Recents in Beach

SUBSÍDIOS LIÇÃO 5 - O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA

👉 Subsídios Bíblicos Dominical: 1° Trimestre de 2023 – Revista CPAD

👉 Classe Dominical: Adultos

🔍 Lição Completa AQUI

Caro (a) professor(a), na lição desta semana, estudaremos sobre o avivamento espiritual experimentado pela Igreja Primitiva no Dia de Pentecostes bem como sobre os efeitos desse avivamento na dinâmica daquela igreja e que servem como referência para a igreja dos dias atuais.


A promessa do batismo no Espírito Santo, anunciada pelo profeta Joel (Jl 2.28), fora reforçada pelo próprio Cristo nos momentos antes da Sua ascensão (Lc 24.49).


Derramado o Espírito Santo sobre os discípulos (At 2.1-13), imediatamente eles foram induzidos a testemunhar acerca da salvação mediante a fé em Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus (At 2.14-47). Nesse sentido, vale destacar alguns aspectos resultantes do derramamento do Espírito sobre a Igreja Primitiva. Em primeiro lugar, está a salvação de almas a partir da primeira pregação de Pedro. O coração dos ouvintes compungia-se diante da verdade do Evangelho de modo que quase três mil almas se converteram naquele dia (At 2.41).

O segundo aspecto que revela a ação do Espírito entre os crentes daqueles dias está na regeneração de caráter. O comportamento daqueles irmãos que compunham a Igreja Primitiva era marcado pela comunhão plena, a oração contínua e a cooperação mútua no que diz respeito ao suprimento das necessidades básicas de cada irmão e à preservação da unidade doutrinária elencada pelos apóstolos.

 

Em decorrência desse comprometimento com o Evangelho, Lucas (autor de Atos) menciona que em cada alma havia temor e que os milagres, sinais e prodígios eram operados abundantemente pelos apóstolos (vv.42,43).

 

Para Craig S. Keener, “no âmago do resultado da nova vida do Espírito não estão somente o poder e o dom do Espírito para o ministério, mas o que nós poderíamos chamar (na linguagem de Paulo) de ‘fruto’ do Espírito.

 

Os crentes empoderados pelo Espírito amavam-se tanto que valorizavam uns aos outros mais do que valorizavam as suas propriedades (At 24.44,45). [...] É o estilo de vida da comunidade de crentes que leva a contínuas conversões em Atos 2.47” (2021, p. 252). A

 

o observarmos a conduta da Igreja Primitiva, é notório que o avivamento espiritual era uma realidade naquela igreja, haja vista que seu próprio surgimento se deu em meio ao derramamento do Espírito. Contudo, para além do batismo no Espírito Santo como experiência fundamental para o cumprimento da missão, a compreensão da vida cristã em sua plenitude era seu maior diferencial. Essa mesma compreensão faz- -se necessária para a igreja dos dias atuais a fim de que o verdadeiro avivamento torne a se manifestar nesses últimos dias que antecedem a Volta de Cristo.


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !