Recents in Beach

AS FONTES DA TEOLOGIA


AS PRINCIPAIS FONTES DA TEOLOGIA SÃO:

1. A bíblia.

A teologia tem como fonte primária a Bíblia Sagrada. Isso por que somente a Palavra de Deus é inspirada, além de ser indispensável para nos tornar perfeitos e preparados para toda boa obra.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (1 Tm 3.16,17)”.

A teologia, portanto, encara a própria Escritura como sua principal fonte de material e seu padrão final de apelo.

2. A Consciência.

 Ela é a voz secreta que o Senhor colocou na alma, e está sempre a aprovar-nos ou a reprovar-nos. Aos romanos Paulo discorreu acerca da função da consciência:

13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho (Rm 2.13-16)”.


3. A Natureza.

A natureza é tida como uma das fontes da teologia por ela ter uma linguagem eloquente. Vejamos a sua linguagem.

 

“Desde o princípio da criação, as qualidades invisíveis de Deus, tanto o seu poder eterno como a sua natureza divina, são claramente percebidas pelas coisas que Ele fez. Portanto os homens não têm qualquer desculpa (Rm 1.20, BFL)”.

 

“OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite (Sl 19.1,2).


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

4. A Experiência.

O cristianismo não é teórico; é antes de tudo experimental. Todos os santos (Abraão, Moisés, Paulo, e tantos outros) tiveram experiência com o Senhor, e sobre ela se assentaram as bases de sua teologia.