Segundo a Bíblia, está
para vir o Anticristo (1Jo 2.18); aquele que trama o derradeiro ataque furioso
de Satanás contra Cristo e os santos, pouco antes do tempo em que nosso Senhor
Jesus Cristo estabelecerá o seu reino na terra.
As expressões que a
Bíblia usa para o Anticristo são “o homem de pecado” e “o filho da perdição”
(2Ts 2.3). Outras expressões usadas na Bíblia são “a besta que sobe do mar” (Ap
13.1-10), a “besta de cor escarlate” (Ap 17.3) e “a besta” (Ap 17.8, 16;
19.19,20; 20.10).
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A Segunda Vinda do Senhor
Jesus – Aqui
As Sete Igreja do
Apocalipse, Sete Períodos Históricos – Aqui
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SINAIS DA VINDA DO ANTICRISTO
Diferente do
arrebatamento da igreja, a vinda do Anticristo não ocorrerá sem sinais
precursores.
Pelo menos três eventos deverão ocorrer antes dele surgir na terra:
(1) o “mistério da
injustiça” que já opera no mundo, deverá intensificar-se (2Ts 2.7);
(2) virá a “apostasia”
(2Ts 2.3);
(3) “um que, agora,
resiste”, deve ser afastado (2Ts 2.7).
(1) O “mistério da
injustiça”, i.e., a atividade secreta dos poderes do mal, ora evidente no mundo
inteiro, aumentará até alcançar seu ponto máximo na total zombaria e desprezo a
qualquer padrão ou preceito bíblicos. Por causa do predomínio da iniquidade, o
amor de muitos esfriará (Mt 24.10-12; Lc 18.8).
Mesmo assim, um
remanescente fiel permanecerá leal à fé apostólica conforme revelada no NT (Mt
24.13; 25.10; Lc 18.7; Ap 2.7). Por meio desses fiéis, a igreja permanecerá
batalhando e manejando a espada do Espírito até ser arrebatada (Ef 6.11).
(2) Ocorrerá a
“apostasia” (gr. apostasia), que literalmente significa “desvio’’,
“afastamento’’, “abandono’’ (2Ts 2.3). Nos últimos dias, um grande número de
pessoas da igreja apartar-se-á da verdade bíblica.
(a) Tanto o apóstolo
Paulo quanto Cristo revelam um quadro difícil da condição de grande parte da
igreja — moral, espiritual e doutrinariamente — à medida que
a era presente chega ao seu fim ( Mt 24.5, 10-13, 24; 1Tm 4.1; 2Tm 4.3,4).
Paulo, principalmente,
ressalta que nos últimos dias elementos ímpios ingressarão nas igrejas em
geral.
(b) Essa “apostasia”
dentro da igreja terá duas dimensões.
1. A apostasia teológica,
que é o desvio de parte ou totalidade dos ensinos de Cristo e dos apóstolos, ou
a rejeição deles (1Tm 4.1; 2 Tm 4.3).
Os falsos dirigentes
apresentarão uma salvação fácil e uma graça divina sem valor, desprezando as
exigências de Cristo quanto ao arrependimento, à separação da imoralidade, e à
lealdade a Deus e seus padrões (2Pe 2.1-3,12-19). Os falsos evangelhos,
voltados a interesses humanos, necessidades e alvos egoístas, gozarão de
popularidade nota).
2. A apostasia moral, que
é o abandono da comunhão salvífica com Cristo e o envolvimento com o pecado e a
imoralidade. Esses apóstatas poderão até anunciar a sã doutrina bíblica, e mesmo
assim nada terem com os padrões morais de Deus (Is 29.13; Mt 23.25-28; ver o
estudo A
APOSTASIA PESSOAL).
Muitas igrejas
permitirão quase tudo para terem muitos
membros, dinheiro, sucesso e prestígio (ver 1Tm 4.1). O evangelho da cruz, com
o desafio de sofrer por Cristo (Fp 1.29), de renunciar todo pecado (Rm 8.13),
de sacrificar-se pelo reino de Deus e de renunciar a si mesmo será algo raro
(Mt 24.12; 2Tm 3.1-5; 4.3).
(c) Tanto a história da
igreja, como a apostasia predita para os últimos dias, advertem a todo crente a
não pressupor que o progresso do reino de Deus é infalível na sua continuidade,
no decurso de todas as épocas e até o fim.
Em determinado momento da
história da igreja, a rebelião contra Deus e sua Palavra assumirá proporções
espantosas. No dia do Senhor, cairá a ira de Deus contra os que rejeitarem a
sua verdade (1Ts 5.2-9).
(d) O triunfo final do
reino de Deus e sua justiça no mundo, portanto, depende
não do aumento gradual da igreja professa, mas da intervenção final de Deus,
quando Ele se manifestará ao mundo com justo juízo (Ap 19—22; ver 2Ts 2.7,8; 1Tm 4.1 nota; 2Pe 3.10-13; Jd).
(3) Um evento
determinante deverá ocorrer antes do aparecimento do “homem do pecado” e do
Dia do Senhor começar (2Ts 2.2,3), que é a saída de alguém (2Ts 2.7) ou de
algo, que “detém”, resiste, ou refreia o “mistério da injustiça” e o “homem do
pecado” (2Ts 2.3-7). Quando o restringidor do “homem do pecado’’ for retirado,
então poderá começar o Dia do Senhor (2Ts 2.6,7).
(a) O que agora o detém
é, sem dúvida, uma referência ao Espírito Santo, pois somente Ele tem poder de
deter a iniquidade, o homem do pecado e Satanás (2Ts 2.6).
Esse que agora o detém ou
resiste (2Ts 2.7), leva no grego o artigo definido masculino e ao mesmo tempo o
artigo definido neutro, em 2Ts 2.6 (“o que o detém”). De modo semelhante, a
palavra “Espírito” na língua grega pode levar pronome masculino ou neutro (ver
Gn 6.3; Jo 16.8; Rm 8.13; Gl 5.17).
(b) No começo dos sete anos
de tribulação, o Espírito Santo será “afastado”. Isso não significa ser Ele
tirado do mundo, mas que cessará sua influência restritiva à iniquidade e ao
surgimento do Anticristo. Todas as restrições contra o pecado serão removidas,
e começará a rebelião inspirada por Satanás.
O Espírito Santo,
todavia, agirá na terra durante a tribulação, convencendo pessoas dos seus
pecados, convertendo-as a Cristo e dando-lhes poder (Ap 7.9, 14; 11.1-11;
14.6,7).
(c) Retirando-se o Espírito Santo, cessará a inibição à aparição do “homem do pecado”, no cenário terreno (2Ts 2.3,4). Deus então liberará uma influência poderosa enganadora sobre todos os que se recusam a amar a verdade de Deus (ver 2.11 nota); os tais aceitarão as imposturas do homem do pecado, e a sociedade humana descerá a uma depravação jamais vista.
(d) A ação do Espírito
Santo restringindo o pecado é levada a efeito em grande parte através da
igreja, que é o templo do Espírito Santo (1Co 3.16; 6.19). Por isso, muitos
expositores da Bíblia acreditam que a saída do Espírito Santo é uma clara
indicação de que o arrebatamento dos santos ocorrerá nessa ocasião (1Ts 4.17).
Noutras palavras, a volta de Cristo, para levar a igreja e livrá-la da ira
vindoura (1Ts 1.10), ocorrerá antes do início do Dia do Senhor e da
manifestação do “homem do pecado”.
(e) Entende-se, nos meios eruditos da Bíblia, que o restringente em 2.6 (no gênero neutro) refere-se ao Espírito Santo e seu ministério de conter a iniquidade, ao passo que em 2.7, “um que, agora” (no gênero masculino) refere-se aos crentes reunidos a Cristo e tirados daqui, i.e., arrebatados ao encontro do Senhor nos ares, a fim de estarem sempre com Ele (1Ts 4.17).
AS ATIVIDADES DO ANTICRISTO.
Ao começar o Dia do
Senhor, “o iníquo” aparecerá neste mundo. Trata-se, no meios eruditos da
Bíblia, de um governante mundial que fará aliança com Israel por sete anos,
antes do fim da presente era (ver Dn 9.27).
(1) A verdadeira
identificação do Anticristo será conhecida três anos e meio mais tarde, quando
ele romper sua aliança com Israel, tornar-se governante mundial,
declarar ser Deus,
profanar o templo de Jerusalém, proibir a adoração a Deus (2.4, 8,9) e assolar
a terra de Israel (Dn 9.27; 11.36-45).
(2) O Anticristo
declarará ser Deus, e perseguirá severamente quem permanecer leal a Cristo (Ap
11.6,7; 13.7, 15-18;Dn 7.8, 24,25 notas). Exigirá adoração, certamente sediada
num grande templo que será usado como centro de seus pronunciamentos (Dn 7.8,
25; 8.4; 11.31, 36).
(3) O “homem do pecado’’ fará mediante poder satânico, grandes sinais, maravilhas e milagres a fim de propagar o engano. “Prodígios de mentira” significa que seus milagres são sobrenaturais, parecendo autênticos, para enganar as pessoas e levá-los a crer na mentira.
(a) Tais demonstrações
possivelmente serão vistas no mundo inteiro, pela televisão. Milhões de pessoas
ficarão impressionadas, enganadas por esse líder altamente convincente, por não
darem a devida importância à Palavra de Deus nem ter amor às suas verdades
(2.9-12).
(b) Tanto as palavras de Paulo, quanto as de Jesus (Mt 24.24) devem despertar os crentes para o fato de que nem todo milagre provém de Deus. Aparentes “manifestações do Espírito” (1Co 12.7-10) ou fenômenos supostamente vindos da parte de Deus devem ser provados à base da obediência a Cristo e às Escrituras, por parte da pessoa atuante.
A DERROTA DO ANTICRISTO.
No fim da tribulação,
Satanás congregará muitas nações no Armagedom, sob o comando do Anticristo, e
guerrearão contra Deus e o seu povo numa batalha que envolverá o mundo inteiro
(Dn 11.45; Ap 16.16 ). Quando isso ocorrer, Cristo voltará e intervirá de modo
sobrenatural, destruindo o Anticristo, seus exércitos e todos os que não
obedecem ao evangelho (Ap 19.15-21 notas). A seguir, Cristo prenderá Satanás e
estabelecerá seu reino na terra (2Ts 20.1-6).
Bíblia de Estudo
Pentecostal – CPAD
DICAS
DE CURSOS BÍBLICOS