação da Igreja

Em 1 Coríntios 5 , Paulo escreve: “Que me importa julgar os que estão fora da igreja? Você não deve julgar os que estão dentro?

É importante notar aqui que, como crentes, não podemos manter o mundo no mesmo padrão que faríamos com um irmão ou irmã em Cristo. No entanto, nossa principal preocupação deve ser para aquele que reivindica o nome de Cristo, mas vive em pecado impenitente. De fato, Tiago 5:20 nos diz que somos responsáveis ​​pelos seguidores de Cristo que se desviam pelo caminho do pecado, e quem trouxer de volta a alma errante a salvará da morte.


Como noiva de Cristo, devemos permanecer puros e santos em preparação para Seu retorno, livrando-nos de todas as marcas de impenitência. Se, como crentes, devemos buscar a santidade, devemos também encorajar outros a buscá-la. Isso não pode ser feito sem julgamento correto.


Se o mal dentro da Igreja não for expulso, ele se espalhará para perverter outros crentes também.


3. O julgamento começa na casa de Deus

Em 1 Pedro 4 , Pedro escreve que o julgamento começa na casa de Deus. Essas palavras foram manifestadas no livro do Apocalipse, que profetiza o retorno de Cristo como governante e juiz para chamar Sua Igreja – não o mundo – ao arrependimento. Sua mensagem para as igrejas de Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes e Laodicéia era que se arrependessem, para que não houvesse consequências eternas e condenatórias.


Idolatria, falsos ensinamentos, hipocrisia, imoralidade sexual, morte espiritual, mornidão e compromisso moral com o mundo são pecados muito comuns que muitas vezes vemos nas igrejas modernas hoje – se não mais. No entanto, o padrão de justiça de Deus não mudou. Ele exige uma igreja pura, e hoje, Cristo ainda está chamando as igrejas para se arrependerem e Ele está nos alertando sobre as terríveis consequências se elas não o fizerem.


Está chegando o dia em que Ele voltará para julgar Sua Igreja. A noção de que “só Deus pode me julgar” está, sem dúvida, prestes a se tornar realidade. É por isso que a pureza da Igreja é tão importante, e só pode ser alcançada pelo corpo de Cristo edificando uns aos outros de acordo com Sua Palavra e chamando uns aos outros ao arrependimento no julgamento correto para expulsar o mal entre nós - para que podemos estar bem com Deus no Dia do Juízo.


Cristo nos lembra em João 14:15 que “se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Pela graça de Deus, Ele nos presenteou com o Espírito Santo e Sua Palavra para nos ajudar não apenas a examinar a nós mesmos, mas também a examinar o coração de nossos irmãos e irmãs. O julgamento correto é simplesmente uma parte de nossa santificação. É o produto de maior sabedoria e discernimento que só é concedido por Deus através de Sua Palavra.


Artigo: Reagan Escudé Scott


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !